A auditoria em planos de saúde tem como objetivo verificar a adequação dos serviços, procedimentos e atendimentos nas instituições de saúde é conhecida como auditoria. O propósito é assegurar a qualidade do atendimento e a segurança do paciente.

Compreendemos que para os gestores, manter o controle e o acesso a todas as informações é uma tarefa desafiadora. O êxito na gestão depende da execução de processos organizados e da consolidação de informações em um sistema seguro.

Assim, a combinação de auditoria hospitalar e um software inteligente emerge como a abordagem mais eficaz para garantir a qualidade dos serviços e manter o controle na gestão.

No conteúdo de hoje, você verá como a tecnologia auxilia na auditoria em planos de saúde. Boa leitura! 

Tecnologia emergente no cenário atual 

No cenário atual da saúde suplementar, a tecnologia deixou de ser apenas uma comodidade para se tornar uma necessidade urgente.

Os planos de saúde que buscam oferecer serviços de alta qualidade agora dependem da tecnologia para impulsionar a eficiência operacional, especialmente no âmbito da auditoria, que desempenha um papel importante na garantia da qualidade dos serviços.

A gestão eficaz de informações sempre foi um desafio para os planos de saúde, e é aqui que a tecnologia assume um papel fundamental. Sistemas avançados e softwares inteligentes como o Carefy proporcionam aos gestores o controle total e acesso imediato às informações essenciais. 

Ao incorporar essas soluções tecnológicas, a auditoria hospitalar não é apenas uma verificação rotineira, mas uma ferramenta ativa para garantir a excelência nos serviços prestados aos pacientes.

Resumindo, a tecnologia não é mais uma opção, mas uma peça vital para a sobrevivência e sucesso dos planos de saúde na dinâmica atual da saúde suplementar, principalmente no atual cenário que pode ser tornar crítico para as operadoras. 

A habilidade de adotar e implementar inovações tecnológicas não apenas otimiza a eficiência operacional, mas também eleva consideravelmente os padrões de atendimento ao paciente. 

Em um ambiente competitivo onde a busca pela excelência é constante, a tecnologia não é apenas uma vantagem adicional, mas uma estratégia essencial para os planos de saúde prosperarem no cenário atual da saúde suplementar.

Tecnologia na auditoria em planos de saúde 

1. Análise de dados e inteligência artificial

A utilização de tecnologia proporciona à sua operadora a capacidade de processar grandes volumes de dados de maneira rápida e precisa. Por meio de ferramentas de análise de dados e algoritmos avançados, os gestores podem identificar tendências, padrões e insights valiosos de suas operações.

Essa análise dos dados auxilia na identificação de áreas de alto risco, possibilitando a implementação de ações preventivas com base em evidências concretas.

Além disso, a análise de dados também contribui para monitorar o desempenho e a eficácia dos processos internos, permitindo ajustes e melhorias contínuas.

2. Automatização e rapidez nos procedimentos de auditoria

Graças à tecnologia, é viável automatizar atividades que anteriormente eram realizadas manualmente, conferindo maior eficiência e agilidade ao processo de auditoria em planos de saúde.

Os gestores de operadoras de saúde têm a capacidade de empregar essa tecnologia para reunir, analisar e supervisionar dados associados a procedimentos médicos, faturamentos e todos os aspectos relacionados aos processos de saúde do beneficiário na instituição.

Isso resulta em uma detecção mais veloz de potenciais irregularidades e fraudes, erros e desperdícios financeiros, otimizando o processo de revisão e identificação de problemas.

Na prática, isso implica que a sua operadora alcançará um nível de eficiência significativamente maior.

3. Redução de custos operacionais

Quantos erros decorrentes de falhas operacionais ocorrem atualmente em sua operação? Qual é o impacto financeiro desses erros em seu orçamento?

A utilização de tecnologia contribui para a diminuição dos custos operacionais associados à auditoria em planos de saúde. A automação de tarefas manuais, a digitalização de documentos e a gestão eficiente de dados eliminam a necessidade de documentos físicos, reduzindo assim os custos relacionados ao armazenamento e transporte.

Adicionalmente, o sistema evita a perda de dados, pois todos estão concentrados em um único local, assegurando a segurança das informações.

4. Comunicação eficiente e rápida

A integração da tecnologia na auditoria em planos de saúde representa uma evolução significativa na eficiência da comunicação ao longo de todo o processo. 

Através do uso de plataformas digitais, a transmissão instantânea de informações acelera substancialmente a troca de dados entre profissionais de saúde, gestores e auditores. 

Essa transformação não só encurta os prazos de resposta, mas também fomenta uma colaboração mais robusta, contribuindo para a agilidade e assertividade dos processos de auditoria.

Adicionalmente, a tecnologia facilita uma comunicação em tempo real, assegurando que todas as partes estejam constantemente atualizadas sobre o status da auditoria. 

Essa dinâmica instantânea na troca de informações não apenas otimiza a tomada de decisões, mas também eleva a transparência do processo, proporcionando acesso imediato a dados relevantes para todas as partes envolvidas. 

A implementação de soluções tecnológicas na auditoria em saúde não apenas moderniza, mas também refina a comunicação, oferecendo uma abordagem mais ágil e eficiente para todos os participantes, culminando em processos de auditoria mais eficazes e alinhados com as demandas contemporâneas.

Como a tecnologia da Carefy auxilia a auditoria em planos de saúde? 

O Carefy é uma plataforma de gestão de pacientes internados e auditoria em saúde. Nós unimos o útil ao agradável e criamos uma poderosa ferramenta feita especialmente para todo o processo de auditoria. 

Atuamos através de 5 módulos essenciais no processo de auditoria em planos de saúde, sendo eles:

  • Autorização de guias;
  • Auditoria concorrente;
  • Prorrogações;
  • Home Care;
  • Auditoria de contas médicas.

Dessa forma, por meio dos nossos módulos, os gestores de operadoras de saúde têm a capacidade de acompanhar seus beneficiários em todas as fases do cuidado, desde antes da admissão na instituição até após a alta.

Utilizando o Carefy, gestores podem também obter relatórios e indicadores personalizados da operação, proporcionando uma tomada de decisão mais precisa, fundamentada em dados concretos.

Dessa forma, o Carefy possibilita uma tramitação mais veloz e eficiente das informações, o que viabilizou tomadas de decisão mais ágeis. As equipes, munidas desse recurso, conseguem dar seguimento às solicitações e otimizar o tempo de atendimento, um elemento essencial no contexto da saúde. 

Adicionalmente, os resultados das auditorias promovem uma contribuição significativa para o planejamento de metas e ações em outras esferas da administração das instituições de saúde.

Leve o Carefy para sua instituição, fale com nossos especialistas e marque uma demonstração totalmente gratuita da plataforma! 

Banner Material Módulos da Carefy – 2