banner ebook auditoria em saúde

A tecnologia é uma grande aliada da gestão em saúde. Assim, o processo de auditoria remota também é uma consequência da evolução tecnológica, sendo também, impulsionada pela pandemia de Covid-19.

Nesse cenário de crise global, em que o isolamento social é obrigatório, ferramentas remotas se tornaram essenciais. Desse modo, das escolas até os consultórios médicos, as pessoas passaram a se conectar muito mais de forma digital.

Isso também se aplica ao importante processo de auditoria médica. O uso de um software de gestão permite otimizar as várias etapas do trabalho e chegar a diagnósticos com baixa taxa de erros de maneira totalmente remota.

O papel da tecnologia na pandemia

auditoria remota

A pandemia de Covid-19 forçou o mundo a utilizar mais a tecnologia para realizar as suas atividades do dia a dia. Com a necessidade de isolamento social para se prevenir contra o contágio, muitas tarefas se tornaram remotas.

Um grande exemplo disso é a aplicação da telemedicina durante a pandemia. Ela permite que o médico atenda o paciente de qualquer lugar, ajudando a superar a lotação dos hospitais. Além disso, é uma forma de levar o atendimento médico a locais até então inacessíveis.

No entanto, as demais áreas também experimentaram esse processo de transformação digital com foco em ferramentas remotas:

  • escritórios tiveram que aprender a usar soluções digitais para realizarem suas atividades e se comunicarem remotamente;
  • lojas passaram a trabalhar com e-commerce;
  • restaurantes começaram a atuar com delivery via aplicativos; etc.

A importância da tecnologia na auditoria em saúde

O processo de auditoria em saúde é o que garante o bom funcionamento da estrutura médica de um hospital, operadoras de saúde, clínicas, consultórios, entre outros. Fazem parte da avaliação critérios como o cumprimento de normas regulatórias, a atenção a protocolos assistenciais e a aplicação de boas práticas.

e-book auditoria concorrente

Como em qualquer outra área da saúde, a tecnologia é fundamental para uma auditoria. Desse modo, por meio de uma ferramenta de gestão focada nessa atividade, é possível fazer levantamentos de dados, gerar relatórios, consultar históricos e até acessar tudo isso a partir do celular.

Esses recursos são importantes para a auditoria em saúde porque agregam eficiência ao processo. Ou seja, a taxa de erros diminui drasticamente. Ao mesmo tempo podem ser tomadas decisões mais precisas com base em informações concretas.

Os benefícios da auditoria remota em saúde

auditoria remota

Com o mundo tendo que passar a trabalhar de forma remota, a tecnologia se mostrou uma poderosa aliada. Assim, também se aplica à tarefa de auditoria em saúde. Porém, ela requer o uso das ferramentas certas para ter essa característica.

A auditoria remota se torna possível a partir do uso de um software de gestão. Ou seja, deve com as funcionalidades necessárias para a realização desse trabalho. Além disso, é acessível de qualquer dispositivo. Dessa forma, o profissional pode cadastrar e consultar:

  • guias e procedimentos;
  • checar contas;
  • sinalizar inconformidades;
  • acompanhar o quadro de pacientes;
  • entre outros.

Além disso, esse tipo de solução se adequa tanto à auditoria interna como à externa, embora uma auditoria remota em saúde não substitua a presencial. No entanto, é um mecanismo útil para situações adversas como a da pandemia de Covid-19. Ou seja, cenários como esse não prejudicam a eficiência da auditoria.

O uso de softwares de gestão com foco em auditoria remota permite otimizar essa e várias outras atividades do cotidiano de quem atua na saúde. Além de trazer ferramentas que permitem ajudar nas tarefas de vários setores, tem toda a sua estrutura acessível a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Continue aprendendo mais sobre como aprimorar a gestão médica com a ajuda da tecnologia. Basta se inscrever na nossa newsletter.

indicadores de auditoria em saúde