Case SAMP

A cultura da Carefy é marcada pela sede de tornar as instituições de saúde mais eficientes.

Na prática, quando as instituições tornam-se mais eficientes, a saúde como um todo do país também torna-se mais capaz e eficaz.

O propósito da Carefy se relaciona de forma íntima com a formação do ecossistema de saúde brasileiro, pois ambos possuem os mesmos objetivos.

Quer saber como a cultura da Carefy e o ecossistema de saúde brasileiro coexistem? Continue a leitura que te explicaremos ponto a ponto!

Ecossistema de saúde brasileiro: o que é?

É comum que surjam algumas dúvidas quando falamos sobre ecossistema de saúde, mesmo sendo um termo que vem se popularizando nos últimos tempos.

Muitas pessoas acreditam que trata-se de algo complicado e, à primeira vista, levam um susto com a expressão.

Na prática, o termo é o mais simples possível.

Um ecossistema de saúde é a junção de tudo que envolve a saúde. 

Por exemplo: estão dentro de um ecossistema de saúde os hospitais, clínicas, médicos, enfermeiros, empresas farmacêuticas, empresas de biotecnologia, indústria médica em geral, agências governamentais de saúde, agências reguladoras de serviços de saúde e muito mais.

Quando falamos de ecossistema de saúde brasileira, estamos nos referindo a toda e qualquer instituição ou pessoa que atue na saúde brasileiro. 

Por exemplo: a ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar, faz parte do ecossistema de saúde brasileiro, bem como um hospital público de uma grande cidade também faz.

Assim, podemos concluir que o ecossistema de saúde brasileiro é complexo e amplo. 

Novidades do ecossistema de saúde brasileiro

Atualmente, o ecossistema de saúde brasileiro passou por diversas mudanças.

Na verdade, essas mudanças não aconteceram apenas no Brasil, mas no mundo inteiro.

Muitas destas mudanças foram acarretadas pela pandemia de Covid-19, que deixou explícito diversos pontos que o ecossistema de saúde deveria otimizar, para tornar a saúde mais eficiente.

Assim, não podemos negar que a pandemia trouxe muitas transformações, gerando o chamado “novo ecossistema de saúde brasileiro”.

Entretanto, é importante entender que essas transformações foram além do âmbito de gestão de leitos em hospitais ou desenvolvimento de uma nova vacina, que todos possuem conhecimento.

Na prática, as mudanças aconteceram até mesmo nas leis que conduzem a saúde brasileiro. 

Abaixo, listamos 3 importantes novidades do ecossistema de saúde brasileiro. Confira!

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Entrando em vigor em agosto de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados, ou LGPD, traz determinações de como os dados pessoais das pessoas devem ser tratados no Brasil.

A lei afeta diretamente as instituições de saúde, afinal, estas lidam diariamente com os dados dos pacientes, principalmente os dados sensíveis.

O ecossistema de saúde brasileiro precisou se adequar e ter plena atenção aos princípios da LGPD.

Dessa forma, a segurança e proteção de dados passou a ser prioridade da saúde brasileiro.

Marco Legal para Startups (Lei Complementar 182/2021)

A Lei Complementar 182/2021 é um marco importante para o ecossistema de saúde brasileiro.

A lei institui o Marco Legal das Startups e do empreendedorismo inovador. Na prática, isso permite que as startups participem de licitações públicas, por exemplo.

Ou seja, o Marco Legal para Startups abre portas para que mais startups de saúde participem e auxiliem instituições públicas do país.

Ou seja, o ecossistema de saúde brasileiro só tem benefícios com essa novidade, afinal as soluções trazidas pelas startups garantem eficiência em diversas partes do processo das instituições de saúde.

Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA)

A Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial, chamada de EBIA, trata-se de um marco importante para o setor da saúde no Brasil.

A Estratégia tem o papel de nortear o desenvolvimento de soluções que usem inteligência artificial e suas várias tecnologias, tais como: 

  • Machine learning;
  • Analytics;
  • Big data;
  • Entre outras.

Na prática, isso favorece a saúde brasileira, pois abre espaço para mais soluções inovadoras.

Por exemplo, hoje já existe inteligência artificial voltada para autorização de guias, que reduz o tempo de espera dos pacientes e torna o trabalho das instituições mais eficiente. 

Legal, né?

A cultura da Carefy e o ecossistema de saúde brasileiro

Depois de entender sobre o cenário atual e quais as novidades dele, você deve estar se perguntando:

“Como a cultura da Carefy se relaciona com o ecossistema de saúde brasileiro?”

E a gente te explica!

A Carefy é uma startup de saúde, logo, nossa empresa está dentro do ecossistema de saúde brasileiro.

Conforme dito anteriormente, nossa principal missão é tornar as instituições de saúde mais eficientes por meio da nossa tecnologia.

E como fazemos isso? 

Através da nossa plataforma de gestão de pacientes internados e auditoria em saúde!

Dentro do ecossistema, somos como um peixe dentro do oceano. 

Entretanto, quando nos aliamos aos nossos parceiros, que também buscam tornar a saúde mais eficiente, nos tornamos facilmente um grande cardume em busca do nosso objetivo.

Quando pensamos nas tendências que estão norteando o ecossistema nesse momento, a Carefy é pioneira, pois nascemos com a tecnologia e o cuidado no nosso DNA.

Nosso software, além de contar com inteligência artificial que auxilia os profissionais de saúde, segue todos os princípios da LGPD, afinal, saúde e segurança são coisas sérias.

Se você deseja conhecer o software Carefy, clique aqui e converse com nosso time de especialistas.

Tornar sua instituição mais eficiente e, consequentemente, a saúde brasileira mais eficaz é a nossa missão! 😃

Banner Agendar Demonstração – 1