A gestão de pessoas é um dos pilares de todas as organizações independente de seu segmento.
Realizar essa operação de forma eficaz garante que o colaborador se sinta valorizado e comprometido com a organização.
Para as operadoras de saúde o papel do gestor se faz presente e fundamental na gestão de pessoas.
Visto que quando o gestor em saúde se torna um líder, ele faz com que a sua equipe se torne mais assertiva na realização de suas tarefas, além de proporcionar aos colaboradores crescimento profissional.
Essas ações impactam diretamente na organização como um todo.
Pois uma gestão de pessoas em saúde feita de maneira eficaz, garante a operadora de saúde crescimento econômico e consequentemente crescimento no mercado.
Gestão de pessoas como pilar organizacional
Sim, a gestão de pessoas em saúde é um pilar organizacional.
Sem ela não seria possível garantir o acompanhamento do funcionário na instituição.
O que muitas organizações podem não perceber é que o seu sucesso e performance no mercado está ligado diretamente aos colaboradores.
De alguns anos para cá, os gestores passaram a entender os colaboradores como um ser humano que possui seus problemas e sua vida. E que o ambiente de trabalho impacta diretamente na vida pessoal do colaborador. Isso é importante, né?
Assim começaram a realizar atividades para a integração dos colaboradores com a empresa. Além disso, vale ressaltar a importância que as operadoras de saúde dão à sua cultura, fomentando a mesma em seus colaboradores.
Operadoras que realizam a gestão de pessoas em saúde de maneira eficaz garantem esses benefícios:
- Aumento de produtividade e assertividade das equipes;
- Maior desenvolvimento de colaboradores;
- Criação de um melhor ambiente de trabalho;
- Atração de talentos;
- Formação de objetivos empresariais e de carreiras.
Esses são apenas alguns dos benefícios que a gestão de pessoas em saúde pode trazer para uma operadora de saúde.
Papel do gestor como líder
Atualmente, é de conhecimento que o gestor não deve ser aquele que somente dá ordens, mas sim um líder que atua junto com a equipe para o alcance dos objetivos da instituição.
Não somente estar em conjunto, mas também apoiar os colaboradores, auxiliando em suas dúvidas e estando presente para dar feedbacks quando for necessário.
Como um líder os colaboradores não o verão como um “tirano” e sim como alguém que está ali para ajudar.
Veja atribuições que um gestor como líder deve ter e promover:
Seja aberto a comunicação
Ser comunicativo é uma competência importante para um gestor de saúde.
Porém, tão importante quanto estar aberto a se comunicar com seus colaboradores, é estar disposto para que haja comunicação entre ambos.
Paulo Freire em seu livro “Extensão ou Comunicação?” Dá dois tipos de pessoas, um extensionista e um comunicador.
Ambos as figuras representam aquele que irá transmitir algo, o que difere os dois é que:
Extensionista: Aquele que apenas fala sobre o conhecimento, porém não realmente o ensina. Por exemplo: o gestor que apenas fala como funciona determinado processo, mas não sua execução.
Comunicador: Já o comunicador é aquele que não somente fala sobre o conhecimento, mas também ensina o receptor a como fazê-lo e o auxilia.
Podemos perceber que a figura do extensionista nada agrega no receptor, ou aos colaboradores, já que ele não o auxilia verdadeiramente.
Já o comunicador, aquele gestor com habilidades de líder, auxilia os colaboradores, de forma que o conhecimento passa a agregar valor no receptor da mensagem.
Manter uma boa comunicação soma na relação entre líder e equipe.
É importante também se preocupar com ruídos de comunicação para que sua mensagem não seja entendida de maneira errada.
Trabalhe nos vínculos de relacionamento dos colaboradores
No dia a dia da organização os funcionários acabam por não manter muito contato pessoal, o que pode prejudicar na realização de um projeto.
É sabido que profissionais que não se conhecem podem se estranhar quando, por exemplo, houver pontos diferentes entre eles em uma reunião.
A realização de eventos internos ajudam nesse processo de aproximação entre eles, além de promover a socialização e trabalhar nas habilidades interpessoais deles.
O interessante a se pensar sobre as dinâmicas é que talentos que antes não estavam à mostra podem vir à tona.
Já falamos sobre liderança nesse conteúdo: 5 dicas valiosas para otimizar sua liderança em saúde. Confira!
Como implementar a gestão de pessoas em saúde?
Até aqui falamos sobre os benefícios da gestão de pessoas em saúde, agora veremos como você pode implementar em sua operadora de saúde.
1. Faça uma análise do cenário atual da sua operadora de saúde
Comece a fazer uma análise de como sua empresa se encontra no estado atual.
Pense nas seguintes questões:
- Minha instituição consegue se manter firme no mercado?
- Qual área está gerando mais demandas a serem resolvidas?
- O que está mais sendo efetivo?
Todas essas questões servem para dar um passo inicial na implantação da gestão de pessoas. Com ela, você consegue gerar relatórios de desempenho e assim analisá-los.
2. Trace objetivos
Todas as ações precisam de um objetivo, e com a gestão de pessoas não é diferente.
Pense nas seguintes questões:
- Por que eu preciso de gestão de pessoas?
- Os colaboradores estão satisfeitos?
- A eficiência da equipe está nas expectativas?
Juntas, as respostas para tais questões irão te auxiliar a traçar o objetivo da organização.
3. Faça um plano de ação
O plano de ação é a junção das etapas anteriores. Assim, a elaboração do plano deve ser baseada nas etapas anteriores.
Um plano de ação estratégico vai atuar para que a gestão de pessoas em saúde seja realizada para conseguir o alcance dos objetivos e também mudar o cenário atual da organização.
4. Faça análise dos resultados
Analisar os resultados não é o passo final, mas sim uma maneira de continuar acompanhando a performance da empresa como um todo.
É pela análise que o gestor consegue identificar qual momento da implantação da gestão de pessoas ocorreu alguma falha, onde foi mais efetivo ou onde otimizações devem ser implementadas.
Com a implantação de gestão de pessoas em saúde na sua operadora, você conseguirá perceber a diferença do antes e do depois, seja no desempenho da equipe ou nos resultados obtidos na operação.
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