Integrar sistemas de qualquer área é um desafio.

Pense com a gente: existem dois sistemas que funcionam independentemente, sem precisar um do outro para executar suas funcionalidades e, de repente, ambos precisam ser integrados e funcionar em conjunto…

É claro que, após o processo de integração, essa união será extremamente benéfica e unificar dois processos diferentes.

Entretanto, o que vemos hoje são processos de integração desafiadores e lentos.

No texto de hoje falaremos como você superar os desafios do processo de integração e otimizar sua a área de tecnologia da sua instituição de saúde.

Boa leitura!

O que é integração de sistemas?

De forma geral, integração de sistemas pode ser definida como processo de conectar diversos sistemas diferentes.

O objetivo é simples: fazer com que áreas diferentes, ou seja, sistemas diferentes, trabalhem conjuntamente e informatizados. Na prática, isso reduz o tempo de trabalho, torna as equipes mais ágeis e centraliza informações.

Por exemplo: um hospital possui o sistema X e o sistema Y. Os sistemas possuem formulários que coletam informações diferentes e ambos precisam ser usados durante os atendimentos à beira-leito.

Antes da integração, o profissional de saúde precisava abrir o sistema X, coletar as informações, salvar e encerrar a sessão no sistema. Em seguida, precisava repetir o processo com o sistema Y.

Trabalhoso, né?

Com a integração de sistemas, o profissional poderia fazer a coleta de informações de uma única vez, facilitando o trabalho e tornando-o mais rápido. 

Ainda, todas as informações coletadas vão para o mesmo lugar, centralizando as informações e facilitando o trabalho do corpo gestor da instituição e otimizando a gestão em saúde.

Os desafios da integração de sistemas

Os benefícios do processo de integração são inegáveis, mas, para alcançá-los, é preciso passar pelo temido processo de integração.

O processo é temido, pois é de conhecimento que é moroso e envolve diversas equipes. 

Abaixo, listamos os principais desafios da integração de sistemas. Confira!

1. Sobrecarga da equipe de TI

A equipe de Tecnologia da Informação (TI) é responsável por qualquer operação que envolva os sistemas usados na instituição.

É ela o “coração” do processo de integração.

Por isso, é comum que este processo deixe a equipe sobrecarregada, e isso pode trazer muitos prejuízos para a instituição.

Uma equipe sobrecarregada é uma equipe desmotivada, e ambos sentimentos atrapalham todo o fluxo de trabalho da instituição.

Por esse motivo, o processo de integração entre sistemas é tão temido até mesmo pela própria equipe de TI.

2. Retrabalhos

Chega a ser engraçado quando falamos que o processo de integração pode gerar retrabalhos, né? Isso porque, a integração é feita justamente para evitar retrabalhos.

Mas, antes da conclusão do processo, é comum vermos os retrabalhos acontecendo.

Isso ocorre, pois se trata de um processo que envolve:

  • Pelo menos dois sistemas diferentes e suas respectivas equipes de TI;
  • A equipe de TI da instituição;
  • Um profissional que conhece os dois processos para acompanhar a integração;
  • Quaisquer outras pessoas que sejam úteis no processo.

Ou seja, um grande desafio é tornar a comunicação entre tantas pessoas unificada, sem perder nenhuma etapa do trabalho que foi feito.

Isso é difícil, pois como vimos, trata-se da comunicação entre empresas diferentes, com times diferentes e, muitas vezes, isso pode ser um grande obstáculo. 

3. Falta de interoperabilidade entre sistemas

A interoperabilidade é essencial na área da saúde, pois permite um cuidado integrado ao paciente e um trabalho claro e linear para os profissionais da instituição.

“A interoperabilidade é a capacidade que os sistemas possuem de se comunicar entre si.”

Um dos principais desafios da integração é quando dois (ou mais) sistemas devem ser integrados e não conversam entre si. Chamamos isso de falta de interoperabilidade entre sistemas.

A falta de interoperabilidade entre sistemas é um obstáculo de grande dificuldade, pois compreende fatores internos de cada sistema que nem sempre podem ser resolvidos com facilidade. 

4. Interação com ERP 

Os sistemas ERP são focados na gestão de empresas em geral e, por isso, normalmente não são sistemas específicos para saúde, além de lidarem com empresas de todos os segmentos.

Essas particularidades tornam o processo de integração com ERP lento, pois é necessário a migração de dados e alterações da configuração do sistema, que nem sempre está preparada para uma integração.

5. Processo lento e custoso

Diante dos desafios apresentados até aqui, você consegue imaginar porque o processo de integração é tão temido, né? Você sabia que um processo de integração pode durar até dois anos?

Assim, de maneira geral, trata-se de um processo lento, pois envolve várias etapas, com diferentes níveis de dificuldade.

Também é custoso, não só por ser trabalhoso, mas porque é comum que as empresas cobrem para realizá-lo e

Como superar estes desafios?

Apesar de todas as dificuldades listadas acima, ressaltamos que todo desafio possui uma solução e, com a integração de sistemas, não é diferente.

Superando de forma geral

Pensando no desafio da integração de sistemas de forma mais ampla, separamos 3 dicas para que você consiga superar os desafios. 

São elas:

  1. Ao procurar uma nova solução para sua instituição de saúde, busque soluções que já são integradas com os principais softwares existentes no mercado;
  2. Ou então, busque um sistema que já seja integrado com os sistemas que você utiliza;
  3. Ainda, você pode buscar soluções que não dependam de integração para mostrar seus resultados e, ao implantar, já garantir sucesso.

Como o Carefy te ajuda a superar os desafios da integração de sistemas

A Carefy possui uma plataforma de gestão de pacientes internados e auditoria em saúde.

O software da Carefy se enquadra na dica 3 que listamos acima. Não precisamos de integração para começar a rodar o processo. 

Na prática, isso quer dizer que você contrata o Carefy e a nossa equipe especializada em integrações facilitadas alinha todo o processo com você e sua equipe de TI, de forma simples, priorizando o uso da plataforma.

Isso torna o processo independente de integração, para que você consiga utilizar o Carefy na sua instituição rapidamente e colher os benefícios.

Depois, caso seja do seu interesse, nossa equipe faz a integração em paralelo ao uso do Carefy

Ou seja, todos os desafios listados acima são otimizados e não prejudicam sua operação, nem a sua equipe de TI.

Confira abaixo a lista completa de integração de sistemas que o Carefy possui: 

  • Benner
  • Cardeal
  • Cardio
  • Codifica +
  • JHospital
  • MarkUp
  • MV
  • Promedico
  • SGU
  • Sigh
  • Smart
  • Solus
  • SPData
  • SPM
  • Systemas
  • Tasy
  • Top Saúde
  • Totvs
  • Wareline
  • Wisedoc

É dessa forma que geramos valor mesmo sem ter integração. Legal, né?

O software da Carefy possui 6 módulos exclusivos para você, sendo eles:

  • Autorização de Guias;
  • Auditoria Concorrente;
  • Prorrogações;
  • Home Care;
  • Auditoria de Contas Médicas;
  • Gráficos e Indicadores.

Dessa forma, englobamos toda a jornada do paciente em uma única plataforma, de forma descomplicada e eficiente.

Acreditamos que a tecnologia veio para facilitar a vida das instituições de saúde e por isso temos um plano de processo de integração ágil para você.

Para conhecer a solução Carefy e levá-la para sua instituição, clique aqui e fale com nosso time de especialistas. 😃

Banner Material Módulos da Carefy – 2