A inteligência artificial (IA) se destaca como uma oportunidade estratégica para 86% dos líderes empresariais de alto escalão na América do Sul, revela um estudo do renomado Boston Consulting Group (BCG). 

No conteúdo de hoje, veremos mais sobre que grandes C-levels pretendem investir em tecnologia para este ano. Confira abaixo. 

Investir em tecnologia é tendência entre C-levels

Os dados indicam que 75% dos C-Levels da região têm a intenção de ampliar seus investimentos em Inteligência artificial e GenIA ao longo do ano de 2024.

Globalmente, a tendência é ainda mais expressiva, com 85% das lideranças empresariais em todo o mundo buscando investir em inteligência artificial neste ano. 

Para 89% desses executivos de alto nível, a IA e a GenAI figuram entre as três principais prioridades tecnológicas para 2024.

Esses insights foram extraídos de uma abrangente pesquisa que envolveu mais de 1,4 mil executivos C-Level, distribuídos em 50 mercados e atuantes em 14 setores distintos.

As dificuldades de se investir em tecnologia em 2024

Embora a intenção de aumentar os investimentos em IA seja clara entre as empresas, o estudo ressalta uma dificuldade subjacente: muitos executivos enfrentam desafios ao compreender como a investir em tecnologia pode se traduzir em ganhos de produtividade.

Na região, apenas 29% dos líderes empresariais esperam alcançar ganhos de 10% ou mais em 2024, enquanto a média global situa-se em 46%. 

Adicionalmente, 55% desses líderes relatam falta de orientação ou restrições no uso da IA no ambiente de trabalho, enquanto 69% aguardam definições específicas nas regulamentações para avançarem com suas iniciativas.

Os números do estudo do BCG também revelam um panorama preocupante: apenas 6% das empresas sul-americanas treinaram mais de 25% de suas equipes em ferramentas de GenAI até o momento. 

Esse dado lança luz sobre a percepção de 73% dos executivos, que não possuem plena confiança na proficiência de seus colaboradores em relação a essa tecnologia em ascensão.

Diante desse cenário, fica claro que, embora haja uma inclinação notável para investimentos em IA, o desafio reside na capacitação e compreensão efetiva por parte dos líderes empresariais para colherem os frutos desse avanço tecnológico significativo.


Gostou do conteúdo? Inscreva-se na newsletter Carefy e receba conteúdos noticiosos como este!

Banner Material Módulos da Carefy – 2