banner ebook auditoria em saúde

Todo médico passou por uma longa jornada de estudos e dedicação, mas os desafios não param na graduação. Para ter uma carreira médica de sucesso, é preciso se esforçar ainda mais em um mercado extremamente competitivo.

Apesar de toda determinação, milhares de profissionais cometem 4 erros que podem impedir que os objetivos sejam alcançados

Continue a leitura e descubra quais são eles!

4 erros que te impedem de se tornar um médico de sucesso

1. Deixar de se atualizar e buscar conhecimentos além dos tradicionais da Medicina

A Medicina inova constantemente. Novos medicamentos, descobertas científicas e práticas são descobertas a todo momento.

Com o dia a dia agitado, muitos médicos não separam tempo suficiente para se atualizarem sobre as últimas notícias da saúde e podem perder informações importantes.

Um estudo sobre educação médica continuada mostrou nos 52% dos estudos uma associação negativa entre maior experiência e performance. A performance diminuiu à medida que a experiência aumentou.

> “[…] médicos que estão em prática por mais tempo e médicos com mais idade, possuem menos conhecimento real, estão menos dispostos a aderir a diretrizes de prática clínica, e podem ter desfechos clínicos piores.”

Essa tendência não acontece apenas na área médica. Qualquer profissão exige uma atualização profissional constante, seja em formato de pós-graduação, congressos ou acompanhamento de estudos.

Além disso, os médicos que desejam ter suas próprias clínicas ou já possuem, também precisam buscar conhecimentos além dos tradicionais da Medicina.

Gestão, marketing, controle financeiro ou jornada do paciente são apenas algumas matérias que os profissionais não veem nas grades curriculares de Medicina.

É essencial que sejam realizados cursos especializados para médicos que abordam essas questões. Assim, você garante que seu conhecimento será o melhor e mais atualizado.

2. Não investir em tecnologia e inovação

Independentemente do local que você atue, como uma clínica, consultório, hospital, laboratório ou ambulatório, é essencial que a instituição use a tecnologia e inovação para aumentar a qualidade do trabalho e se tornar um médico de sucesso.

A tecnologia deve ser usada de forma correta e ética, tornando-se assim, uma grande aliada. 

Os softwares de auditoria, por exemplo, são fundamentais para garantir redução de custos e processos otimizados.

Para médicos que têm sua própria clínica ou consultório, softwares médicos de gestão automatizam processos, entregam ferramentas personalizáveis e permitem que você tenha mais tempo para focar no paciente.

Esses são alguns exemplos de como a tecnologia pode mudar sua vida para melhor: inteligência artificial, robôs, telemedicina – todas essas inovações farão parte do dia a dia dos profissionais de saúde em breve.

e-book auditoria concorrente

Diferente do que muitos pensam, a tecnologia não substituirá os médicos, mas os médicos que entenderem de tecnologia substituirão aqueles que não se adaptaram.

3. Deixar a gestão financeira de lado

É fato que inteligência financeira não é um forte da maior parte da população brasileira. Mesmo em profissões prestigiadas, como medicina e advocacia, não são todos os profissionais que sabem como gerir finanças e investir.

Mesmo que você não tenha seu próprio negócio, é imprescindível que você saiba como gerir suas finanças, entender qual é a previsão financeira para os próximos meses e como deixar seu dinheiro render de forma inteligente.

Contar com um contador de confiança é uma excelente ajuda, mas ainda sim é importante que você tenha um conhecimento básico para tomar decisões sobre seu dinheiro.

4. Não fazer networking

As indicações dos seus pacientes para amigos e familiares são valiosas para você?

Sim, não é? O boca a boca é uma estratégia de marketing antiga mas que continua sendo eficiente, e, provavelmente, continuará assim para sempre.

Da mesma forma que ter uma rede de pacientes fidelizada é importante, ter uma rede de colegas de profissão e especialistas da saúde é essencial para qualquer médico.

Ao ter um networking forte, você consegue pedir ajuda com opiniões em casos clínicos, ter indicações de médicos que recomendam outros especialistas para os pacientes, assim por diante.

Tudo que alcançamos sozinhos, podemos alcançar em dobro com a ajuda de outras pessoas. Por isso, o networking é essencial para médicos de sucesso.

Neste artigo você aprendeu quais são os 4 erros que te impedem de alcançar o objetivo de ser um médico de sucesso que sempre desejou e lutou. Gostou das dicas? Não deixe de compartilhar com um amigo!

indicadores de auditoria em saúde