A gestão clínica eficiente é determinante para os resultados do setor de saúde. O DRG Brasil pode ajudar bastante nesse aspecto. Confira!
A governança clínica eficiente é determinante para os resultados do setor de saúde. Graças a ela, é possível garantir a segurança do paciente — para mais informações, vale a pena ler este conteúdo.
E não só isso: a melhor gestão viabiliza também o acompanhamento da taxa de ocupação hospitalar e o uso dos recursos de forma adequada. Atuando nesse e em outros sentidos, o DRG Brasil se destaca.
Para as internações, especificamente, seu modelo assistencial inovador traz outras possibilidades e favorece o desempenho de todos os agentes nos processos de saúde e cuidado com o paciente.
Pensando nisso, este artigo explica melhor todo esse funcionamento e quais são as características destacáveis do Valor em Saúde powered by DRG Brasil. Confira!
O que é e como funciona a plataforma DRG Brasil?
O DRG Brasil foi desenvolvido sob uma perspectiva de avaliação de grupos de diagnósticos homogêneos dos pacientes, em busca de maior previsibilidade de custos e desfechos assistenciais.
Para que isso seja possível, foi desenvolvida uma plataforma com o foco em governança clínica, favorecendo a tomada de decisão e criando um modelo assistencial e remuneratório muito mais eficiente e funcional.
O seu uso, portanto, permite ampliar a entrega de valor em saúde para pacientes com diferentes características.
Assim, o DRG Brasil é um método que entrega valor às instituições de saúde e aos pacientes, por meio da redução de desperdícios e da melhora da experiência dos usuários. Ainda, tudo isso é possível graças à inteligência artificial aplicada à saúde e outros recursos.
Quais benefícios ela oferece?
A implementação dessa metodologia de gestão assistencial transforma o cenário para operadoras de saúde, bem como para hospitais, médicos, equipes multidisciplinares e para os próprios pacientes. Na sequência, veja quais são as principais vantagens associadas!
Redução do desperdício
Por falar em eficiência, é interessante notar que a plataforma DRG Brasil atua para reduzir os desperdícios, de forma geral. Afinal, a gestão fortalecida permite identificar os gargalos na entrega de valor e os pontos de atenção, de modo a realizar as correções necessárias.
Ao mesmo tempo, isso não prejudica a segurança do paciente — pelo contrário.
Como consequência, é possível obter um uso mais inteligente dos recursos, sempre com foco na gestão de riscos assistenciais e no bem-estar do paciente.
Redução da sinistralidade
A sinistralidade dos planos de saúde é um ponto de atenção, que impacta diretamente a sustentabilidade financeira. Sua redução, portanto, pode ser benéfica para que as operadoras atuem de forma ainda mais focada na promoção e prevenção da saúde da população.
Com a plataforma e a metodologia, é mais fácil mapear, identificar e traçar ações focadas na redução do desperdício e no compartilhamento de ganhos para todo o sistema de saúde. Então, há uma otimização geral do desempenho, acompanhada pela redução do índice de sinistralidade.
Aumento da eficiência no uso de leitos
Quando pensamos no atendimento aos pacientes, é essencial considerar o bom uso dos recursos disponíveis e dos leitos, em especial. Com o DRG Brasil, é possível alcançar esse resultado.
A visualização completa dos processos favorece a adequação da permanência hospitalar àquela necessária ao tratamento. Com isso, há um nível maior de eficiência em relação às diárias de internação.
Otimização da gestão financeira
Graças à precisão oferecida pela plataforma, é possível reduzir desperdícios, sem deixar de garantir que os pacientes tenham aquilo de que precisam. Também há como aumentar a previsibilidade de custos, com total centralidade no paciente.
Há, ainda, o compartilhamento de ganhos. Se todos os envolvidos atingirem a meta proposta pelo algoritmo, por exemplo, o valor da economia pode ser dividido entre todos. Assim, há um estímulo a mais na busca pela eficiência, com bons resultados assistenciais.
Melhoria da experiência para o paciente
Um dos maiores objetivos com a criação da metodologia DRG Brasil e sua plataforma é garantir uma experiência positiva para os pacientes. Nesse sentido, uma auditoria completa em saúde ajuda a estimular mais eficiência e favorece quem utiliza os serviços do sistema.
Na prática, é uma forma de melhorar a segurança, o atendimento e de gerar um grande valor em saúde para os pacientes.
Como o DRG Brasil atua sobre as internações?
Especificamente falando sobre as internações, é interessante conhecer as funcionalidades e os módulos da metodologia DRG Brasil. Afinal, a plataforma atua de maneira bastante estratégica, trazendo inovação em saúde com qualidade para todos os envolvidos em cada processo.
Mas, afinal, como isso funciona, em relação às internações? A seguir, entenda melhor o contexto e explore as características!
Input e validação de dados
Tudo começa com a inclusão das informações relevantes a respeito de cada paciente internado.
O DRG Brasil utiliza diversos dados para classificar os pacientes e identificar as características relevantes.
Em geral, o sistema utiliza informações como idade, sexo, diagnóstico principal de internação, diagnóstico de condições clínicas preexistentes e intervenções necessárias.
As informações em saúde são interpretadas por codificadores capacitados, que fazem o input dos dados no sistema. Há, então, a certeza de que todos os dados são relevantes e que as análises posteriores correspondem à realidade.
Geração de relatórios e indicadores
Para subsidiar a tomada de decisão, a plataforma de valor em saúde prevê o acompanhamento de indicadores estratégicos sobre cada internação. Relatórios estruturados em formato de Analytics podem compilar essas informações, apresentando uma visão geral e completa da situação de internações.
O objetivo é ser capaz de comparar o que foi previsto quanto ao que só foi realizado, em busca de discrepâncias ou oportunidades de melhoria, por exemplo. Assim, é possível tornar a atuação muito mais eficiente e funcional.
Gestão de risco 4P
Outro ponto essencial sobre o funcionamento da metodologia é a gestão de risco 4P.
Isso significa que ela é feita com base em quatro fatores principais: prevenção, personalização, predição e participação.
Assim, é possível identificar os riscos de forma muito mais eficiente e personalizada. Levando em consideração a complexidade e a criticidade clínicas, o DRG Brasil é capaz de entregar um mapeamento de risco eficaz.
Predição via inteligência artificial
A plataforma utiliza inteligência artificial para realizar com sucesso a gestão de risco. Por meio desse recurso, é possível garantir uma análise precisa e focada em prestar a máxima qualidade assistencial.
Tudo isso é possível graças à união entre o Núcleo de Inteligência DRG Brasil e os sistemas inteligentes de predição. Com isso, fica mais fácil reconhecer cada situação e agir sobre a plataforma.
Tomada de decisão estruturada
Com o uso de dados relevantes e da inteligência artificial, a próxima etapa é a principal favorecida: a tomada de decisão. Afinal, com informações estruturadas, é possível saber qual é o melhor caminho para seguir, especialmente em relação às internações.
Assim, é possível tomar decisões alinhadas com os objetivos e consolidar todos os aspectos positivos que já citamos. Como consequência, há uma entrega muito maior de valor em saúde para os pacientes.
Portanto, a adoção do DRG Brasil gera muitos benefícios, especialmente em relação ao monitoramento e à tomada de decisão sobre internações. Graças à sua plataforma, é possível aproveitar diversas funcionalidades que, em última análise, aumentam o valor em saúde entregue aos pacientes.
Para ver como tudo isso acontece de perto, conheça a plataforma Valor em Saúde powered by DRG Brasil.
Parceria Carefy e DRG Brasil
No último mês de outubro nós da Carefy tivemos a felicidade de firmar uma parceria com a DRG Brasil. Assim, clientes que já utilizam ambas as plataformas poderão potencializar seus resultados, combinando os benefícios das duas em um só lugar!
Se você é cliente da Carefy e quer ter acesso aos benefícios do DRG Brasil clique aqui para falar com um especialista e saber mais.
Gostou do conteúdo? Não esqueça de se inscrever na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos.