Aprimorar continuamente os serviços e atendimentos é uma prioridade nas agendas de muitas operadoras de saúde, uma vez que a experiência do paciente é um indicador fundamental para avaliar a qualidade dos serviços prestados.

Nesse contexto, a otimização da rede credenciada surge como um ponto de atenção crucial.

Se sua operadora de saúde busca aprimorar sua rede credenciada, continue lendo, pois hoje apresentaremos como fazer isso por meio de um sistema.

Tenha uma ótima leitura!

Rede credenciada em saúde: o que é?

A rede credenciada em saúde consiste nos espaços conveniados das operadoras de saúde para os beneficiários receberem atendimento.

Podem ser: clínicas, hospitais, laboratórios ou mesmo profissionais, como médicos ou nutricionistas, que prestam serviço para a operadora de plano de saúde.

Na prática, as operadoras possuem três tipos de rede:

  1. Rede própria;
  2. Rede credenciada;
  3. Rede mista.

No caso da rede própria, a própria operadora possui seus próprios espaços ou profissionais para atender seus beneficiários.

E, como já dito, no caso da rede credenciada, a operadora tem convênios com espaços para oferecer os serviços aos seus clientes.

Ainda, é possível que uma operadora tenha cobertura mista. Nessa prática, elas têm sua própria rede, mas também possuem uma rede credenciada, aumentando as possibilidades e cobertura de atendimento para o beneficiário.

Qual a importância da rede credenciada?

Agora que você já sabe o que é rede credenciada, é importante destacar a sua importância.

A rede credenciada é formada pelos locais de atendimento ou mesmo de internação dos beneficiários de uma operadora de saúde.

Em outras palavras, é por meio da rede credenciada que o beneficiário de uma operadora terá contato com os serviços que ele paga.

Assim, ao utilizar uma rede credenciada, o beneficiário tem acesso a uma ampla gama de serviços, o que proporciona uma maior escolha e flexibilidade na obtenção dos cuidados necessários. 

Além disso, prestadores de serviços que atendem a determinados critérios de qualidade estabelecidos pela operadora compõem a rede credenciada. O que proporciona aos beneficiários uma garantia de que estão recebendo serviços confiáveis e de qualidade.

Por exemplo: uma operadora possui seu próprio espaço para atendimento ambulatorial e, nesse espaço, a paciente Erika realiza uma consulta com o médico cardiologista.

Ao término da consulta, o médico solicita que Erika faça um eletrocardiograma. A operadora não possui em sua rede própria uma clínica que faça esse tipo de exame, mas possui convênio com uma clínica especialista em exames do coração e é lá que Erika agendará e realizar o exame.

Entende que a clínica credenciada faz parte da experiência do paciente enquanto cliente da operadora de saúde? 

Assim, ressalta-se a importância da rede credenciada, sobretudo, de nutrir melhorias constantes nela.

Por que é importante nutrir melhorias constantes na rede credenciada?

Como ilustrado no exemplo anterior, a rede credenciada desempenha um papel fundamental na experiência do beneficiário com a operadora de saúde.

Retomando o caso: se Erika tiver uma experiência negativa em uma clínica credenciada, como você acredita que ela avaliará seu plano de saúde?

Refletir sobre casos como esse deixa evidente a importância de manter a rede credenciada em constante avaliação e otimização!

A importância da tecnologia para a saúde suplementar brasileira

Não é segredo para ninguém que a tecnologia está trazendo avanços exponenciais para a saúde suplementar brasileira e transformando o mercado da saúde que conhecíamos até então.

O processo de gestão em saúde, seja de operadoras de saúde, hospitais ou mesmo clínicas, está ganhando um novo formato, muito mais eficiente e assertivo, graças à tecnologia.

A tecnologia aplicada à saúde também garante maior qualidade dos serviços, seja por meio do acompanhamento em tempo real das atividades ou por meio dos indicadores da própria operação que a tecnologia fornece.

Assim, é inegável que a tecnologia tem mudado, e para melhor, a forma com que a saúde acontece. 

Agora, nesse novo mundo, saúde e tecnologia caminham juntas e fazem um trabalho pras instituições, pros profissionais e para os pacientes.

Como otimizar sua rede credenciada em saúde através de um sistema?

Agora, você deve estar pensando: se a tecnologia está trazendo ganhos para a saúde suplementar, é possível que a rede credenciada reflita esses ganhos?

A resposta é sim!

É possível otimizar sua rede credenciada em saúde com inovações tecnológicas, através de um sistema, por exemplo.

Colocando em prática: utilizando a rede credenciada com um sistema 

Por fim, vamos pensar juntos: para otimizar uma operação, precisamos conhecê-la e entender quais pontos precisam de melhorias, não é mesmo?

Ou seja, o caminho para otimizar a rede credenciada em saúde é conhecendo como anda o trabalho e entendendo quais os pontos fortes e quais pontos precisam de melhorias.

Ter esse conhecimento sobre a operação é possível com a implantação de um sistema de gestão que forneça os indicadores necessários.

É de conhecimento que os indicadores de gestão hospitalar são de grande importância e auxiliam os gestores a ter uma visão assertiva da instituição e tomar decisões baseadas em informações reais.

Dessa forma, é possível otimizar sua rede credenciada através de um sistema.

Veja exemplos de indicadores fornecidos por sistemas que vão te auxiliar na otimização da rede:

  • Internação por CID;
  • Reinternação em até 30 dias da alta hospitalar;
  • Tempo médio de internação;
  • Faturamento;
  • Taxa de reinternação por prestador;
  • Número de óbitos por prestador;
  • Não conformidades durante a internação
  • Entre muitos outros!

Como a Carefy pode te ajudar a otimizar sua rede?

Sistema Carefy

A Carefy é uma empresa de tecnologia em saúde com uma plataforma de gestão de pacientes internados e auditoria em saúde.

Auxiliamos operadoras de saúde, desde 2017, a conhecerem de fato suas operações, tornarem suas gestões mais eficientes e reduzir custos desnecessários.

Assim, no Carefy, você encontra mais de 60 indicadores personalizados da sua operação para monitorar o trabalho da sua rede credenciada e também da sua própria rede.

Unificamos a jornada do paciente em uma única plataforma: desde a autorização até além do fechamento da conta, fator que permite maior agilidade no trabalho das equipes e uma gestão mais assertiva.

Com a tecnologia Carefy, é possível obter:

  • Aumento de até 137% de eficiência na equipe;
  • Obtenção de mais de 60 gráficos e indicadores personalizados;
  • Centralização de dados, padronização dos processos e maior segurança de dados sensíveis;
  • Redução de até 39,9% na média de permanência;
  • E muito mais!

Se você deseja conhecer de perto como o Carefy pode te auxiliar na otimização da sua rede credenciada, clique aqui e agende uma demonstração gratuita com nosso time de especialistas!

Banner Material Módulos da Carefy – 2