O serviço de atendimento domiciliar é uma modalidade de cuidado que cresce diariamente no Brasil.
Em alguns casos essa modalidade de atendimento pode ser determinante para o desfecho clínico do paciente.
Continue a leitura e entenda com detalhes o papel do serviço de atendimento domiciliar.
O que é serviço de atendimento domiciliar?
De forma geral, conforme a portaria nº 825 de 2016 define, o Serviço de Atendimento Domiciliar é indicado como sendo o conjunto de ações de prevenção e/ou tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio.
A modalidade garante que o paciente receba cuidados de forma adequada, pertinentes ao seu quadro clínico e respeitando suas próprias necessidades no conforto de sua casa.
É comum que o paciente inicie o tratamento no hospital e receba alta hospitalar para dar continuidade em casa aos cuidados.
Para tanto, existem os serviços de Home Care, que variam de acordo com a necessidade de cada paciente e, geralmente, possuem uma equipe multiprofissional, garantindo que o cuidado prestado seja o melhor possível.
Qual o papel do serviço de atendimento domiciliar?
O papel do serviço de atendimento domiciliar é importantíssimo para o desfecho clínico do paciente e suas relações interpessoais, além de ser benéfico para as instituições de saúde.
O atendimento domiciliar está disponível tanto no Sistema único de Saúde (SUS), quanto nas principais operadoras de saúde do Brasil, dada sua grande importância.
Abaixo, listamos 3 pontos cruciais para entender o papel deste tipo de serviço. Confira!
1. Cuidado humanizado
Ele proporciona ao paciente que o seu tratamento seja realizado fora de um ambiente hospitalar, que por muitas vezes, causa temor aos pacientes.
Em casa, o paciente consegue participar da rotina familiar, manter alguns de seus hábitos ou mesmo fazer as refeições que está acostumado.
O atendimento domiciliar é um dos meio para um cuidado mais humanizado e permite que a recuperação do paciente seja ainda mais eficaz.
Ainda, o ambiente domiciliar tende a aumentar a sensação de bem estar e proporcionar um ambiente acolhedor, fator que melhora as condições psicológicas do paciente.
2. Maior relação do paciente com a família proporcionando ganhos terapêuticos
Estar ao lado de quem se ama é fundamental para o processo de cura e conforto.
O serviço de atendimento domiciliar tem papel determinante nesta variável.
Pensa com a gente: o paciente recebe todo cuidado pertinente à sua saúde no seu próprio lar, ao lado de sua família, interagindo e recebendo apoio.
O ganho desse contato ultrapassa à saúde mental e reflete no tratamento do paciente, visto que os pacientes tendem a aderir mais ao tratamento, tomar as medicações corretas ou mesmo adotar hábitos mais saudáveis.
3. Instituições mais eficientes
O serviço de atendimento domiciliar não traz ganhos apenas para o paciente e sua família, mas também para a instituição.
Com um número menor de pacientes de longa permanência, a instituição reduz a incidência de infecções hospitalares e de eventos adversos, tornando a instituição mais segura ao paciente.
Ainda, ao se ter uma equipe especializada em home care, com profissionais de diversas áreas trabalhando juntos, é possível proporcionar uma melhor experiência ao paciente, garantindo sua satisfação com a instituição.
No artigo de hoje vimos o importante papel do serviço de atendimento domiciliar para a segurança do paciente, adesão ao tratamento e aumento da eficiência da instituição.
Quer se manter atualizado sobre saúde por meio de conteúdos estratégicos? Inscreva-se na nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos como este!