À medida que avançamos para um futuro promissor, é inegável o papel crescente que a tecnologia desempenha no setor da saúde.

Hoje, mergulharemos nas percepções da CEO Survey, explorando como os principais tomadores de decisão enxergam o avanço do setor impulsionado pela inovação tecnológica.

Continue a leitura abaixo para descobrir os insights valiosos e as tendências que moldarão o futuro da saúde.

Tecnologia no setor da saúde: entenda o que está acontecendo 

No Brasil, o setor de saúde está à beira de uma transformação significativa impulsionada por avanços tecnológicos e mudanças regulatórias. Conforme a 27ª edição da CEO Survey da PwC, mais de dois terços dos CEOs do setor de saúde no país reconhecem o impacto iminente da tecnologia em seus negócios nos próximos três anos. 

Essa cifra representa um aumento notável em comparação aos anos anteriores, sinalizando a crescente relevância da tecnologia neste setor vital.

Além disso, as regulamentações governamentais emergem como outro fator crítico de transformação. Cerca de 58% dos líderes de saúde no Brasil identificam as regulamentações como um elemento-chave que influenciará o curso de seus negócios em breve. 

Essa percepção é ainda mais impactante quando consideramos que apenas 45% dos líderes destacaram esse fator nos últimos cinco anos.

Segundo Bruno Porto, sócio da PwC Brasil e líder para o setor de saúde, a interação entre tecnologia e regulamentação está remodelando fundamentalmente o cenário da saúde no país. 

Assim, essa interconexão não só define como as organizações de saúde operam, mas também molda suas estratégias futuras de crescimento e adaptação.

Entretanto, enquanto os líderes do setor abraçam um clima de otimismo, estão igualmente conscientes dos desafios iminentes. 

Assim, a disrupção tecnológica, as mudanças climáticas e outras megatendências globais estão pressionando-os a se reinventarem constantemente. A necessidade de adaptar-se a esses cenários em rápida evolução é premente, conforme indicam os resultados da pesquisa.

Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta-chave para impulsionar a inovação no setor de saúde. A adoção da IA generativa no Brasil está ganhando ímpeto, com expectativas positivas sobre seu impacto nos produtos e serviços das empresas. 

No entanto, os líderes reconhecem que a integração bem-sucedida da IA exigirá não apenas investimentos em tecnologia, mas também o desenvolvimento de novas habilidades e estratégias competitivas.

Apesar das promessas da tecnologia, os CEOs identificam obstáculos significativos. O ambiente regulatório é destacado como um inibidor da reinvenção, ressaltando a necessidade de uma abordagem proativa na gestão das mudanças.

E no restante do mundo? 

Enquanto isso, em relação aos mercados considerados mais relevantes para o crescimento, a indústria de saúde no Brasil segue a média de todas as indústrias no país: Estados Unidos e China aparecem no topo da lista. 

Para os líderes da indústria de saúde no mundo, o Brasil, que em 2023 dividia o quinto lugar com França e Japão, já não aparece entre os cinco principais mercados. Estados Unidos e Alemanha seguem nas duas primeiras posições.

Para os líderes brasileiros do setor, os Estados Unidos também aparecem no topo, a China divide a segunda posição com Canadá, que sequer constava entre os cinco primeiros em 2023, e México, que ocupava a quarta posição. 

Argentina e Colômbia, que também não apareciam entre os cinco primeiros, vêm na sequência, seguidos da Alemanha, que caiu da terceira para a quinta posição.

Como a Carefy vem promovendo mudança no cenário 

Diante deste cenário de investimentos com tecnologia, a ferramenta Carefy vem ganhando destaque por levar inteligência artificial para as instituições, promovendo verdadeira revolução na saúde. 

O Carefy vai além de uma simples ferramenta de gestão; ele promove uma verdadeira transformação em como as instituições lidam com seus custos. 

Uma das principais vantagens do Carefy é sua capacidade de identificar rapidamente itens de alto custo ou despesas que estão em desacordo com os padrões estabelecidos, garantindo uma análise mais precisa e uma redução significativa de desperdícios financeiros.

Além disso, o Carefy simplifica e otimiza operações diárias ao integrar-se perfeitamente aos fluxos de trabalho existentes das instituições, aumentando a eficiência e permitindo uma gestão eficaz. 

Por fim, com alertas personalizados, integração com auditoria concorrente e análise abrangente das contas médicas, o Carefy capacita as instituições a alcançar novos patamares de excelência em sua gestão financeira e operacional.

Gostou do conteúdo? Conheça mais como a Carefy pode auxiliar a sua instituição, fale com nossos especialistas e tire suas dúvidas!

Banner Material Módulos da Carefy – 2