Gestão e ferramentas, são palavras que caminham juntos, é quase impossível falar de gestão sem citar quaisquer ferramentas. Sem o uso de ferramentas de gestão  em saúde, a empresa pode estar se comprometendo, principalmente na qualidade do serviço prestado.

Este é um setor que precisa haver qualidade em suas atividades, pois do contrário pode causar uma série de problemas, desencadeando uma onda de ineficiência e gargalos nos processos da organização. 

A partir disto, podemos tomar que, a junção entre gestão e ferramentas gera uma nova palavra, tal palavra é também é um fundamento de uma boa gestão.

Então: Gestão + ferramentas = eficiência

Uma organização eficiente, é uma empresa que sabe como cada processo funciona, sabe seus riscos e também seus limites, que conseguem trabalhar com o que tem ao seu alcance, mas que também sabe o momento certo de realizar a mudança. 

Isto é, sabe como iniciar uma decisão que pode trazer riscos, que bem executada será benéfica para toda a empresa. Seja uma operadora de saúde ou uma cooperativa médica. A eficiência precisa ser cultivada e alcançada. 

Para isto, as ferramentas aliadas à gestão são portas que levam a este caminho. No conteúdo de hoje, veremos a respeito de 3 ferramentas importantes de gestão em saúde para você usar em sua instituição. 

Após a leitura, é importante que, você como gestor de saúde, comece a analisar em que ponto está sua empresa, e assim implantar o que está precisando. 

Por que devo priorizar as ferramentas de gestão em saúde?

Já falamos em diversos conteúdos do blog Carefy, a respeito da importância de ferramentas de gestão, e seus benefícios. 

É claro que há o lado negativo da implantação de uma ferramenta de gestão, porque envolve muitas vezes, investimento, tempo para implantação, visão estratégica da companhia e colaboração da equipe. 

Mesmo com esses fatores, as ferramentas surgem como uma forma de conseguir tornar sua empresa mais eficiente. 

Mas porque eu devo deixar as ferramentas de gestão em primeiro lugar? 

Bom, quando digo, “deixar em primeiro lugar” não necessariamente você precisa focar totalmente seu tempo em busca de uma ferramenta, mas ter ela como prioridade é importante. 

Ao manter na sua lista de prioridades, você conseguirá reservar um tempo para pesquisar e entender melhor a respeito das diversas ferramentas que existem no mercado. 

Não dar atenção para ferramentas de gestão em saúde podem trazer consequências que afetarão diversos setores de sua instituição.

Tais problemas podem ser: 

  • Falta de competitividade
  • Perda de mercado para novos entrantes
  • Margens apertadas
  • Resultados financeiros aquém das expectativas
  • Gargalos nas áreas
  • Desperdícios de recursos valiosos
  • Gestão não efetiva 
  • Perda de qualidade nos serviços oferecidos 

Como pode ver, a não utilização de uma ferramenta trará problemas a longo prazo para sua organização. Estes problemas citados podem evoluir se transformando em uma verdadeira bola de neve. E não é isso que você quer para sua empresa, não é?

Sendo assim, abaixo, você verá 3 ferramentas de gestão em saúde para usar em sua gestão. 

3 Ferramentas de gestão em saúde para gestores 

Escolher qual ferramenta você trabalhará não é uma tarefa simples, pois a escolha depende do momento em que sua empresa está, por exemplo, se ela já possui problemas alocados ou não necessariamente está com problemas, mas que o uso de uma ferramenta evitará estes gargalos futuros

É importante você analisar sua empresa, buscar dados e tomar as melhores decisões. 

Veja abaixo as ferramentas, que são usadas para diferentes fins:

Diagrama de Ishikawa 

Conhecido também como espinha de peixe, o diagrama de Ishikawa tem como principal os processos da instituição, através da identificação de problemas e efeitos. 

Desenvolvido pelo engenheiro Kaoru Ishikawa, em meados da década de 40, é uma ótima ferramenta para o descobrimento de problemas nas operações de sua empresa, possibilitando encontrar soluções e consequentemente auxiliando para que as mesmas apareçam no futuro. 

O diagrama é organizado como uma espinha de peixe, sendo as ramificações as possíveis causas do problema ou efeito. 

De acordo com uma pesquisa realizada por Yoshio Kojima, publicada no Journal of Quality Maintenance Engineering, o uso do diagrama pode aumentar a eficiência em até 25% e reduzir o tempo necessário para solução dos problemas em 50%. 

Sendo assim, o uso do diagrama de Ishikawa traz: 

  • Organização das ideias 
  • Melhor visibilidade dos problemas;
  • Identificação de possíveis causas de forma assertiva e ágil;
  • Envolvimento da equipe na gestão da qualidade e na melhoria dos processos;
  • Priorização das causas dos problemas encontrados
  • Visualização palpável e intuitiva que auxilia nas análises (a espinha de peixe)

Matriz SWOT

Ou matriz FOFA, é uma importante ferramenta para análise do cenário interno e externo de uma organização, dessa forma é possível traçar estratégias a partir dos resultados da análise SWOT. 

Tais estratégias são feitas com base em quais objetivos e metas a empresa deseja alcançar. Podendo incluir outras ferramentas como os objetivos SMART, claro visando o que a empresa está planejando. 

A matriz SWOT significa respectivamente:

  • Forças: cenário interno
  • Oportunidades: cenário externo
  • Fraquezas: cenário interno
  • Ameaças: cenário externo 

Entre os benefícios do uso desta ferramenta estão:

  • Melhorias nos serviços
  • Visão de mercado
  • Identificação de pontos fracos e fortes de sua empresa
  • Acompanhamento das estratégias feitas 

Temos este conteúdo completo sobre a Análise SWOT na saúde! Você entenderá cada passo e verá exemplos práticos. Clique e confira! 

Plataformas de gestão

Diferentemente das primeiras ferramentas que de certa forma não são adquiridas por um preço, os softwares em sua maioria, são produtos comercializáveis. Porém apesar de serem comprados, são considerados investimentos, que irão auxiliar sua empresa desde o início. 

Escolher adquirir um software é um grande passo e requer uma boa análise de mercado e as opções disponíveis. As ferramentas são divididas em diversos segmentos, desde organização de informações e dados, até gestão de relatórios. 

O Carefy por exemplo, é uma ferramenta de gestão de pacientes internados e auditoria concorrente, com ele é possível que gestores e auditores tenham controle de suas operações, evitando gargalos e reduzindo custos desnecessários, além de aumentar a produtividade da equipe. 

Independentemente da ferramenta, como dissemos acima, é um investimento que trará benefícios a longo prazo para sua empresa. E que definitivamente é uma oportunidade a ser analisada por você gestor. 

Por fim, ferramentas não possuem lados negativos de seu uso, assim posso afirmar tranquilamente que fazer do uso transformará sua instituição, inovando o modo da realização de processos e consequentemente tornando-a mais competitiva. 
Acesse o site Carefy e conheça mais sobre nossa ferramenta e como podemos te auxiliar! Lá você poderá conhecer cada módulo e também marcar uma demonstração gratuita com nossos especialistas!

Banner Material Módulos da Carefy – 2