Independentemente do tipo de instituição de saúde que você pertença, a busca pela qualidade nos serviços que oferecem atenção à saúde deve se manter contínua, pois a experiência dos clientes é o maior ativo de uma empresa.
Por isso, fazer a gestão e auditoria de serviços de saúde, principalmente mantendo a otimização, deve ser prioridade na sua empresa de plano de saúde.
Processos são fundamentais para o bom funcionamento de qualquer organização.
Mesmo com a economia tendo seus solavancos, torna-se inevitável a avaliação de todos os processos envolvidos no seu serviço, fazendo um bom planejamento e utilizando de auxílio algumas ferramentas.
O controle da gestão e a qualidade dos serviços e produtos de saúde nos planos de saúde é um fator fundamental para uma administração eficiente, que busca o atendimento das necessidades, vontades e expectativas das pessoas.
Neste artigo, você vai entender o que é a gestão e auditoria em serviços de saúde, sua importância, suas principais funções, por que e como fazer constantemente otimizações. Confira!
O que é gestão e auditoria de serviços de saúde?
Primeiramente, a gestão de saúde é uma estratégia que existe em qualquer empresa de saúde, inclusive na de planos, para gerir, planejar e analisar as necessidades dos clientes.
Além disso, mapeia os problemas organizacionais e cria soluções que garantam a total segurança de todos os envolvidos, tanto a empresa como os clientes. Ela é uma ótima estratégia para evitar riscos e prejuízos financeiros.
Já a auditoria em saúde é um conjunto de práticas dentro de uma empresa que, através de normas técnicas e administrativas, faz a checagem, a avaliação e o controle dos serviços.
Assim, seu objetivo é garantir a conformidade dos processos e seus dados com os regulamentos e convenções, o que a torna fundamental para assegurar a qualidade do serviço prestado e a eficiência da gestão.
Ela funciona como uma braço direito da gestão e uma acaba complementando o trabalho da outra. Sendo que dentro dessa auditoria existem três tipos:
- auditoria preventiva: analisa os resultados ou as falhas antes que eles aconteçam;
- auditoria operacional: examina as atividades da rotina de trabalho, verificando se estão de acordo com as normas estabelecidas;
- auditoria analítica: estuda os dados coletados nas auditorias preventiva e operacional.
Quais as principais funções?
Conforme dito anteriormente, seu principal objetivo é organizar e garantir a funcionalidade dos serviços do plano de saúde. Assim, entre as principais funções da gestão e auditoria estão:
- assegurar a qualidade dos serviços oferecidos e prestados pela instituição;
- prevenir e monitorar a má prática;
- equilibrar os padrões e os resultados da prestação da assistência;
- estabelecer regras para o funcionamento e desempenho de serviços terceirizados e próprios da atenção à saúde.
- avaliar o desempenho do serviço;
- promover o processo educativo dos profissionais
- manter uma boa comunicação interna.
Portanto, são processos que estão entre os mais importantes para o setor financeiro de um plano de saúde, pois além de serem responsáveis por regular a liberação de procedimentos e materiais, também intermediam o contato com o médico.
Por que otimizar a gestão e auditoria de serviços de saúde?
Ao implementar um processo de gestão e auditoria em serviços de saúde eficientes, a empresa passa a garantir que o cliente/paciente seja cuidado com qualidade e segurança.
No entanto, esses processos como são contínuos, precisam estar sempre sendo monitorados para identificar se estão funcionando corretamente.
Nesse sentido, entra a importância da otimização. Acompanhar as tendências do mercado, as necessidades dos clientes e os custos da empresa são alguns dos fatores que vão comprovar o funcionamento de todo o serviço da sua marca.
Existem diversas ferramentas para a otimização do serviço dentro de uma instituição de saúde.
O necessário é entender quais fazem mais sentido de acordo com seus objetivos.
Lembre-se de que otimizar processos, seja de qual natureza ele for, possibilita a identificação e eliminação de desperdícios, além de mapear e compreender melhor tudo que está sendo feito e que pode ser melhorado.
Afinal, como fazer essa otimização?
Portanto, a gestão e a auditoria em serviços de saúde são partes essenciais de qualquer instituição da área, principalmente as operadoras de plano de saúde.
Mesmo sendo um desafio, faz com as empresas sobrevivam, além de trazer mais qualidade ao atendimento e mais equilíbrio financeiro.
Um dos segredos para que a gestão da operadora, especificamente, otimize seus resultados com a verticalização é fazer o uso adequado dos sistemas, capacitando suas equipes para extrair o máximo de cada funcionalidade que eles proporcionam.
Nesse sentido, é fundamental saber como otimizar processos nessa área. Então, confira algumas maneiras simples e eficazes que podem ajudar nessa tarefa.
1. Acompanhe tendências
Apostar na informatização e em um sistema de gestão vai fazer com que a comunicação entre todas as áreas seja feita adequadamente, armazenando dados integrais sobre o cliente, o que otimiza o diagnóstico/tratamento e ainda reduz custos de ambos os lados.
2. Automatize seus processos
A auditoria médica necessita de um mecanismo de triagem, por isso, contar com a tecnologia para automatizar esses processos, usando da inteligência artificial, vai melhorar muito a qualidade do trabalho como um todo.
3. Invista em treinamentos para as equipes
O treinamento periódico garante que a padronização dos processos hospitalares se mantenha e a qualidade do serviço seja preservada. Portanto, eles são importantes, ainda mais quando há mudanças implantadas devido a um diagnóstico da auditoria.
Como a Carefy pode ajudar?
Agora que você já sabe como a gestão e auditoria em serviços de saúde podem ser relevantes para sua operadora de planos de saúde, só depende de você fazê-la funcionar e gerar rentabilidade no mercado.
A plataforma da Carefy pode ser sua parceira nesse projeto, com uma infinidade de funções que facilitam, agilizam e melhoram os processos de auditoria de saúde da sua empresa.
Nosso software traz o que tem de mais novo no mercado para impulsionar o seu negócio e a experiência dos seus clientes.
Que tal conhecer mais de perto nossa plataforma? Fale conosco agora mesmo e veja como podemos ajudar!