A busca pela melhoria é um efeito comum dos seres humanos. É sabido que não existe algo perfeito, e por isso, estamos sempre buscando a melhoria contínua.
Isso se aplica principalmente para as operadoras de saúde, pois tratam-se de empresas que precisam sempre estar buscando a melhoria da organização como um todo.
E o objetivo é certo: melhorar os processos da instituição e oferecer um melhor atendimento aos beneficiários.
Esse comportamento reflete em todas as suas operações, conseguindo se tornar uma empresa confiável e competitiva.
Falando sobre competitividade, no mundo globalizado e competitivo que vivemos, as empresas precisam manter-se atualizadas, buscando melhorias que as fazem ser competitivas e, portanto, relevantes no mercado.
No conteúdo de hoje iremos abordar sobre o que é melhoria contínua, e também mostraremos o ciclo PDCA, um dos métodos mais conhecidos de melhoria contínua. Boa leitura!
O que é melhoria contínua?
A melhoria contínua é um método adotado por empresas que buscam melhorar as atividades e processos internos e externos.
Isso significa colocar em prática atividades voltadas para o desenvolvimento da operadora de saúde.
Dessa maneira é possível entregar um serviço de qualidade para os beneficiários.
Como um ciclo, ela sempre precisa ser feita para que os processos da operadora permaneçam produtivos e consequentemente aumentando a qualidade.
Para aplicar a melhoria na sua operadora de saúde, diversas metodologias foram criadas, assim os gestores têm a possibilidade de escolherem qual será mais efetiva de acordo com suas expectativas.
Com a aplicação do ciclo de melhoria contínua é possível alcançar os seguintes resultados:
- Aumentar a eficiência e produtividade da organização;
- Reduzir gargalos da operação;
- Evitar problemas que podem aparecer no futuro;
- Aumentar a competitividade da operadora de saúde no mercado;
- Reduzir custos operacionais.
É importante ressaltar que os resultados dependem de como a empresa irá implementar o ciclo de melhoria contínua.
Metodologia PDCA
Agora que você entende o que é melhoria contínua (aplicada às operadoras de saúde), veremos sobre a metodologia PDCA e assim você conseguirá implementá-la em sua organização.
Criada pelo estatístico norte americano Walter Andrew Shewhart na década de vinte, trata-se de um método bem conhecido e usado em organizações de diversas áreas.
O método PDCA consiste em 4 passos.
- Planejamento (Plan);
- Execução (Do);
- Verificação (Check);
- Ação/agir (Act).
Planejamento
Etapa essencial para qualquer atividade que irá ser desenvolvida na operadora de saúde.
Nesse primeiro passo será feita a identificação dos pontos que serão melhorados, podendo ser em uma atividade específica ou em um departamento/área que queria ser melhorada.
No planejamento também é importante alinhar as metas da organização, pois com a implementação do ciclo, torna-se possível alcançar esses objetivos de forma mais clara. Então, alinhar com as perspectivas futuras é um detalhe significativo.
Execução
Assim como seu nome sugere, é o momento de executar o que foi feito no plano de ação.
Nessa etapa é importante que os colaboradores estejam comprometidos e alinhados com os objetivos do ciclo, para que assim eles consigam executar suas tarefas da melhor maneira possível.
Verificação
Essa é uma etapa importante quando for realizada a aplicação da metodologia.
O momento de verificação nada mais é que a checagem de como está sendo o andamento que foi realizado no planejamento.
É nesse momento que o gestor checa se há algum problema que esteja impedindo o andamento de alguma atividade. Aqui também é o momento de encontrar a fundo o que está originando o problema.
Ação
A “última” etapa da metodologia PDCA.
É aqui que a tomada de decisão é feita. Com base no que foi verificado, o gestor conseguirá ter uma tomada de decisão mais assertiva nos processos da operadora de saúde.
A execução é o momento de colocar o planejamento em ação.
A etapa de ação, essa “última” etapa, trata-se de finalmente implementar o que foi benéfico nas etapas anteriores (o que mais deu certo, por assim dizer).
Lembre que a metodologia PDCA é um ciclo, ou seja, sempre se renova e não há um fim.
Por isso que ao decidir implementá-la não pense que é algo a ser feito uma vez e deixar de lado, mas sim, que seja algo colocado no cotidiano da empresa.
A melhoria contínua precisa ser buscada constantemente pelas operadoras de saúde que queiram ser mais eficientes e organizadas, além também de conseguir se destacar no mercado.
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