e-book indicadores de internação

Dado os custos desnecessários, que podem estar associados aos processos da sua instituição em saúde, descubra no artigo a seguir como reduzi-los e deixar a sua operadora de plano de saúde mais competitiva no mercado.

O cenário de inflação médica leva instituições de saúde a tomarem ações para diminuir desperdícios que influenciam nos gastos da operação.

Ao diminuí-los é possível aumentar a margem de lucro da instituição e construir diferencial competitivo, sem afetar a qualidade do cuidado prestado ao paciente.

1- Planejamento estratégico

Para reduzir custos na gestão de operadoras de saúde, torna-se necessário um bom planejamento estratégico da operação como um todo, para entender o contexto da instituição e minimizar a ocorrência de possíveis erros e falhas.

Esse processo possui extrema relevância pois ele é o elemento essencial que permite  implementar com excelência as outras maneiras de reduzir custos na gestão de operadoras de saúde.

Essa atividade permite desenvolver um racional teórico e tomar ações com embasamento sobre o que deve ser realizado na sua instituição.

Isso permite o direcionamento assertivo de recursos valiosos como tempo, equipe, insumos médicos hospitalares, locais e outros recursos.

Além de possibilitar o melhor uso desses recursos que usualmente já são despendidos pela instituição, essa atividade também é essencial para implementar novos projetos na operação.

Ou seja, o planejamento em saúde abre uma ampla gama de possibilidades para antecipar as iniciativas que serão desenvolvidas como meios para alcançar os seus objetivos com aquele período, utilizando as ferramentas que você tem à sua disposição.

2- Implementar processos

Segundo, é importante implementar processos pois ao criá-los, a realização das atividades pertinentes à auditoria ocorrem de forma padronizada. 

Isso evita a perda de dados, a ocorrência de falhas e ainda traz agilidade para a área de auditoria da sua instituição de saúde.

O primeiro passo para implementar um processo com excelência consiste em identificar as principais necessidades atuais do seu setor de auditoria, as principais falhas e gargalos.

Logo em seguida desenhe um processo que atenda a essas demandas de forma simples e eficaz.

Em seguida, implante esse processo e monitore para avaliar a performance dos resultados que ele oferece.

3- Melhor relacionamento com rede credenciada

Como você classificaria o relacionamento que a sua instituição construiu com a rede credenciada?

Caso não seja uma relação saudável, isso pode afetar de forma negativa o desdobramento das atividades de auditoria.

Logo,  é possível melhorar o relacionamento com a rede credenciada, descubra como:

  • Mantenha um canal de comunicação um único canal de fácil acesso, que centralize as conversas de toda a equipe e possibilite o acesso rápido
  • Automatize as autorizações (consultas, exames, internações, etc.);
  • Padronize as regras contratuais de auditoria;

4- Aumentar a eficiência da equipe

O quanto custa a baixa produtividade do time para a sua instituição de saúde?

Para muitas instituições de saúde isso leva a custos exorbitantes.

Para acabar com esse pesadelo, é necessário implementar processos de monitoramento da performance do time para descobrir quais os principais gargalos.

E a partir da análise da eficiência da sua equipe de auditoria, você pode realizar os ajustes adequados para turbinar o rendimento da equipe.

Atualmente, muitas empresas adotam a tecnologia como uma forma simples, eficiente e ágil de avaliar por meio dos resultados gerados pela equipe por meio de indicadores estratégicos. 

Ao aumentar a performance da equipe, o mesmo número de auditores consegue realizar uma quantidade maior de auditorias, e ao atender mais áreas sem a necessidade de aumentar o time, isso diminui os custos da sua operação.

Além de otimizar a gestão de equipes, a tecnologia também possibilita diminuir custos de outras formas. Descubra abaixo

5- Investir em tecnologia disruptivas

Com a chegada das empresas com base tecnológica forte, as healthtech’s, vem a tona a pergunta:

É necessário implementar tecnologia nos meus processos de auditoria em saúde?

Investir nela pode economizar na casa dos milhões de reais, pois ela permite evitar desperdícios como o uso de medicamentos, tratamentos, procedimentos e outros recursos sem a real necessidade.

Além do que, com o cruzamento de dados realizado que pode ser realizado por meio do uso de inteligência artificial é possível prever possíveis cenários antes mesmo que eles aconteçam.

Isso evita falhas, eventos adversos e outras situações que podem comprometer a operação e a saúde do internado.

Logo, a tecnologia é essencial para diminuir custos.

Descubra como a tecnologia do Carefy te ajuda a diminuir custos a seguir

Como diminuir custos com o Carefy

Já pensou em diminuir em até 13% os custos da sua instituição de saúde?

Geramos esse resultado para nossos clientes, entre eles: hospitais, operadoras de plano de saúde e empresas de home care.

Atualmente monitoramos mais de 175 mil internações dessas instituições e permitimos que a gestão da internação desses pacientes ocorra de forma eficiente e assertiva por meio do direcionamento correto de time, de custos e do atendimento prestado.

Ao unificar a jornada do beneficiário em apenas uma plataforma simples e intuitiva todas as equipes têm acesso a todas as informações referentes ao processo de auditoria concorrente, auditoria de contas médicas, prorrogações e home care.

Todos esses recursos possibilitam a economia na casa dos milhões de reais, o que permite o aumento da margem de lucro para manter a instituição competitiva no mercado.

Quer otimizar processos para diminuir custos na sua empresa? Fale com o nosso time de especialistas

Banner Material Módulos da Carefy – 2