Guia auditoria

Com o alto crescimento da tecnologia, os popularmente conhecidos dados móveis não ficariam de fora. O 5G já está se tornando realidade em algumas partes do Brasil, como nas capitais, São Paulo e Brasília. Em um futuro próximo, os novos dados estarão presentes por todo o país, trazendo mais acessibilidade para a população. Mas como será o 5G na saúde?

Uma coisa é totalmente certa, tecnologia e saúde andam sempre juntas. E o 5G veio trazendo diversos benefícios para a saúde, principalmente para organizações que já estão no mercado com o propósito de unir ambas. 

Sabendo disso, a pergunta do título deste conteúdo vem à tona, “Quais serão os impactos do 5g na saúde?” A resposta está em uma palavra: benefício

No artigo de hoje, iremos mostrar quais são os impactos do 5g na saúde. Acompanhe abaixo! 

Qual a diferença entre 4G e 5G? 

Antes de irmos diretamente para os impactos dessa nova tecnologia na saúde, falaremos sobre as diferenças entre as duas redes de dados móveis. 

Primeiramente, o 4G é a rede de dados que o Brasil atualmente usa, e é disseminada em quase todos os países. A principal diferença entre ambos os serviços está na velocidade de transmissão de dados. 

O 5G é bem mais veloz que seu antecessor, o que agiliza não somente o cotidiano das pessoas, mas também de empresas como as operadoras de saúde

Veja abaixo o que o 5g oferece: 

  • Menos travamentos ao carregar páginas
  • Maior velocidade de aplicativos 
  • Exibição de vídeos mais rápida e menos pixelada 

Apesar do 5G possuir mais velocidade e maior agilidade, ele ainda está se desenvolvendo pelo país, inicialmente está se expandindo pelas capitais, como mencionado no início do conteúdo e cada vez mais pessoas e organizações estão se adequando aos novos padrões.  

5G na saúde: Qual o impacto? 

Assim como o 5G impactará na rotina dos brasileiros, não será diferente com as empresas. As operadoras de saúde, por exemplo, terão um retorno mais rápido de informações dos hospitais, principalmente quando não estiverem sob fibra óptica ou Wi-fi.  

No início do artigo, dizemos que a resposta para a pergunta do título seria benefício, e não estávamos errados. Veja abaixo os impactos do 5g na saúde

Dados mais rápidos

Com o 5G a transmissão de informação será mais rápida e mais eficiente. Possibilitando que as operadoras de saúde, tenham um maior respaldo de informações importantes sobre determinados procedimentos hospitalares. 

Telemedicina mais frequente 

A telemedicina já é uma realidade entre os brasileiros, e com o 5g é possível que ela seja consideravelmente mais frequente. Isso porque, além de terem uma resposta de informação mais rápida, o atendimento online corre menos risco de travamentos, e perda da mensagem, tendo menos ruídos entre ambos os lados. 

Além disso, o teleatendimento pode ser mais comum em áreas remotas, possibilitando que os moradores de regiões afastadas consigam cuidar melhor de sua saúde. 

Nesse artigo, já falamos sobre o futuro da saúde. Não deixe de conferir! 

Cirurgias remotas

Já foram feitas cirurgias remotas pelo globo, porém estavam propensas a problemas de instabilidade. Com o 5g esses problemas podem ser diminuídos significativamente, e os procedimentos remotos serão mais comuns. Médicos podem fazer procedimentos “de última hora” mesmo não estando no hospital 

Auditoria 

Os serviços de auditoria em saúde terão um impacto muito positivo. Mesmo com o auxílio de softwares e aplicativos de gestão, por causa de travamentos e demora para carregar as informações, o médico auditor pode perder tempo em criar relatórios, ou entrar em contato com uma equipe e a jornada do paciente é melhor acompanhada.

Com o 5G chegando no país, os problemas na demora diminuirão, e o profissional auditor será mais produtivo e eficiente em sua função. 

Conclusão 

Como vimos, o 5g possui grandes impactos na saúde, e podem melhorar as condições de trabalho dos profissionais e de vida dos pacientes. Quanto mais a nova rede entra em vigor, melhor será para as organizações. E para a saúde o principal resultado é na produtividade, tornando os processos comunicativos mais rápidos e acessíveis. 
Gostou do conteúdo? Quer sempre se manter atualizado sobre tecnologia e saúde? Inscreva-se em nossa newsletter!

Guia auditoria concorrente