banner ebook auditoria em saúde

Se você é da área de gestão, com certeza já deve ter ouvido falar sobre gestão e auditoria em saúde. Mas, você sabe a real importância deste processo?

Antes de mais nada, você precisa saber que são dois processos essenciais para implementar melhorias no ambiente hospitalar de forma eficiente e satisfatória. Portanto, vamos explicar o que é gestão e auditoria em saúde e como afetam a eficiência do setor. 

O que é gestão em saúde? 

A gestão em saúde se baseia na administração dos recursos disponíveis na instituição, que podem se resumir a organização do tempo, dinheiro, pessoas, processos e materiais.

Ainda, tem como objetivo principal a busca de soluções para tornar os processos mais eficientes, fazendo com que a rotina se torne mais fluida. 

Isso não beneficia apenas o lado administrativo e os profissionais da instituição, mas também o paciente, que receberá um atendimento de qualidade e focado no bem-estar.

Sendo assim, o gestor precisará analisar a fundo as atividades desenvolvidas e verificar de que forma são realizadas na prática. Dessa forma, poderá detectar riscos e oportunidades de melhoria, focando suas ações nas informações obtidas. 

Também é importante ressaltar que a gestão em saúde é essencial tanto em hospitais e clínicas públicas quanto nos privados.

O que é auditoria em saúde? 

A auditoria em saúde é uma análise que pode ser considerada parte da gestão. Serve para avaliar os processos, protocolos e regulações que estão de acordo com os padrões estabelecidos. Alguns dos pontos avaliados através da auditoria são:

  • funcionamento dos serviços oferecidos;
  • registro dentro das instituições;
  • conformidade com as regras estabelecidas pela ANS;
  • nível de qualidade dos serviços e resultados;
  • grau de eficiência nos processos;
  • comunicação interna.

Usando essas informações, o gestor consegue diminuir as falhas e encontrar soluções mais eficientes para as atividades da instituição. Outro detalhe importante e que vale a pena mencionar é que existem diferentes tipos de auditoria:

  • preventiva;
  • analítica;
  • operacional;
  • concorrente.

Cada uma possui suas próprias especificações e é importante manter-se a par do assunto para conhecer melhor os tipos de auditorias. Apesar disso, todas elas precisam de muita organização e planejamento para uma melhor análise. 

A tecnologia pode ajudar! Afinal, existem softwares específicos que ajudam e muito todo o processo da auditoria.

e-book auditoria concorrente

Impacto na eficiência da instituição

A ausência de gestão e auditoria em saúde, ou a má qualidade delas, se tornam muito perigosas para a administração de uma instituição. Nesses casos, é comum que muitos recursos sejam desperdiçados e que o atendimento fique desorganizado.

Um exemplo disso é o SUS, que sofre com uma média nacional de 50% de ineficiência. Porém, com uma boa gestão, compensaria a falta de recursos que vem enfrentando nos últimos anos. 

Em outras palavras, mesmo com pouco investimento, a ausência de uma boa gestão é o principal fator que provoca o desperdício do grande potencial do SUS.

Vale ressaltar que a eficiência não se limita ao aproveitamento de recursos como equipamentos, dinheiro ou pessoas. Muito pelo contrário, a eficiência também envolve a qualidade de atendimento que o paciente recebe e, consequentemente, a saúde dele. 

Como a Carefy pode ajudar?

Carefy é uma startup que surgiu com o objetivo de tornar a gestão e auditoria em saúde mais eficiente por meio de softwares que utilizam tecnologia de ponta, incluindo inteligência artificial

Nas operadoras de saúde, os atrasos nas auditorias e falta de protocolos padronizados são comuns e tornam o processo desorganizado e muito mais caro do que deveria.

Contudo, ao usar nossa tecnologia, você consegue aumentar em até 137% a eficiência da sua equipe de auditoria. A plataforma intuitiva possibilita tomar melhores decisões e diminuir custos.

Para isso, temos vários tipos de módulos que se adaptam às necessidades de cada gestão. Torne seu trabalho mais eficiente, conhecendo já a nossa plataforma!

indicadores de auditoria em saúde