Indicadores de gestão são importantes para o funcionamento de uma operadora de saúde.
Estes indicadores além de servirem para a manutenção das atividades da operadora, também são essenciais para a busca pela qualidade.
Em auditoria o processo não difere, é preciso ter em mãos indicadores que auxiliam na busca por gargalos e problemas que impeçam que as operações sejam realizadas de forma concreta e eficiente.
Falhas na auditoria podem acarretar diversos problemas, sejam eles administrativos ou assistenciais.
Para evitar que esse tipo de desfecho aconteça, o papel da auditoria analítica se faz presente. Ela é uma peça fundamental para a qualidade na gestão de auditoria nas operadoras de saúde.
Neste conteúdo, abordaremos aspectos de gestão e tomada de decisão, bem como auditoria analítica e como a tecnologia pode auxiliar nesta jornada. Boa leitura!
Indicadores de gestão: a peça essencial
Você pode estar pensando: Por que seria uma peça essencial?
Bem, os indicadores sempre foram úteis.
Apesar de não saber ao certo quem cunhou o termo, ele existe desde a década de 1990. E hoje é muito utilizado em empresas de todos os ramos e tamanhos.
Sendo um recurso muito utilizado, é comum que se torne importante com o passar do tempo.
Os KPI (sigla dada aos indicadores de desempenho) possuem diversos objetivos dependendo qual métrica a empresa deseja alcançar.
Por exemplo: eles podem ser usados para manutenção de processos ou para identificar erros. Eles proporcionam uma visão macro do estado das atividades da operadora.
Graças aos indicadores de gestão as operadoras de saúde conseguem analisar a performance da empresa e consequentemente tomar decisões importantes para o futuro da organização.
Como falado acima a ferramenta possui diversos objetivos e o que pode ser um KPI para uma empresa pode não ser para outra.
Por exemplo: em hospitais, a higienização é um indicador importante a ser mensurado, porém, para uma operadora de saúde, este pode não ser um KPI pertinente.
Por isso, gestores bem como auditores analíticos precisam buscar por indicadores que façam sentido para sua instituição e o mercado que está inserido.
Como no exemplo acima, mesmo sendo instituições do mesmo setor (saúde), seus objetivos podem ser diferentes.
Por fim, ao falarmos de KPI precisamos citar os tipos existentes.
Dessa forma fica mais fácil como aplicar em sua organização.
São eles:
- Produtividade: mede a produtividade da empresa com todas as suas atividades, também abrange aos colaboradores;
- Qualidade: Servem para acompanhar a qualidade dos serviços prestados, não somente no atendimento, mas também a materiais, como equipamentos;
- Capacidade: O quanto a operadora consegue entregar em volume o serviço;
- Estratégicos: Estão ligados diretamente às estratégias realizadas no planejamento.
Tecnologia no processo de gestão
A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na gestão de operadoras de saúde, permitindo a melhoria da eficiência e eficácia dos processos, bem como a prestação de um serviço mais personalizado aos pacientes.
Algumas das principais áreas em que a tecnologia pode ser aplicada incluem:
- Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP): A implantação de um PEP permite a centralização de informações do paciente em um único lugar, facilitando o acesso aos dados clínicos relevantes.
Com o PEP, é possível ter uma visão mais abrangente do histórico do paciente, permitindo que os profissionais de saúde tomem decisões mais precisas e eficazes.
- Análise de dados e Business Intelligence: A coleta e análise de dados permite que as operadoras de saúde identifiquem padrões e tendências, permitindo a tomada de decisões mais informadas e a identificação de oportunidades de melhoria.
A análise de dados também pode ser usada para prever a demanda por serviços de saúde e otimizar a alocação de recursos.
- Dispositivos móveis e aplicativos: O uso de dispositivos móveis e aplicativos permite que os pacientes monitorem sua saúde, acessem informações médicas, agendem consultas, recebam lembretes de medicamentos, entre outras funcionalidades.
Tornando-se fácil e conveniente o gerenciamento da saúde pessoal.
- Na auditoria: A tecnologia na saúde desempenha um papel importante na auditoria, permitindo que as organizações de saúde gerenciem e analisem abundância de dados de forma mais eficiente e precisa, como, por exemplo, software de auditoria da Carefy.
Isso inclui o uso de sistemas de informação de saúde eletrônicos (EHRs), softwares de gerenciamento de dados e análise e ferramentas de visualização de dados.
Por trás dos palcos: auditoria analítica
A auditoria analítica na saúde é uma técnica de auditoria que envolve a análise de dados financeiros e operacionais para identificar possíveis gargalos ou padrões que possam indicar a ocorrência de fraude, desperdício ou abuso no sistema de saúde.
Essa técnica de auditoria envolve a utilização de ferramentas e técnicas de análise de dados, incluindo análise de tendências e comparação de variações, para identificar áreas onde as despesas ou práticas de saúde possam estar fora do normal.
Por exemplo: a auditoria analítica pode ser usada para detectar padrões de prescrição de medicamentos que estão fora do padrão ou para identificar práticas de faturamento inadequadas.
Além disso, pode ser usada para identificar tendências de uso de serviços de saúde por paciente ou por região, o que pode ajudar as organizações de saúde a identificar áreas onde é necessário aprimorar a gestão de recursos e serviços.
A auditoria analítica na saúde é uma técnica poderosa para identificar problemas financeiros e operacionais que afetam a eficiência e eficácia dos serviços de saúde.
No entanto, é importante lembrar que essa técnica não substitui a experiência e julgamento dos profissionais de saúde e auditores, mas sim os complementa.
Como a Carefy auxilia os profissionais de auditoria?
O software Carefy foi desenvolvido para auxiliar as operadoras de saúde a aumentarem sua eficiência e qualidade e redução de gastos desnecessários.
Através das ferramentas para auditores e gestores é possível ter uma ampla visão dos processos de auditoria, como, por exemplo, indicadores personalizados sob determinada atividade e relatórios completos sobre as atividades.
Além de contar com alertas que auxiliam na detecção de possíveis inconformidades.
Como o software Carefy, a auditoria analítica se torna mais assertiva, conseguindo identificar de forma precisa os gargalos e problemas que podem acarretar gastos desnecessários para a operadora de saúde.
Sabemos que o uso de papel e planilhas ainda são muito recorrentes na auditoria, e por serem muito sensíveis, qualquer descuido pode tornar a prática um grande problema.
Por isso, a ferramenta Carefy é equipada com o essencial para a gestão e auditoria.
O Carefy é equipado com os seguintes módulos::
- Autorização de Guias;
- Auditoria Concorrente;
- Auditoria de contas;
- Prorrogações;
- Home Care;
- Indicadores e relatórios.
Clique aqui e acesse nosso site para nos conhecer melhor, temos detalhadamente cada etapa do processo de auditoria. Lá também, você poderá tirar suas dúvidas, diretamente pelo chat com nossos especialistas e poderá marcar uma demonstração totalmente gratuita!
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