A eficiência operacional é muito almejada por todas as empresas, isso se dá pois elas buscam evitar ao máximo desperdício, seja de tempo ou financeiro, o importante é evitar gargalos e ter mais eficiência em todas as operações da empresa. 

Para isto é usado a otimização da eficiência operacional, isso quer dizer que são ações que visam a otimização da eficiência operacional da operadora de saúde ao realizar auditoria. No conteúdo de hoje mostraremos como realizar a otimização na auditoria em saúde. Boa leitura! 

O que é eficiência operacional 

É a capacidade que uma empresa tem de usar seus recursos de maneira eficiente para a redução de recursos. Em outras palavras, é a capacidade da empresa de produzir serviços de maneira eficiente e eficaz, ou seja, com o menor custo e com a maior qualidade possível.  

Quando uma empresa consegue alcançar uma eficiência operacional elevada pode ajudá-la a se tornar mais competitiva no mercado e a obter melhores resultados financeiros.

Sendo assim, quanto mais eficiente uma operação, menos recursos são necessários para atingir os mesmos resultados, o que pode levar a economias de custo e aumento de lucro. 

Como aumentar a eficiência na auditoria?

Existe algumas maneiras de aumentar a eficiência operacional de uma operadora de saúde, incluindo:

  • Automatização de tarefas;
  • Eliminação de atividades desnecessárias;
  • Melhoria da comunicação;
  • Colaboração entre os profissionais;
  • Uso de tecnologias avançadas.

Automatização de tarefas

Significa usar a tecnologia para realizar atividades sem a necessidade de presença e interferência humana. Podendo ser através de por exemplo o uso de software de auditoria que automatiza certas atividades. Assim o profissional retém mais tempo e consegue focar em tarefas prioritárias. 

Eliminação de atividades desnecessárias

Será que aquela atividade precisa realmente ser feita? Atividades desnecessárias podem ser quaisquer atividades que não terão impacto na entrega final do processo de auditoria. 

Essas tarefas podem ser deixadas de lado; o quão desnecessário é uma atividade ou não cabe ao gestor decidir, ou até mesmo reuniões com outros profissionais que auxiliem na priorização. 

Melhoria da comunicação

Já falamos no blog que a comunicação é importante para o setor da saúde, e dentro de uma instituição de saúde é preciso que o fluxo esteja alinhado para que não haja ruídos que impedem que a mensagem não seja entendida corretamente. 

Centralizar a comunicação em um canal pode ser uma solução de melhoria. Isso porque os profissionais estão usando apenas um meio comunicativo, evitando que a mensagem seja perdida em outro local. 

Se não for o caso centralizar, que haja integração da comunicação, unindo todos os canais que a organização usa a fim de passar uma mensagem certeira. 

Colaboração entre os profissionais

Ambientes ruins deixam os colaboradores desmotivados e desanimados, e assim a entrega do trabalho acaba por ser afetada, podendo piorar a longo prazo. É importante ter um ambiente que proporcione a colaboração, harmonia e profissionalismo entre os funcionários. 

Uma maneira de realizar essa colaboração é investir em treinamentos que foquem no desenvolvimento de relações internas. Desse modo os profissionais se sentirão mais motivados. Ambientes amigáveis proporcionam a eficiência da equipe, para assim os objetivos e as metas sejam alcançados com maestria. 

Uso de tecnologias avançadas

Nós também já falamos (e muito) a respeito do uso de tecnologias para a saúde, não poderíamos deixar de fora, a tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas e se tornou algo natural ao longo do tempo. 

Hoje existem diversos aparelhos no mercado com alta tecnologia. Porém muitas empresas por serem de certa forma antigas acabam por não irem atrás desse tipo de mudança, dizendo de forma direta elas estão perdendo oportunidades. 

Ao implementar tecnologia na auditoria, a promessa de resultados pode parecer um “sonho distante” porém o que realmente é encontrado é o contrário.

Por exemplo, softwares de auditoria focam em trazer resultados reais e não intangíveis para as operadoras. Resultados reais podem ser, redução de glosas hospitalares, aumento da eficiência da equipe, redução de custos desnecessários, etc. 

É muito fácil perder informações quando não se usa tecnologia avançada, além disso é fácil também que haja vazamento de dados sensíveis dos pacientes, o que pode pesar em cima das operadoras por causa da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

Como o Carefy pode te ajudar? 

O software Carefy foi desenvolvido para auxiliar as operadoras de saúde a serem mais efetivas nos processos de auditoria. Sabemos o quanto é complicado manter uma base para a auditoria. Geralmente as operadoras fazem o uso de planilha e papéis que dificultam as atividades do profissional e da equipe em geral. 

O software é equipado com módulos que realmente impactam no trabalho do auditor, por exemplo, módulo de auditoria de contas, onde é possível ter acesso a painéis personalizáveis, relatórios e sinalizações de glosas. 

Em Home Care é possível acompanhar a evolução dos pacientes, analisar plano terapêutico, formulários como ABEMID e NEAD, além também de manter chat com a equipe. 

Acesse nosso site e conheça mais sobre nossos serviços, você conhecerá cada módulo Carefy mais detalhadamente, além de poder tirar suas dúvidas com nossos especialistas diretamente pelo chat! 

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