A auditoria operacional em enfermagem não é somente uma ferramenta, mas sim uma parte essencial para garantir a qualidade da assistência aos pacientes e das operações de uma instituição. 

Com o crescente avanço da tecnologia, é possível utilizar recursos digitais, visando tornar o processo mais preciso e eficiente. 

E no conteúdo de hoje, você irá entender o papel importante da tecnologia no processo de auditoria operacional em enfermagem. 

Boa leitura! 

O que é auditoria operacional em enfermagem?

Podemos definir a auditoria operacional em enfermagem como um processo de avaliação sistemática e contínua da qualidade dos serviços de enfermagem prestados em uma instituição de saúde. 

Além da avaliação, esse processo identifica os pontos fortes e fracos do atendimento, bem como propõe melhorias que garantem o bem-estar e a segurança dos pacientes. 

Entre as atividades de um auditor operacional em enfermagem, encontramos: 

  • Planejamento e organização do que será avaliado, definindo escopo e objetivos;
  • Inspeções de equipamentos e instalações;
  • Entrevistas com os profissionais; 
  • Elaboração de relatórios;
  • E muito mais.

Esse tipo de auditoria pode ser realizada internamente, por profissionais da própria instituição ou, externamente, por empresas especializadas em auditoria.  

Como a tecnologia pode ser utilizada?

A tecnologia, ela é grande aliada na auditoria operacional em enfermagem, permitindo uma avaliação precisa e eficiente dos serviços oferecidos. 

Softwares especializados, como o Carefy, auxiliam na coleta e análise de dados, permitindo identificar padrões e possíveis inconformidades, o que garante a geração de relatórios detalhados sobre a qualidade do atendimento. 

Além disso, a tecnologia pode ser utilizada no monitoramento dos profissionais de enfermagem, garantindo que eles estejam seguindo as boas práticas e protocolos de segurança estabelecidos pela instituição.

Com o uso da tecnologia, a auditoria realizada é mais completa e eficaz, garantindo a qualidade nos serviços dos profissionais de enfermagem e promovendo a segurança dos pacientes. 

Confira este conteúdo sobre as metas internacionais de segurança do paciente! 

Quais são as vantagens da utilização da tecnologia na auditoria operacional em enfermagem?

Ao utilizar tecnologia nos processos de auditoria operacional em enfermagem, as instituições estão promovendo a inovação tecnológica, aumentando oportunidades de crescimento no mercado. 

Podemos citar vantagens como:

  • A avaliação precisa e eficiente dos serviços prestados;
  • A identificação de padrões nas atividades de enfermagem;
  • A geração de relatórios detalhados que auxiliam na compreensão do estado das atividades de enfermagem pelo gestor;
  • A garantia do cumprimento de protocolos de segurança;
  • E muito mais.

É importante destacar que, apesar das vantagens, para que a contratação de uma nova tecnologia para o seu processo seja benéfica, é necessário que a instituição possua um planejamento completo sobre a aplicação da tecnologia na sua instituição.

Isso evita o desenvolvimento de questões financeiras ou de não adaptação dos profissionais ao recurso. 

Ou seja, o planejamento e gestão estratégicas são a chave para o sucesso.

Quais são as ferramentas disponíveis para a auditoria operacional em enfermagem?

Dentre as ferramentas disponíveis, o software de auditoria Carefy se torna um forte aliado nos processos, auxiliando gestores e auditores em suas operações. 

O software é responsável por unificar:

A ferramenta disponibiliza recursos importantes para os profissionais, como sinalizações de inconformidades, tornando o trabalho dos profissionais de auditoria operacional em enfermagem mais assertivos e eficientes. 

O software garante a automatização e permite mais precisão, facilitando a análise e identificação de problemas e oportunidades de melhoria nos serviços de enfermagem.  

Como implementar a tecnologia na instituição?

Por fim, para implementar a tecnologia na auditoria operacional em enfermagem é importante identificar as necessidades e os objetivos da instituição.

Também é importante fazer uma análise de quais são as ferramentas mais adequadas, aquelas que vão atender de fato as demandas da equipe de enfermagem.

Outro ponto importante é a capacitação dos profissionais, visto que se trata de um processo fundamental que garante que os profissionais estejam preparados para lidar com a ferramenta. 

Os treinamentos são o momento em que os colaboradores esclarecem dúvidas, fator que evita a não adaptação por parte deles com a nova tecnologia.

Além disso, a avaliação constante dos resultados auxilia a instituição a fazer reajustes necessários para garantir a eficácia da auditoria operacional. 

Conheça o Carefy

Por que escolher o Carefy para sua instituição?

O Carefy é um software de auditoria médica e monitoramento de pacientes internados, que auxilia operadoras de saúde a se tornarem mais eficientes, através da redução de custos desnecessários, diminuição de erros, e demais problemas que envolvem as atividades de auditoria e monitoramento de pacientes internados. 

O software é equipado com diversos módulos, sendo:

  • auditoria concorrente
  • auditoria de contas hospitalares
  • autorização de guias
  • prorrogação
  • Home Care 

Cada módulo foi feito para cada fase da jornada do paciente, começando desde sua entrada no hospital, até o fechamento de sua conta. 

A ferramenta ainda conta com mais de 60 indicadores, que auxiliam os profissionais a tomarem melhores decisões envolvendo determinado obstáculo. 

Confira alguns de nossos indicadores: 

  • Altas por tipo;
  • Média de permanência por CID;
  • Pacientes por mês por CID;
  • Comorbidades nas internações;
  • Taxa de reinternação por credenciado; 
  • Custo total;
  • Valor glosado por categoria;

Bem completo, não é? Leve o Carefy para sua instituição e tenha mais eficiência! Clique aqui e acesse nosso site e conheça mais do que nossas soluções. 

Banner Material Módulos da Carefy – 2