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No mundo globalizado em que vivemos é relevante que os serviços de saúde ofereçam seus serviços com qualidade. Afinal, um péssimo serviço pode ser deixado à deriva no mercado, sem nenhum cliente e tendo a alta probabilidade de fechar suas portas. 

As operadoras de saúde não precisam somente oferecer qualidade, mas também saber como alcançar tal objetivo. 

Não é uma tarefa fácil, muito pelo contrário, ela pode ser complicada, porém, é possível sim alcançá-la. 

Com isso, dentre as diversas possibilidades de busca pela qualidade, se encontra a auditoria prospectiva

Você, gestor em saúde, precisa prestar bem atenção neste tipo de auditoria, ela é tão importante quanto as demais e precisa ser colocada em prática. 

Dessa forma, você trará benefícios para sua organização e conseguirá manter uma boa posição no mercado globalizado. 

E por isso, no conteúdo de hoje, abordaremos este tópico importante e também daremos dicas de como melhorar esse tipo de auditoria na sua operadora de saúde. 

Lembre-se de anotar os pontos importantes e boa leitura! 

Entendendo a auditoria prospectiva 

Auditoria prospectiva trata-se de realizar ações antes de qualquer processo, ou seja, avalia um procedimento antes de sua execução. 

O significado da própria palavra dá uma dica a respeito do seu propósito. 

Segundo o dicionário, prospectiva significa:

O que se vê ao longe; que se relaciona com o futuro.

A auditoria prospectiva é o processo de análise técnica administrativa, realizada antes de procedimentos como:

  • Cirurgias;
  • Consultas clínicas;
  • Exames;
  • Internações;
  • Atividades diversas.

O objetivo é prevenir que problemas surjam antes mesmo da atividade ser realizada.

Por exemplo: fazer a prevenção de eventos adversos que podem facilmente ser evitados e minimizar qualquer prejuízo ao quadro clínico do paciente. 

Ou seja, “tudo que se vê ao longe”, são medidas tomadas para evitar que o futuro de alguma atividade seja prejudicado, fazendo que seu desfecho seja bem executado e de qualidade. 

Vale ressaltar que a auditoria prospectiva também se relaciona com aspectos administrativos, financeiros, legais e assistenciais. 

A auditoria prospectiva pode ser aplicada em praticamente todas as áreas de uma operadora de saúde, bem como em outras instituições de saúde. 

A longo prazo, esse tipo de auditoria traz a redução de desperdícios de recursos e financeiros, a otimização de atividades, bem como a melhora da experiência do paciente

Se está em dúvida a respeito da aplicação em sua operadora, abaixo abordaremos um pouco mais sobre a era digital que vivemos e como o comportamento da sociedade influencia o setor. 

Saúde na era digital 

Aqui o intuito não é falar dos benefícios que a transformação digital trouxe para a sociedade, como Internet das Coisas ou IA na saúde. 

Mas sim, que ela trouxe algo importante para as pessoas: informação

O acesso à informação mudou completamente como as pessoas interagem com tudo em suas vidas. 

Essa mudança pode facilmente ser vista com a integração com o setor da saúde, tendo em vista que pesquisas no Google podem ser feitas sobre tudo, desde dicas de saúde até sobre os desafios que o setor enfrenta

Com esta democratização da informação, a população parou de ser apenas consumidores passivos, e passou a ter um papel ativo em suas decisões e o que querem consumir. 

Além disso, estas mesmas decisões afetam também as operadoras de saúde. 

Para termos uma visão macro, o país é o 5.º maior consumidor de internet do mundo, tendo 165 milhões de usuários acessando.

Essa disseminação do acesso pode ser ligada ao fato de que hoje os dispositivos smartphones são muito comuns e mais disponíveis, e assim mais pessoas conseguem ter mais acesso. 

Com este alto número de pessoas buscando mais conhecimento e se tornando mais ativa, as operadoras precisam seguir e se atualizarem também nestas questões. 

Pessoas não irão procurar planos de saúde que não entregam com o que prometem, que ferem legislações importantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar ou até mesmo que praticam atos que ferem as boas práticas em saúde

O que isto tem a ver com auditoria de prospectiva? Tudo! 

Com esta era conectada, as operadoras precisam buscar através da auditoria prospectiva formas de promoverem a qualidade de seus serviços, tendo em vista que o acesso à informação por parte das pessoas pode não trazer benefícios para sua instituição. 

Neste ponto, você deve estar se perguntando: 

Como faço para realizar melhoria em minha operadora? 

É isto mesmo que abordaremos logo abaixo. 

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Como melhorar a auditoria prospectiva em minha operadora de saúde? 

Vimos durante o conteúdo, como a auditoria prospectiva é importante para as operadoras de saúde, bem como acesso à tecnologia proporciona a implantação, de certa forma, disruptiva da auditoria prospectiva. 

Agora, daremos algumas dicas de como melhorá-la na sua operadora. Confira abaixo. 

Disponibilize automatização de autorizações

Automatização é a prática de utilizar uma solução informática para facilitar processos manuais. 

No setor da saúde, a utilização da automatização é importante no processo de autorização de procedimentos e é usada para garantir que todos os usuários recebam as autorizações corretas e evitar erros.

Dessa forma, a automação dos pedidos de autorização pode ser o início de uma boa auditoria prospectiva.

Estabeleça diretrizes claras

Defina as diretrizes e os critérios que serão utilizados para avaliar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados na sua instituição de saúde.

Essas diretrizes devem ser claras e objetivas para orientar os auditores durante o processo de auditoria.

Utilize ferramentas de análise de dados

Utilize ferramentas de análise de dados para avaliar o desempenho das operadoras de saúde e identificar áreas que precisam de melhorias. 

A análise de dados pode ajudar a identificar padrões e tendências que podem ser usados para melhorar o desempenho das operadoras de saúde.

Realize treinamentos para auditores 

Os treinamentos são importantes para os profissionais, já que auxiliam em seu desenvolvimento profissional. 

Garanta que os profissionais auditores tenham um treinamento adequado e contínuo para realizar a auditoria prospectiva.

Isso pode incluir treinamentos sobre as diretrizes de auditoria, as ferramentas de análise de dados e as melhores práticas para a avaliação dos serviços prestados.

Promova a transparência 

Mantenha um canal de comunicação aberto entre a operadora de saúde, os auditores internos e externos e a rede credenciada, promovendo a transparência e a troca de informações. 

Isso pode ajudar a identificar problemas e soluções mais rapidamente e aumentar a efetividade da auditoria.

Monitore os resultados 

Monitore regularmente os resultados das auditorias prospectivas e avalie os dados para identificar áreas que precisam de melhoria. 

Com base nesses resultados, execute mudanças e ajustes no processo de auditoria para melhorar a efetividade do processo.

Como observamos no conteúdo de hoje, a auditoria prospectiva não deve ser apenas pensada pois precisa ser implementada, visando a qualidade no serviço e na redução de problemas e gargalos que ocorrem nas atividades diárias de uma operadora de saúde. 

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