banner ebook auditoria em saúde

Em uma instituição de saúde acontece o fluxo de várias informações sobre o paciente. Você sabe qual a importância de compilar esses dados em uma base de dados? 

Continue a leitura para descobrir

O que é uma base de dados em saúde?

Os bancos de dados de saúde são sistemas nos quais os profissionais de saúde inserem rotineiramente dados clínicos e laboratoriais. Uma das formas mais usadas de bancos de dados de saúde são os registros eletrônicos de saúde (EHRs).

Se a base de dados em saúde ainda parece abstrata para você, veja alguns exemplos de base de dados em saúde.

  • Prontuário eletrônico
  • Sistema de auditoria em saúde
  • BI

Entender a situação do Paciente

Antes de mais nada, proporcionar um cuidado de qualidade ao paciente é uma das prioridades de  muitas instituições de saúde de excelência.

Logo, as bases de dados de saúde são de extrema importância, pois possibilitam entender de forma sistêmica o que acontece com o mesmo.

Se você está perguntando como isso acontece, tenho a resposta para você:

Com a base de dados em saúde é possível:

  • Prevenir doenças
  • Monitorar condições clínicas 
  • Prever o surgimento de quadros clínicos
  • Sinalizar possíveis não conformidades.
  • Aumentar a qualidade do cuidado prestado ao paciente

Se você está se perguntando como a base de dados permite alcançar resultados tão bons no que tange a assistência em saúde, a resposta é simples.

e-book auditoria concorrente

Com base nos indicadores gerados pelo sistema, é possível metrificar a performance do cuidado prestado ao paciente, em relação a:

  • reinternações
  • comorbidades
  • ocorrência de eventos adversos

Assim identifica-se os principais gargalos e inicia-se um processo contínuo de implementação de melhorias na operação.

Interoperabilidade

Além de ter acesso a esses dados, é importante que eles estejam interligados.

Ou seja, se a base de dados em saúde pertinente ao que ocorreu com o paciente pertinente ao processo de auditoria concorrente, estiver integrada com os sistemas de auditoria de contas, por exemplo, é possível realizar um monitoramento mais assertivo da jornada completa do paciente.

Assim, cada vez mais a operação pode ficar mais eficaz, ou seja, oferecer um cuidado melhor, com menos custos.

Planejamento

Ainda,  é possível usar a base de dados como norte para criar o planejamento estratégico da operação, pois a partir deles é possível entender a real situação da empresa, os principais pontos de melhoria e como a rota da instituição pode ser ajustada para que a mesma atinja as metas e objetivos chave.

Com a tomada de decisão embasada no planejamento estratégico desenvolvido através da análise da base de dados, é possível

Conclusão

A base de dados em saúde é de extrema relevância para potencializar os resultados do setor, principalmente na gestão em saúde. Deixe nos comentários o maior insight que obteve com esse conteúdo.

indicadores de auditoria em saúde