Não há dúvidas de que o dia a dia de uma operadora de plano de saúde envolve antecipar cenários e usar os seus recursos da melhor forma possível. 

Porém, como ter certeza de que você está dedicando os recursos adequados a cada demanda? É nesse contexto em que fica clara a necessidade de um bom planejamento estratégico em saúde. 

Esse processo deve fazer parte da sua rotina, além de contar com o apoio das ferramentas mais adequadas para entregar qualidade em cada etapa.

O Carefy é um software especializado em auditoria capaz de reduzir os seus custos de internação. Essa é a peça que faltava para o seu planejamento estratégico em saúde alcançar total excelência.

Quer saber mais sobre os motivos que levam o Carefy  a beneficiar  sua operação e a importância de um planejamento estratégico em saúde?

 Então, confira as informações a seguir.

O que é um planejamento estratégico na saúde?

As iniciativas do dia a dia de uma operadora de plano de saúde merecem atenção e o direcionamento adequado.

O melhor uso dos seus recursos e a entrega de uma experiência superior ao paciente dependem de um bom planejamento.

Quando se fala em planejamento estratégico em saúde, a ideia é antecipar as iniciativas que serão desenvolvidas como meios para alcançar os seus objetivos com aquele período, utilizando as ferramentas que você tem à sua disposição.

Esse é o espaço dedicado a condicionar as suas ações às suas metas, desenvolvendo iniciativas que consigam unir essas duas pontas. É nesse planejamento que também ficam previstos os profissionais mais adequados para delegar tarefas importantes.

A seguir, veja quais são as principais informações que devem constar no seu planejamento estratégico em saúde:

  • Os seus objetivos e metas, além do tempo para atingi-los;
  • A análise do cenário da saúde em que a sua operadora está inserida;
  • A identificação dos indicadores mais importantes que têm relação com seus objetivos;
  • O descritivo das ações planejadas para alcançar tais objetivos;
  • A definição de como seus resultados serão mensurados para se certificar do seu sucesso.

Por que um planejamento estratégico em saúde é importante para uma operadora?

Uma operadora de plano de saúde precisa sempre dedicar os recursos mais adequados para cada demanda dos pacientes em cada caso. 

No entanto, nem sempre esses caminhos são tão claros, podendo dar espaço a falhas e desperdícios.

No entanto, planejar o uso de seus recursos periodicamente é uma ótima forma de evitar que esses problemas aconteçam. Ao mesmo tempo, é uma decisão fundamental para que seja possível alcançar os seus objetivos periodicamente.

Afinal, o planejamento estratégico envolve o desenvolvimento das iniciativas mais adequadas para cada objetivo e meta da sua operadora de plano de saúde. 

Essa é uma forma bastante eficaz de condicionar todas as suas ações apenas ao que é importante para as suas operações e tornar a gestão da instituição ainda mais otimizada.

Por fim, um planejamento estratégico em saúde também serve como documento para ser consultado no futuro. Você pode aprender com as suas iniciativas anteriores para aprimorá-las ou corrigi-las dependendo dos seus resultados.

Como a auditoria é essencial para um bom planejamento estratégico em saúde?

O processo de auditoria em saúde envolve avaliar se o atendimento e os procedimentos médicos oferecidos nas instituições de saúde são pertinentes. É algo essencial para que a qualidade e a segurança do atendimento sejam garantidas.

Essa atividade também é capaz de oferecer dados valiosos para a elaboração dos seus próximos planejamentos. 

Isso se deve principalmente ao histórico de atendimentos e as tendências de evolução dos pacientes. Dessa forma, será possível planejar o melhor uso dos seus recursos.

5 motivos para considerar o Carefy para o seu planejamento estratégico em saúde

O processo de auditoria em saúde depende da sua capacidade de enxergar todas as pontas da sua operação e identificar as melhores ações para aproximar você de seus objetivos. Tudo isso fica muito mais fácil ao contar com uma ferramenta como o Carefy.

Confira a seguir quais são os 5 principais motivos para considerar nossa solução como parte do seu planejamento estratégico em saúde.

1. Retorno sobre investimento de até 100 vezes

Uma grande dificuldade entre gestores de operadoras de saúde é justificar a necessidade de uma solução e provar o Retorno sobre Investimento. Entendendo essa problemática, a tendência é que não irá demorar muito até a sua instituição obter o retorno sobre investimento depois de contratar a solução. 

Levantamentos com os clientes apontam um ROI de 100 vezes nos 6 primeiros meses de uso da ferramenta.

Isso se deve principalmente ao fato do nosso software ajudar as instituições de saúde a otimizar as diversas pontas de atuação da operação.

Por fim, vale reforçar que esse resultado é plenamente mensurável. 

Afinal, um dos benefícios de trabalhar com o Carefy é poder acompanhar de forma minuciosa os seus indicadores estratégicos, algo essencial para se certificar de seu ROI e demais métricas.

2. Controle sobre o que acontece na operação

Um bom planejamento estratégico em saúde possibilita acompanhar de forma detalhada tudo o que acontece nas suas operações do dia a dia. 

O Carefy possibilita visualizar as várias pontas da sua atuação como operadora de plano de saúde. 

Isso vai desde questões relacionadas a conta como também ao acompanhamento do quadro de saúde do paciente.

Essas informações serão essenciais para que você possa consolidar as melhores ações estratégicas no dia a dia para atingir os seus objetivos. 

Afinal, mais informação é sempre positivo para identificar gargalos que necessitem de correção e implementar melhorias.

3. Aumento da eficiência da equipe em até 137%

Toda empresa sempre deseja aumentar o desempenho de suas equipes, mas nem sempre contam com os recursos certos para efetivar essa iniciativa

Ao contar com o Carefy, você poderá ter o monitoramento necessário para identificar os pontos de aprimoramento por meio dos indicadores de performance da equipe.

É possível verificar a produtividade por profissional e da equipe por meio da quantidade de contas auditadas, internações cadastradas, internações auditadas e outros indicadores.

Mais do que medir quantas contas ou pacientes foram auditadas, o Carefy permite quantificar a economia gerada por glosa. 

Assim a sua instituição tem maior controle sobre o direcionamento de recursos.

Mais uma vez, os dados de clientes da plataforma comprovam a eficácia dessa decisão para o planejamento estratégico em saúde. 

Eles conseguiram observar até 137% de aumento na eficiência de suas equipes depois que começaram a utilizar a ferramenta em seu dia a dia.

Isso é uma consequência da possibilidade de identificar pontos falhos nas operações e otimizar as suas iniciativas tendo seus objetivos como foco principal. 

O acompanhamento minucioso de métricas de desempenho também ajuda muito nesse contexto.

4. Diminuição de custos em até 13%

Outro aspecto importante de qualquer planejamento estratégico em saúde envolve identificar falhas que causam prejuízo e aumentam os seus custos. 

Ao identificar esses pontos de atenção e implementar melhorias de ponta a ponta nos processos  você pode reduzir gastos desnecessários, e por consequência,  diminuir custos.

O uso do Carefy nas operações do dia a dia é capaz de diminuir em até 13% os custos de internação de uma instituição de saúde. 

Esse é um dado bastante valioso que revela como é possível estabelecer um vínculo entre a otimização de processos e o seu orçamento.

Isso também será fundamental para viabilizar ações futuras em seu planejamento estratégico em saúde. 

Quanto menos custos você tiver, mais poderá utilizar de seu orçamento para iniciativas capazes de aproximar cada vez mais as suas operações dos seus objetivos de médio e longo prazo.

Ainda, isso permite trazer competitividade para a sua empresa no mercado.

5. Aumento da margem de lucro da instituição

O uso do Carefy é capaz de aumentar a eficiência da gestão da internação do dia a dia e diminuir o custo assistencial. 

Dessa forma, as instituições de saúde conseguem aumentar a sua margem de lucro sem impactar negativamente na experiência e no tratamento dos pacientes.

Esse benefício é possível graças 

banner porto seguro
  • A unificação da jornada do paciente;
  • Centralização e padronização de dados;
  • Integração do Carefy com outros sistemas;
  • Indicadores estratégicos.

Que possibilitam identificar o melhor uso para os seus recursos em cada situação, algo que é fundamental para qualquer planejamento estratégico em saúde.

A partir dessas informações, você também pode estabelecer padrões para serem implementados em seus processos. 

Dessa forma, a sua operadora de plano de saúde entrará em um curso de aprimoramento constante capaz de entregar resultados cada vez melhores e que colaboram para aumentar a margem de lucro da operação.

Quais são os principais recursos do Carefy para o planejamento estratégico em saúde?

Através dos recursos do sistema é possível otimizar os processos das operadoras de plano de saúde, permitindo diminuir custos, reduzir a média de permanência e aumentar a eficiência da equipe.

A seguir, conheça as funcionalidades de destaque e como elas ajudam no planejamento estratégico em saúde.

Módulo de Auditoria concorrente

O módulo do Carefy dedicado a auditoria concorrente permite focar na avaliação da jornada do paciente internado. 

Assim, é possível compreender se o tratamento direcionado é pertinente com o seu quadro clínico, isso possibilita direcionar ações que contribuam para a melhora da saúde do beneficiário.

Isso possibilita a diminuição da média de permanência do paciente na instituição em até 40%. 

E, quanto menos tempo o paciente permanece no ambiente hospitalar, menores as chances de desenvolvimento de desdobramentos como infecções hospitalares.

Portanto, isso permite a garantia do cuidado prestado ao paciente e a otimização dos recursos da instituição de saúde.

Ainda, este módulo atende às necessidades tanto da equipe externa quanto interna de auditoria, que tem acesso em tempo real às informações.

Isso permite otimizar a agilidade de cada etapa do processo para atender às características do seu planejamento.

Como resultado, você poderá se aproximar mais dos seus objetivos e metas.

Módulo de Auditoria de contas médicas

O módulo de auditoria de contas médicas do Carefy possibilita verificar a pertinência  do que consta na conta ao comparar com o que foi realizado no processo de auditoria clínica.

Isso é possível pois o profissional de contas médicas têm acesso a todos os dados inseridos na plataforma pelos profissionais de auditoria médica em tempo real.

Com o Carefy você tem acesso ao capeante digital e tem o checklist completo do que deve ser verificado.

Tudo isso contribui para evitar desperdícios e cometer erros.

Ainda, são gerados uma gama de indicadores de extrema importância relacionados à saúde financeira, da instituição, como a economia gerada por glosa.

Assim, você fica no controle sobre a operação, consegue demonstrar de forma mais exata os resultados financeiros da sua instituição e ainda, diminuir custos desnecessários.

Módulo de Prorrogações

A perda de prazos importantes durante o processo de tratamento e internação de um paciente pode ocasionar problemas custosos para a operadora de plano de saúde.

É por isso que vale a pena usar uma ferramenta como o Carefy, que traz um módulo dedicado a acompanhar de perto os prazos acordados entre prestador e operadora nas prorrogações de internação.

O módulo de prorrogações consiste em tornar acessíveis todas as informações necessárias para ter autonomia em suas decisões diante da jornada do paciente. 

É possível analisar pedidos e se comunicar diretamente com os prestadores usando um chat em tempo real que armazena seu histórico para consultas posteriores.

Módulo de Home Care

Ainda, sabemos que a internação domiciliar pode ser desafiadora para instituições de saúde, já que exige bastante organização e um planejamento robusto para não gerar desperdícios nem falhas na jornada do paciente. 

O Carefy tem um módulo dedicado exatamente a esse trabalho para que você fique em sintonia com os seus objetivos.

O módulo de home care possibilita consultar o histórico do que foi direcionado ao paciente durante a sua internação na instituição de saúde por meio de uma linha do tempo.

Isso permite analisar internações, CID’S, procedimentos direcionados ao internados, dietas e muito mais

Assim é possível entender de forma mais ampla o quadro clínico do paciente e tomar ações com mais assertividade.

Além de consultar tudo o que foi direcionado, o Carefy permite o registro de todas as informações referentes a:

  • Tratamentos 
  • Procedimentos 
  • Medicamentos 
  • Materiais
  • Dietas
  • CID’S sensíveis

Todos esses dados podem ser inseridos de forma rápida e centralizada, de acordo com as categorias existentes na plataforma. 

Esse módulo permite que as instituições de saúde conquistem os seguintes resultados:

  • 230% de aumento da eficiência
  • Mais de 300% de envio de pacientes para envio para medicina preventiva

Planejamento estratégico com as ferramentas adequadas

Contar com a ferramenta certa para viabilizar os seus objetivos é fundamental em qualquer área de atuação. 

A sua operadora de plano de saúde precisa ter os mecanismos mais otimizados para dedicar os recursos mais adequados para cada demanda da jornada do paciente tendo em vista os seus objetivos e processos.

Como você pôde ver, o planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para o funcionamento das instituições de saúde como operadoras de saúde, empresas de auditoria, consultorias e empresas de home care que desejam se destacar no mercado. 

É por meio dele que você consegue não apenas estabelecer os seus objetivos como também identificar os melhores caminhos para alcançá-los por meio de ações efetivas.

O Carefy, portanto, é uma ferramenta dedicada à gestão de pacientes internados que oferece os recursos que você precisa para aprimorar o seu planejamento estratégico.

 O principal benefício é ter visibilidade dos dados certos para implementar as melhorias nos seus processos e otimizar a jornada do paciente em função dos seus objetivos.

O que acha de conhecer mais a respeito das funcionalidades do Carefy e como elas podem beneficiar o seu planejamento estratégico em saúde?

 Basta acessar o site e entrar em contato conosco para agendar uma reunião com um de nossos especialistas.

Banner Agendar Demonstração – 1