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Quando se fala em jornada, quem trabalha em áreas como marketing ou publicidade, automaticamente se lembra da jornada do consumidor. Na qual sempre se inicia quando ele se dá conta que possui um problema. Após isso ele irá percorrer todo um caminho, até chegar no recebimento do produto. 

Esse termo “jornada do…” não está travado somente na área de comunicação ou vendas. Na verdade existem outros tipos de jornada. E uma delas é dentro da saúde, chamada de jornada do paciente. 

Neste artigo veremos mais sobre como a tecnologia auxilia no mapeamento da jornada do paciente. Continue lendo

O que é a jornada do paciente e como funciona seu mapeamento? 

A jornada do paciente na saúde é complexa, pois envolve um grande número de dados e acaba por diferindo em vários aspectos, por exemplo, da conhecida jornada do consumidor. 

O conceito de “jornada” pode ser aplicado em diversas áreas, fazendo alterações, uma vez que invés de ser um consumidor é um paciente, e em vez de ser uma loja, é uma operadora de saúde. 

O objetivo do mapeamento da jornada do paciente é garantir o acompanhamento total desde sua entrada até o fechamento de sua conta. 

Com o avanço da tecnologia, o comportamento das operadoras de saúde vem mudando cada vez mais, os gestores procuram por formas de simplificar mais seus processos.

O que antes era um processo muito longo, com o auxílio da tecnologia, o mapeamento da jornada do paciente torna-se menos complexa. 

Por exemplo, o que antes necessitava de analisar uma grande quantidade de documentos em papéis e planilhas, hoje o acesso às informações importantes é mais ágil. 

Sendo assim, ele consegue reter dados importantes que irão servir para o mapeamento da jornada do paciente e assim traçar melhores estratégias para oferecer um ótimo serviço durante o percurso do paciente. 

E como é a jornada do paciente para as operadoras de saúde?

Acompanhe abaixo e veja como ela funciona na perspectiva da internação hospitalar: 

  • Autorização: É a primeira etapa, a autorização ou não de guias.
  • Auditoria concorrente: Informações importantes do paciente para auditar de forma precisa.
  • Prorrogação: Prorrogação do paciente na instituição.
  • Home care: Paciente que necessita home care mesmo após a alta da instituição.
  • Auditoria de contas: Momento de auditar as contas de todos os procedimentos do paciente enquanto esteve sob cuidados da instituição. 
  • Gestão e relatórios: A análise de relatórios das etapas da jornada. 

Sendo assim, você pode perceber que a jornada do paciente é bem complexa pois envolve muitas informações de pacientes, e que podem se perder sem o auxílio da tecnologia. 

Neste conteúdo falamos detalhadamente sobre como funciona a jornada do paciente no Carefy.

Por que é importante entender a jornada do paciente? 

Compreender a jornada do paciente é importante por diversas razões, indo além da otimização da experiência do paciente e da escolha da instituição com base na qualidade do atendimento. Além disso, é fundamental para a eficiência financeira da clínica.

Ao analisar a jornada do paciente, não apenas se busca aprimorar a experiência do indivíduo com os serviços oferecidos, mas também identificar oportunidades para otimizar custos da instituição. 

Um exemplo concreto desse aspecto é a minimização do número de pacientes ausentes, um fator que pode acarretar custos significativos para a clínica.

Ao compreender as razões por trás das faltas frequentes, torna-se possível implementar estratégias proativas para manter uma agenda médica preenchida, reduzindo desmarcações de última hora e, consequentemente, contribuindo para a eficiência operacional e financeira da instituição de saúde. 

Portanto, a análise aprofundada da jornada do paciente não apenas beneficia a experiência do cliente, mas também promove uma gestão mais eficaz dos recursos financeiros da clínica.

Como a tecnologia auxilia no mapeamento da jornada do paciente

A tecnologia é uma aliada no cotidiano das pessoas e principalmente para o mapeamento da jornada do paciente. Ela abre margem para que ideias sejam colocadas em prática, que erros sejam analisados e revertidos. 

Dentro da jornada do paciente, a tecnologia tem a função de organizar, documentar, simplificar, agilizar e auxiliar todo o processo da jornada.

Processo de gestão de contas simplificada

A tecnologia torna a gestão de contas mais simplificada. Com softwares que integram os processos financeiros, é possível realizar uma auditoria a de contas de forma mais detalhada e menos probabilidade de ocorrer erros como glosas hospitalares.

Acompanhamento de pacientes internados

Acompanhamento visa tornar menos complicado os cuidados envolvendo pacientes internados. Softwares tornam claras e suficientes, informações dos pacientes para que, por exemplo, uma auditoria concorrente eficaz seja realizada. 

Relatórios

Com o auxílio de um software de gestão, há todo um controle e acesso rápido a relatórios dentro de sua operadora de saúde. Estes softwares não somente mostram informações mas também é um importante auxílio no desenvolvimento constante da operadora.

Por meio de relatórios é possível saber o que precisa ser melhorado ou descartado e quais mudanças precisam ser feitas. 

Redução de eventos adversos

Por fim, a tecnologia possibilita a redução significativa de eventos adversos no mapeamento da jornada do paciente, como troca de informações erradas de pacientes por descuido ou perda de informações importantes documentadas em papel, evitando assim a ocorrência desses problemas, embora seja complicado evitar todos os eventos adversos.

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