A comunicação na área da saúde, assim como em qualquer outro setor, é inerente ao ser humano, já que vivemos em sociedade. 

Portanto, saber fazê-la da melhor forma possível proporciona diversos benefícios para os indivíduos, bem como evita desentendimentos e equívocos entre a equipe.  

Nesse sentido, falaremos neste artigo um pouco a respeito do tema, mostrando alguns passos para deixar a comunicação mais eficiente e otimizar a sua gestão em saúde. Continue a leitura!

Como pode ser definida a comunicação na área da saúde? 

O primeiro passo para encarar os desafios da comunicação é entender o que, de fato, ela significa na área da saúde. 

Assim, podemos dizer que a comunicação em saúde trata de técnicas que buscam garantir o entendimento do indivíduo a respeito de decisões que possam melhorar a saúde. Essas técnicas aplicam-se em dois formatos: 

  • Verbais: podem ser escritas que utilizam ferramentas como livros, jornais, mensagens, blogs, entre outros, para passar a mensagem que deseja. Já a verbal oral pode ser feita por uma conversa pessoal ou por telefone, vídeo chamada, tv, etc; 
  • Não verbais: a comunicação não verbal pode ser percebida por meio de atos, como postura, modo de agir, movimentos faciais, proximidade física, entre outros. 

Uma forma de melhorar a comunicação na área hospitalar é contar com a equipe de  marketing de saúde. 

Os profissionais dessa área estão preparados para inserir na rotina hospitalar, teorias e estratégias relacionadas aos ensinamentos, prevenção e motivação ao público a respeito de temáticas relacionadas ao bem-estar.

Qual a importância da comunicação na área da saúde?

A saúde é um dos bens mais preciosos que o ser humano possui. Portanto, saber todas as formas de mantê-la em dia é fundamental para uma vida melhor e mais longa. 

Tendo isso em mente, o primeiro ponto da importância da comunicação dessa área é poder transmitir informações relevantes para a prevenção de doenças e melhoria da qualidade de vida. 

Outro ponto relevante a ser observado é a competência da comunicação entre médico-paciente, enfermeiro-paciente e até médico-enfermeiro. Sem uma verbalização completa entre os profissionais, não há como ter um bom atendimento ao paciente.

Mas, é possível exercitar estratégias para melhorar a boa comunicação e é sobre elas que falaremos a seguir. Acompanhe! 

Estratégias para melhorar a comunicação na área da saúde

Agora que sabemos que a comunicação é fundamental na área da saúde, é importante pontuar que existem formas de melhorar o ato de se comunicar. Veja a seguir!

1. Utilize a comunicação digital

Que a tecnologia facilita a comunicação, não é novidade. O ponto é que as pessoas podem utilizá-la, também, para oferecer informações corretas, além de passar orçamentos de serviços, esclarecer dúvidas sobre exames, ou mesmo agendar consultas, orçamentos, entre outros. 

2. Use plataformas inteligentes

Para facilitar a comunicação interna, os softwares são grandes aliados por centralizar todas as informações e otimizar os processos, já que todos têm acesso aos procedimentos e podem ter uma visão geral do quadro de serviços. Assim, a gestão se torna mais eficaz, melhorando os serviços.

Contudo, se você ainda não se sente preparado para colocar todas as estratégias de comunicação em prática na sua operadora de saúde, fique tranquilo pois, nós, da Carefy, podemos te ajudar com isso!

Colocamos à sua disposição um software capaz de integrar informações e facilitar o seu dia a dia, permitindo, ainda, uma comunicação mais assertiva entre a operadora de plano de saúde e os profissionais operantes. Fale com nossos especialistas e confira!