banner ebook auditoria em saúde

As auditorias em saúde desempenham um grande papel na manutenção da eficácia dos processos de saúde, é através das auditorias que o sistema de saúde consegue ter uma visão do funcionamento de suas atividades, desde o início do atendimento até o fechamento da conta do paciente, além de permitir melhorias e correções de erros. 

Neste conteúdo, exploraremos especificamente a auditoria retroativa, destacando não apenas o que ela é, mas também os benefícios significativos que oferece.  

Continue abaixo e boa leitura! 

O que é auditoria retroativa? 

A auditoria retroativa é uma prática que vai além da simples análise dos registros atuais, mergulhando profundamente nos documentos e processos passados de uma instituição de saúde

Essa abordagem visa desvendar particularidades que podem ter escapado em auditorias convencionais, oferecendo uma visão mais abrangente e aprofundada do histórico operacional.

Essencialmente, durante uma auditoria retroativa, examinam-se detalhadamente os registros, transações e procedimentos realizados em períodos anteriores. 

O que não apenas permite a identificação de possíveis falhas ou irregularidades, mas também resgata informações valiosas que muitas vezes são esquecidas ou subutilizadas.

Imagine, por exemplo, um hospital que esteja passando por uma auditoria retroativa. Nesse processo, os auditores podem examinar ciclos de faturamento passados, identificando sazonalidades em itens glosados. 

Além disso, é possível calcular o faturamento médio por diferentes períodos, seja bimestral ou semestral, proporcionando uma compreensão mais profunda do desempenho financeiro ao longo do tempo.

Ao contrário das auditorias tradicionais, que se concentram principalmente no presente, a auditoria retroativa age como uma espécie de arqueologia financeira, desenterrando dados relevantes que podem ter implicações significativas para a gestão estratégica da instituição.

Benefícios de utilizar auditoria retroativa

Resgate de informações

A auditoria retroativa não se limita apenas à detecção de falhas. Ela proporciona o resgate de informações valiosas, como a sazonalidade de itens glosados e o faturamento médio por períodos específicos, fornecendo uma visão abrangente do desempenho passado.

Recuperação de crédito

Identificar valores sobressalentes é uma motivação essencial para essa modalidade de auditoria. Esses valores podem ser incorporados a relatórios de cobrança, mas é preciso conduzir uma análise prévia do contrato de serviço e das legislações vigentes.

Auxílio na gestão de glosas

Ao analisar contas de ciclos anteriores, gestores podem identificar padrões de glosas, entender os motivos principais e aprimorar práticas para evitar futuras ocorrências. Essa perspectiva é valiosa na gestão eficiente de equipes.

Apoio à gestão de equipes

Informações obtidas por meio da auditoria retroativa capacitam gestores a tomar decisões mais embasadas. A produtividade ao longo do tempo e padrões comportamentais de colaboradores podem ser mapeados, beneficiando equipes especialmente de faturamento hospitalar.

Como realizar na minha instituição? 

Realizar uma auditoria retroativa eficaz requer uma abordagem estruturada. Confira o passo a passo abaixo para implementar da melhor forma possível:

  • Determine um período: escolha o período a ser analisado, considerando a relevância para os objetivos da auditoria;
  • Defina critérios avaliados: especifique os critérios a serem avaliados, como glosas, faturamento e produtividade;
  • Elenque auditores comprometidos: escolha auditores comprometidos com a busca minuciosa de informações e conhecimento dos processos;
  • Realize análise de documentos: examine documentos detalhadamente para identificar nuances e padrões;
  • Catalogue as informações: organize as informações prioritárias conforme os objetivos da auditoria;
  • Relatório das informações catalogadas: compile um relatório claro e objetivo para compartilhar com as partes interessadas.

Ao realizar uma auditoria retroativa visando identificar padrões no faturamento e prevenir glosas médicas, os insights obtidos podem informar estratégias de gestão mais eficazes.

Gostou do conteúdo? Inscreva-se na newsletter Carefy e receba conteúdos estratégicos da saúde suplementar! 

e-book auditoria concorrente