A ocorrência de eventos adversos relacionados a identificação do paciente é um problema para qualquer instituição de saúde.
Isso porque esses eventos podem ser sinal que algum problema está ocorrendo na instituição e fazendo com que os eventos inesperados ocorram.
Assim, é importante encontrar o erro o mais rápido possível, para assim conseguir encontrar uma solução.
Mas de onde surgem os eventos adversos? A verdade é não haver uma única razão pela ocorrência, ao existirem diversos fatores que podem desencadear os eventos.
No conteúdo de hoje entenderemos a respeito dos eventos adversos relacionados a identificação do paciente Boa leitura!
Identificação do paciente: um elemento importante
A identificação do paciente é o passo primário no atendimento, visto que com ela os profissionais têm em mãos dados básicos sobre quem estão atendendo.
Conforme o tratamento evolui, mais informações são adicionadas na ficha de identificação, como medicamentos propostos, procedimentos cirúrgicos ou mesmo o histórico familiar do paciente.
Se houver algum erro durante a identificação do paciente, pode ocorrer o desencadeamento dos eventos adversos!
Os eventos adversos podem ser definidos como sendo complicações inesperadas oriundas dos cuidados oferecidos ao paciente.
Com dados errados na ficha de identificação do paciente, qualquer procedimento relacionado ao cuidado deste paciente pode se tornar um grave problema.
Por exemplo: a identificação incorreta do paciente pode resultar na dosagem errada de medicamentos, que pode levar ao agravamento do estado de saúde do paciente.
Em alguns casos, a falta de identificação também pode levar a casos extremos de procedimentos cirúrgicos que não deveriam ser realizados.
A identificação do paciente está relacionada às Metas Internacionais de Segurança do Paciente, que foram estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Joint Commission International (JCI).
A identificação do paciente é a primeira meta que garante a segurança do mesmo desde a entrada na instituição de saúde.
Sendo assim, se um erro ocorre já na primeira etapa, toda a jornada do paciente na instituição será conturbada e com erros.
Vale ressaltar que o erro de identificação do paciente reflete também nas operadoras de saúde.
Isso porque, ocorre que as informações mostradas pelo hospital não batem com as que a operadora de saúde possui sobre o paciente.
Com identificação errada a probabilidade de glosar a conta hospitalar pode ser alta, trazendo prejuízos financeiros para a operadora de saúde e desgaste para o paciente.
Como reduzir a incidência de eventos adversos relacionados a identificação do paciente
Ao falar sobre reduzir a incidência de eventos adversos relacionados a identificação do paciente, é impossível não citar a tecnologia.
Geralmente, os erros estão ligados à perda de informações ou informações preenchidas de forma descentralizada, como no preenchimento em papel ou planilhas.
A tecnologia está inovando todos os processos e, assim, novas ferramentas surgem.
Para evitar erros, não é somente aderir à tecnologia, mas sim implantar ferramentas que realmente sejam eficazes.
Por exemplo: softwares com machine learning ou inteligência artificial, são importantes no auxílio dos profissionais nas suas tarefas diárias.
Essas duas metodologias garantem uma automação da ferramenta escolhida. Assim, é possível realizar algumas tarefas independentemente e também trabalhar junto ao profissional, usando alerta do que algo pode estar errado.
Dessa forma, problemas na identificação do paciente serão reduzidos a quase zero, pois se há divergências de informações, os sistemas conseguem identificar a discrepância e avisar ao profissional.
O software Carefy foi desenvolvido para auxiliar as operadoras de saúde.
Com tecnologia de alta precisão, a plataforma Carefy auxilia os gestores e auditores de saúde em momentos importantes.
Equipado com módulos, desde Autorização Home Care, passando por toda a jornada do paciente, a ferramenta é a solução para profissionais que querem dados assertivos e importantes de forma rápida.
Para completar, a ferramenta possui também módulo de relatórios e diversos indicadores, para os gestores conseguirem acompanhar como foi realizada a operação e entender o que pode ser melhorado.
Gostou do conteúdo? Acesse nosso site e confira a nossa solução para sua instituição de saúde! Além de nos conhecer melhor, você poderá tirar suas dúvidas com nossos especialistas pelo chat!