e-book indicadores de internação

Primeiramente, a pandemia mostrou como é importante o gerenciamento de leitos hospitalares para os envolvidos na área da saúde. A lotação fez as operadoras de plano de saúde buscarem ferramentas para otimizar o processo.

Aliás, esta questão é um problema a se resolver pelos gestores da área da saúde, pensando no atendimento e lucratividade. Uma taxa de ocupação alta trará um atendimento precário, enquanto um leito ocioso traz prejuízo.

Por isso, entenda como funciona o gerenciamento, a importância dele e as técnicas principais. Acompanhe com a gente neste post tudo sobre o assunto!

O que é gerenciamento de leitos hospitalares?

O termo “gerenciamento de leitos hospitalares” significa administrar a capacidade de internação de uma unidade de saúde

O responsável administra a condição física do leito, a equipe médica e a estratégia para organizar a utilização pelo paciente.

Para se ter uma ideia da importância deste trabalho, somente neste ano (2022) a taxa de ocupação de leitos de UTI para Covid apresentou melhora no país. Isso após dois anos do início da pandemia.

Além disso, o gestor deve se atentar para o momento em que o paciente efetua a entrada até a alta e a desocupação do leito. Quanto mais eficiente for esta gestão, melhor utilização dos recursos a operadora de saúde terá.

Qual a importância de gerenciar os leitos hospitalares?

A gestão de leitos é vital não só para a operadora de saúde, mas para o paciente também. Afinal, se o gerenciamento é bem feito, ele não precisará esperar por um leito e terá um atendimento rápido e completo. Já para a operadora, a implantação traz benefícios como:

  • melhor utilização da capacidade instalada;
  • taxa de ocupação em níveis satisfatórios;
  • recursos melhor aproveitados;
  • equipe médica sem sobrecarga.

Além disso, a gestão de leitos faz a instituição ganhar qualidade no serviço ofertado e facilita o acesso à informação para os profissionais envolvidos.  

Por que este deve ser um ponto de atenção na gestão em saúde?

A cada dia que passa, as empresas prezam pela eficiência no serviço prestado. Dessa forma, as operadoras de plano de saúde não são diferentes e, executar a gestão dos leitos é sinônimo de rendimento.

Então, ao efetuar o gerenciamento dos leitos é possível saber qual a média da taxa de internação. Com isso, a empresa toma decisões como abrir mais leitos ou fechar os ociosos, otimizando os gastos.

Outro ponto da gestão de leitos é conferir o índice de rotatividade e quanto tempo o paciente fica internado. Isso ajuda a analisar a produtividade da equipe médica e a qualidade da estrutura.

3 passos para otimizar o gerenciamento de leitos hospitalares

Apontaremos a seguir 3 passos importantes que as operadoras de plano de saúde devem seguir para otimizar o gerenciamento de leitos hospitalares. Confira! 

1. Análise os indicadores

Observe o leito hospitalar como uma métrica, analisando todos os indicadores que ele oferece, por exemplo:

  • Qual a taxa de ocupação?;
  • Quantos profissionais trabalham?;
  • Quanto tempo um paciente fica internado?

Isso é um passo importante na etapa do gerenciamento, pois a análise é o início de toda a estratégia.

2. Faça uma boa auditoria hospitalar

Com base nos números extraídos da auditoria hospitalar, é possível ter em mãos o gasto e a receita de cada leito individualmente, algo que auxilia no controle de custos e otimiza os atendimentos futuros.

Então, faça uma boa auditoria e avalie a eficiência dos processos hospitalares. Isso é essencial!

3. Use a tecnologia para auxiliar na otimização

Atualmente, a tecnologia é aliada no gerenciamento de leitos, podendo trazer os números quase que em tempo real, além de outros dados relevantes.

A Carefy pode ajudar nesta missão, já que conta com um software de monitoramento de pacientes. A plataforma faz a gestão dos internados para operadoras de planos de saúde e é ideal para gestores que querem otimizar o processo.Então, se você busca um eficiente gerenciamento de leitos hospitalares, entre em contato com a nossa equipe e trabalhe com a melhor opção de software de auditoria e internação do mercado!

Banner Material Módulos da Carefy – 2