Para fazer o monitoramento integral de pacientes internados existem pontos essenciais que você deve se atentar. Confira no artigo de hoje o passo a passo para ter uma gestão completa dos seus pacientes internados.

Os desafios do monitoramento dos pacientes

Antes de mais nada, para realizar o monitoramento completo do paciente é necessário a obtenção de uma ampla gama de informações sobre a sua saúde e o tratamento que será direcionado ao mesmo.

Com certeza, essa é uma tarefa desafiadora. Isso porque envolve:

  • Informações sensíveis do paciente;
  • CID’s;
  • Identificação do paciente;
  • Medicamentos administrados seja via oral, parenteral ou intravenosa;
  • Procedimentos e cirurgias realizadas;
  • Materiais utilizados;
  • Diárias e dietas;
  • Todos os profissionais envolvidos no atendimento;

Pode parecer muito simples, mas toda a informação faz a diferença na hora de direcionar o tratamento que será oferecido para cada vida.

Pois, se for identificado que o paciente possui alguma contra indicação de medicamento, por exemplo, e essa não for levada em consideração, isso pode prejudicar a sua saúde, e até em alguns casos, aumentar a sua média de permanência na instituição.

Portanto, é fundamental registrar todos esses dados de saúde para acompanhar a saúde do paciente e diminuir os riscos associados à sua permanência do paciente na instituição.

Como fazer o monitoramento de pacientes

1. Centralize os dados

Mas, não basta apenas registrar, pois só esse ato, sem um processo estabelecido, pode trazer inúmeros perigos para a sua empresa.

Registrar tudo o que acontece com os paciente, apesar de ser uma prática recomendada, carrega riscos que passam despercebidos no dia a dia da sua operação.

E quais riscos?

Primeiro, realizar o registro em diversos canais de comunicação, como papel, planilhas, passar informações por e-mail e telefone, pode ocasionar a perda, e pior, o vazamento de informações sensíveis do internado.

Já pensou se um papel é esquecido, e uma informação relevante sobre o último procedimento que o paciente realizou, é perdida?

Ou então, se é tirada uma foto de uma planilhas com dados de centenas de pacientes?

Como isso impactaria na sua carreira e na imagem da sua instituição?

Portanto, é necessário ,além de registrar os dados,  manter todos os dados centralizados em apenas um canal, inclusive a comunicação realizada entre os membros da equipe.

2. Integre e analise os dados

Ainda, para centralizar os dados é necessário que haja comunicação plena entre os sistemas da sua instituição.

Assim, é possível monitorar de forma mais integral a saúde do internado, a partir da análise dos dados provenientes de cada uma dessas plataformas.

Pois, com os dados, é possível a tomada de decisão estratégica e assertiva, para que as ações a serem tomadas sejam ágeis e eficazes.

Para integrar as informações provenientes do processo de auditoria concorrente e de auditoria de contas médicas  é necessário verificar se cada um dos sistemas contratados e das tecnologias que a empresa pretende contratar contam com a possibilidade de integração.

Assim, a interoperabilidade permite alcançar maior qualidade no serviço de saúde e mais cuidado para cada vida.

Por fim, pode parecer complexo e dispendioso executar todos os dados recomendados anteriormente, mas a notícia boa é que existe uma ferramenta poderosa que permite com que você realize todos esses passos para aumentar a eficiência da sua instituição e monitorar 100% os pacientes de forma simples e intuitiva.

Essa ferramenta consiste em usar a tecnologia a favor da sua operação.

3. Implante tecnologias

Utilizar tecnologias é um item indispensável se você deseja monitorar o que acontece com o paciente e ter controle sobre a sua condição clínica e sobre a sua conta.

Mas se acaso, você se perguntar, porque isso é tão importante, existem benefícios os quais você deve se atentar:

Primeiro, a partir do uso de tecnologias para o monitoramento do paciente, é possível aumentar a eficiência da instituição, como um todo.

Assim, além de garantir que o cuidado prestado ao paciente seja pertinente de qualidade, é possível redirecionar os recursos de forma mais assertiva.

Assim, quanto mais eficiente ela for, maior a sua capacidade de cuidar de milhares de vidas e contribuir para a mudança no setor da saúde.

Ainda, ao usar tecnologias para realizar o monitoramento do beneficiário, é possível evitar a ocorrência de possíveis eventos adversos e possíveis inconformidades que podem afetar de forma grave a segurança do paciente.

Como usar a tecnologia pra monitorar os pacientes na prática

Primeiro, é preciso entender quais são os principais desafios que a sua instituição enfrenta em relação a gestão de internados.

Se por exemplo, é identificado que boa parte dos pacientes internados tem alta, média de permanência na instituição, como mais de 80 diárias em UTI, é recomendado buscar por tecnologias que permitam maior controle sobre o atendimento que é direcionado para o beneficiário.

Assim, é possível diminuir essa média de permanência, sem diminuir a qualidade do atendimento, muito pelo contrário, assim é possível até aumentar o índice de qualidade do cuidado prestado.

Isso reduz radicalmente os custos da instituição, a mantendo cada dia mais eficiente e ágil na missão de cuidar de vidas.

Segundo, é necessário analisar quais tecnologias trazem o melhor custo benefício para o seu processo de auditoria em saúde.

Ou seja, muito além do valor investido, é necessário avaliar o retorno que é possível obter sobre o investimento, o ROI ( retorno sobre o investimento)

A plataforma do Carefy, software completo de monitoramento de pacientes,  por exemplo, revoluciona o setor da saúde e com ele é possível obter um ROI de 100 vezes. 

Atualmente temos mais de 2 milhões de beneficiários na carteira e impactamos positivamente a vida de mais 375 mil internações monitoradas.

Realizamos a gestão de pacientes para diversas instituições de saúde como hospitais, operadoras de plano de saúde e empresas de home care.
Quer fazer o monitoramento integral da sua instituição de saúde? Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita da nossa plataforma.

Banner Material Módulos da Carefy – 2