Diferentemente de um médico generalista, um médico especialista se aprofunda em uma determinada área para se inteirar do assunto e posteriormente atuar nela. Como todo profissional, ser um especialista é de grande importância para a área da saúde.
Abaixo veremos a importância de um médico especialista na saúde e como a tecnologia auxilia estes profissionais. Continue lendo!
O que faz um médico especialista?
Um médico especialista é um profissional que se especializa em uma determinada área da medicina, dessa maneira ele irá adquirir conhecimentos específicos para aquela função.
Segundo dados da Demografia Médica realizada em 2020, o Brasil possui cerca de 500 mil médicos formados, sendo que 60% se especializaram em uma área.
Isso mostra uma demanda considerável de profissionais especializados.
Para se tornar um especialista é preciso ser formado em medicina e realizar um curso na área pretendida que seja reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), e possuir CRM aprovado. As áreas são diversas, podendo ser:
- Cardiologia – Cuidados voltados ao coração, tratamento, prevenção de doenças que atingem o órgão.
- Radiologia – Visa detectar doenças por meio de imagens não invasivas dos órgãos internos.
- Dermatologia – Área voltada para o tratamento de doenças relacionadas à pele.
- Cirurgia plástica – Área em que envolve, reconstrução, restauração e alteração do corpo humano, por meio de cirurgias.
- Infectologia – Voltado ao diagnóstico e tratamento de infecções.
- Ortopedista – Cuidados voltados para problemas mecânicos do corpo (como os ossos).
- Oncologia – Diagnóstico e tratamento de doenças cancerígenas.
As áreas são diversas, e um profissional que se compromete a se especializar em uma possui o dever de exercer a função de maneira correta. Além disso, o médico especialista pode atuar em diversas instituições, atuando em hospitais de operadoras de saúde ou podendo ser também autônomo.
As operadoras de saúde oferecem aos seus beneficiários, uma variedade de serviços que requerem um médico especialista.
Confira esse artigo onde falamos sobre otimização de processos organizacionais em operadoras de saúde.
A importância de um médico especialista
Um profissional especialista é de grande importância para a área da saúde, pois sem eles não haveria tratamento para tipos específicos de doenças. Por exemplo, o tratamento e a cura de doenças cancerígenas não seria possível.
A sociedade pode ser considerada um fator de importância de um médico especialista. A cada momento que passa as pessoas precisam de atendimento específico.
Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgias Plásticas (ISAPS, sigla em inglês) em 2019 houve 11.363.569 procedimentos cirúrgicos, sendo 1.493.673 ocorridos no Brasil.
Os motivos para esse grande número são diversos, como acidentes, doenças, ou também por estética. Com esse grande número, existe uma demanda por um profissional especialista.
Quanto mais a sociedade muda, mais profissionais precisam estar atuando. No Brasil o câncer de mama nos estágios iniciais tem 95% de chance de cura. Isso se deve a profissionais que se especializaram na área oncológica e realizaram pesquisas para o tratamento da doença.
Em uma visão mundial, segundo a Associação Americana do Coração (AHA sigla em inglês) mais da metade dos estadunidenses possuem algum tipo de doença cardíaca.
Com esses dados apresentados acima, percebemos que a sociedade possui uma demanda de profissionais especializados e por esses motivos, se faz a importância de um médico especialista.
Outro exemplo que pode fortalecer a importância que a sociedade concede aos médicos especialistas são as operadoras de saúde. Elas estão cientes sobre como a sociedade se altera conforme o tempo, por isso buscam oferecer em seus serviços, mais profissionais especializados.
Tecnologia aliada
A tecnologia se faz presente todos os dias e na maioria dos lugares. Com os avanços que estão acontecendo a cada momento pode surgir algo novo ou inovador.
Para os médicos especialistas, a tecnologia é sua “melhor amiga”. Os especialistas podem utilizar de equipamentos para que consigam de forma precisa (de preferência não invasiva) encontrar o diagnóstico dos pacientes.
Nisso surgem softwares que usam inteligência artificial que auxiliam os profissionais em seu cotidiano. O Carefy por exemplo, é um software completo que dá aos profissionais informações em tempo real de pacientes, com diversos módulos e indicadores que torna a gestão menos complicada e mais prática.
O médico auditor
Mesmo não sendo uma carreira médica amplamente conhecida, a auditoria médica é indispensável para uma instituição de saúde.
Quando o profissional prefere trabalhar na área da gestão hospitalar, como auditoria em saúde, ele pode atuar como médico auditor. Cabe a este profissional atividades como, avaliar custos e adequação de contas e serviços prestados, tanto por instituições públicas como privadas.
Analisando os recursos financeiros da instituição, bem como se eles estão sendo utilizados da forma correta, evitando irregularidades.
Ademais a profissão vai além de análises. O médico auditor também é responsável por realizar exames periciais e analíticos, além também de verificar se há um paciente necessitando afastamento do trabalho.
A tecnologia é aliada do médico auditor, pois permite que os gargalos da gestão em saúde sejam identificados.
É o caso do Carefy, o software de gestão e a auditoria de pacientes internados, que permite a otimização do trabalho do médico especialista em auditoria.
Se interessou? Acesse o site da Carefy e entenda como podemos auxiliar você, médico especialista em auditoria em saúde, a otimizar a sua carreira e os processos da instituição onde você trabalha.