Guia auditoria

Conheça 10 tecnologias revolucionárias para a saúde

Há alguns anos seria difícil imaginar que pessoas paralisadas pudessem voltar a andar e que bilhões de pessoas iriam obter informações de forma rápida, com apenas alguns cliques.

Talvez mais do que em qualquer outro campo, a tecnologia transformou a saúde de formas que há um tempo soaria como ficção científica. 

Então, o que será da medicina do futuro?

A assistência médica continua a passar por mudanças à medida que a tecnologia se integra aos processos, registros de pacientes ou mesmo diagnósticos

A tecnologia na saúde atua auxiliando a otimizar resultados, a reduzir a carga de trabalho, os desperdícios e custos, além de aprimorar o atendimento.

As inovações tecnológicas na área da saúde também contribuem para o crescimento da qualidade de vida dos pacientes. 

Continue a leitura e saiba mais sobre o futuro da medicina!

Mas, afinal, o que é medicina do futuro?

É a evolução do conhecimento médico em conjunto com o desenvolvimento de tecnologias de ponta.

A definição está inserida no contexto de e-Health, onde as inovações em diversos segmentos da saúde estão reunidas.

A tecnologia beneficia a assistência em saúde e consegue atuar nos mais diversos aspectos do cuidado, como pesquisa, prevenção, tratamento, diagnóstico e até mesmo na gestão em saúde.

Contudo, os aparatos tecnológicos e processos inovadores são meios da medicina do futuro para alcançar a sua finalidade: gerar benefícios para os pacientes, familiares e para as instituições.

Com isso, a partir da coleta e análise de dados, a medicina do futuro colabora para a prevenção de doenças e enfermidades, ajudando o profissional da saúde no acompanhamento do paciente. 

tecnologia revolucionária na saúde

Ainda, por meio de indicadores e alertas em tempo real, a tecnologia colabora com a gestão das instituições em saúde, permitindo instituições de saúde mais sustentáveis e dinâmicas.

Como a tecnologia é aplicada na medicina

Algumas tendências tecnológicas estão fortalecendo a assistência ao paciente.

Muitas delas estão no livro do médico Bertalan Meskó: The Guide to the Future of Medicine: Technology and the Human Touch

Listamos 9 tecnologias que prometem revolucionar a área da saúde. Confira!

1. Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial (IA) é uma parte da ciência da computação que desenvolve dispositivos e estruturas capazes de simular algumas características humanas. 

A IA consegue mensurar, executar, tomar decisões, resolver problemas e concluir tarefas com maior velocidade e menor utilização de recursos.

Em exames via telemedicina, o aprendizado das máquinas consegue realizar triagem e pela leitura de outros exames, o computador colabora para a emissão de laudos precisos.

Ainda, pensando em processos de gestão da saúde, existem IAs capazes de fornecer sugestões para os profissionais de saúde até mesmo no processo de autorização de guias. Legal, né?

Lembrando: a Inteligência Artificial não toma a decisão, ela embasa o profissional para a melhor escolha. 

2. Internet das Coisas (IoT)

A partir da Internet das Coisas é possível integrar uma enorme variedade de dispositivos médicos e de saúde à rede de comunicação.

Por exemplo: aplicativos móveis podem se conectar a dispositivos como smartwatches (relógios inteligentes) para obter e relacionar dados sobre o corpo em busca de percepções médicas, além de trocar e coletar informações.

3. Prontuário eletrônico

Sendo uma ferramenta responsável por conciliar todas as informações sobre o estado clínico do paciente, o prontuário eletrônico otimiza o atendimento.

Assim, o armazenamento de informações como o número de procedimentos realizados, medicamentos utilizados e histórico clínico estarão disponíveis para consulta.

Para facilitar o gerenciamento interno de dados, existem softwares que também fornecem o número de consultas realizadas, agenda de pacientes ou o custos dos procedimentos ambulatoriais.

4. Robótica em cirurgias

A cirurgia robótica assistida – importante lembrar que os robôs não atuam sozinhos – aumenta a habilidade do cirurgião e permite procedimentos menos invasivos. 

Os robôs avançados são eficientes para realizar cirurgias com bastante precisão. 

Novas pesquisas comprovam a eficiência da cirurgia robótica e como ela permite procedimentos menos invasivos e com menor tempo de recuperação. 

Em 2019, em um estudo de viabilidade de uma técnica semi-invasiva que usa sinais cerebrais para conduzir um exoesqueleto, um homem tetraplégico conseguiu controlar novamente seus movimentos com o cérebro.

Incrível, né?

5. Biônica e impressões em 3D

Impressoras 3D já fabricam equipamentos médicos, próteses e até medicamentos.

Estas impressoras também integram a medicina regenerativa. E, por isso, trajes inteligentes podem, em breve, se tornar realidade.

Exoesqueletos equipados com sensores que detectam os movimentos dos músculos estão sendo patenteados e permitirão às pessoas com pernas parcialmente paralisadas andar novamente. 

Por isso, na medicina do futuro há a possibilidade até de imprimir órgãos humanos, fator que auxiliaria no transplante de órgãos.

Em 2019, pesquisadores da Universidade de Tel Aviv, em Israel, conseguiram imprimir um coração 3D com tecido humano

A utilização da impressão 3D de protótipos anatômicos para estudos, antes de cirurgias, e para criar próteses sob medida já são usadas na medicina.

6. Scanner médico

Esse item da medicina do futuro veio direto de uma produção de ficção científica.

Em Star Trek, os pacientes eram escaneados e o aparelho listava imediatamente seus sinais vitais, apontava o problema e dava o diagnóstico. 

Aparelhos como esse, estão cada vez mais próximos da realidade.

Já existem dispositivos do tamanho de um botão, capazes de medir frequência cardíaca e respiratória, saturação de oxigênio, temperatura, glicose, pressão arterial, estado de sono, entre outras informações.

É a tecnologia a favor da vida!

7. Nanotecnologia

A nanotecnologia é a manipulação da matéria em escala molecular. 

Com essa tecnologia haverá a possibilidade de desenvolver métodos diagnósticos e tratamentos cada vez mais precisos e menos invasivos. 

8. Farmacogenética

A farmacogenética é a área que estuda especificidades genéticas de cada paciente.

O intuito é oferecer medicamentos e dosagens capazes de potencializar o tratamento do indivíduo em questão. 

9. Softwares médicos

Os softwares médicos colaboram, cada vez mais, para organizar e descomplicar a rotina dos profissionais da saúde, tornando-a mais produtiva. 

Ao invés de agendas físicas e prontuários em papel, os softwares trazem soluções para problemas relacionados à segurança e proteção de dados. 

A partir das informações coletadas via dispositivos móveis, por exemplo, os diagnósticos são mais precisos, devido aos dados dos pacientes serem atualizados de modo constante.

Inclusive, caso o profissional da saúde use um software médico com prontuário eletrônico, as informações estarão todas integradas em um único espaço, o que permitirá a geração de relatórios mais completos.

9. Software de gestão em saúde

Por último, mas não menos importante, damos ênfase para os softwares que auxiliam na tomada de decisão para gestores de saúde.

Através deles, é possível ter uma gama de indicadores de saúde dos quais seria inviável realizar manualmente. 

Um exemplo disso é o software de gestão de internados da Carefy, que acompanha os pacientes durante sua jornada e gera indicadores e alertas específicos para os gestores em saúde. 

Esses dados centralizados resultam em um ganho de eficiência considerável para a equipe, que permite que os profissionais foquem no que mais importa: no paciente. 

Conclusão

A tecnologia simplifica e melhora os aspectos do cuidado ao paciente a partir de ferramentas especializadas e análises mais rápidas e avançadas.

O aperfeiçoamento de tais tecnologias, tende a aprimorar cada vez mais a qualidade dos serviços de saúde.

Desse modo, o futuro da medicina, aliado à biotecnologia e tecnologias da informação, poderá, inclusive, ampliar a longevidade humana.

Por fim, se você deseja receber semanalmente conteúdos sobre tecnologia na saúde, clique aqui e inscreva-se na nossa newsletter.

Comente abaixo a sua opinião e não esqueça de compartilhar nosso conteúdo. 

Guia auditoria concorrente