Cada vez mais, as operadoras de saúde compreendem a importância de investir na medicina preventiva a fim de melhorar o atendimento ao paciente e aprimorar todos os processos de gestão em saúde.
A tendência vai ao encontro da mudança na mentalidade da população, que passa a entender a necessidade de agir preventivamente.
Pensando nisso, e tendo em vista as oportunidades e os desafios que a medicina preventiva impõe, elencamos alguns esclarecimentos sobre o tema. Confira!
O que é medicina preventiva e qual a sua importância?
A medicina preventiva, como o nome já indica, é aquela área da saúde destinada aos cuidados com o paciente antes do aparecimento de qualquer enfermidade. Ou seja, com foco em evitar o acometimento ou desenvolvimento de doenças e não apenas tratá-las.
Ao contrário do que muitos pensam, trata-se de um segmento da Medicina que vai além da realização de exames e outros procedimentos diagnósticos e que tocam a educação para a mudanças de hábitos no dia a dia que promovem a saúde e o bem-estar.
Os benefícios, é claro, são evidentes para o paciente. Sendo assim, a oferta desse acompanhamento pela operadora de saúde é essencial para garantir um atendimento de qualidade, o que se refletirá na redução de custo de internação e com sinistralidade.
Quais são os desafios a serem enfrentados?
Como visto, a medicina preventiva é fundamental para a qualidade de vida do paciente e sua satisfação com o atendimento. O investimento nessa área também se reflete na redução de custos e taxa de internação como gargalo das operadoras de saúde.
Entretanto, para reter beneficiários no longo prazo, é preciso se destacar no mercado e oferecer serviços diferenciados. Para tanto, alguns desafios se colocam no caminho, a exemplo do estudo sobre o perfil do beneficiário para entender as suas necessidades.
Além disso, é necessário investir em tecnologia para envolver o paciente nos cuidados diários, em qualquer tempo e lugar, e aumentar a eficiência preventiva.
Como focar no cuidado do paciente?
Sabendo dos benefícios de focar na saúde e segurança do paciente preventivamente, você deve ter se questionado sobre como otimizar os processos pela operadora do plano de saúde para aumentar a eficiência do time de medicina preventiva.
Nesse sentido, a Carefy pode ser um grande aliado nessa jornada. O software de acompanhamento permite centralizar os processos de gestão de internações.
Com os relatórios em mãos, torna-se mais fácil acompanhar os pacientes, direcioná-los para programas preventivos e reduzir a incidência e média permanência de internados.
O cuidado preventivo com o paciente é a chave para a sua qualidade de vida e satisfação com a operadora de saúde. Além disso, permite melhorar a gestão de custos na empresa.
Por outro lado, é preciso ultrapassar alguns desafios para obter os benefícios.
Entre eles, o investimento em tecnologias como o software de acompanhamento Carefy, que permite centralizar informações e tomar decisões mais acertadas no que se refere à medicina preventiva, auditoria em saúde, entre outros procedimentos.
E então? Gostou do conteúdo? Agora que você já conhece o papel da medicina preventiva no cuidado com o paciente, aumente o número de pacientes encaminhados para a medicina preventiva com o Carefy