O planejamento estratégico em saúde é uma ferramenta fundamental para a gestão das instituições que atuam no setor.

Isso porque, o planejamento estratégico em saúde trata-se do alinhamento das metas e objetivos da instituição com as demandas e necessidades dos beneficiários em geral. 

Nesse sentido, a inclusão da auditoria concorrente no planejamento estratégico das instituições de saúde pode ser um diferencial para garantir a eficácia e efetividade dos serviços prestados, além de proporcionar uma gestão mais transparente e eficiente.

No conteúdo de hoje discutiremos os pontos da importância de incluir a auditoria concorrente no planejamento. Boa leitura!

Entendendo a auditoria concorrente

A auditoria concorrente é um tipo de auditoria que acontece durante o atendimento de um paciente em uma instituição.

Na prática, a auditoria concorrente consiste em uma análise sistemática e contínua dos serviços e processos realizados, visando identificar e corrigir eventuais falhas e desvios que comprometam a qualidade e segurança dos pacientes. 

Assim, a auditoria concorrente é uma forma proativa de monitorar e avaliar o desempenho das equipes e operações, visando a melhoria contínua dos processos e a redução dos custos e riscos que podem acontecer.

Incluir o processo de auditoria concorrente no planejamento estratégico das instituições de saúde traz diversos benefícios: tanto para as instituições, quanto para os pacientes.

Separamos os 5 principais pontos que demonstram a importância dessa inclusão. Confira abaixo!

5 benefícios de incluir a auditoria concorrente no planejamento estratégico da sua instituição de saúde

1. Possibilidade de identificar e corrigir falhas

A possibilidade de identificar e corrigir falhas ou desvios é um sonho para as instituições de saúde, né?

Incluir a auditoria concorrente no planejamento estratégico é uma forma de fazer isso, de forma ágil e eficaz.

Na prática, essa inclusão contribui para a redução de erros e consequentemente, para a melhoria da qualidade e segurança dos pacientes

Ainda, a auditoria concorrente permite que os gestores em saúde tenham acesso a informações precisas e atualizadas sobre o desempenho das equipes e das operações.

Isso facilita a tomada de decisão e a definição de estratégias mais efetivas.

2. Gestão de riscos em saúde mais efetiva

A auditoria concorrente possui grande contribuição para a gestão de riscos em saúde. 

Por meio da identificação e correção de desvios e falhas, a auditoria concorrente permite que as instituições adotem medidas preventivas e corretivas, reduzindo os riscos e garantindo a segurança dos pacientes. 

Além disso, esse tipo de auditoria também é uma forma eficaz de avaliar a efetividade das medidas preventivas adotadas, permitindo que os gestores possam identificar e corrigir eventuais falhas ou mesmo dar continuidade àquilo que está dando certo.

3. Contribuição para gestão financeira 

A gestão financeira das instituições também é beneficiada de forma significativa com a inclusão da auditoria concorrente no planejamento estratégico.

Isso porque, por meio da auditoria é possível identificar e corrigir desvios e falhas, permitindo que as organizações possam reduzir custos e maximizar os recursos disponíveis.

Isso contribui para a sustentabilidade financeira das instituições. 

Além disso, a auditoria concorrente também pode ajudar a identificar oportunidades de melhoria nos processos e serviços, o que pode resultar em reduções de custos e aumento da eficiência.

E, consequentemente, a melhoria nos processos e atendimentos garante a otimização da experiência do paciente, tornando os benefícios mais satisfeitos com a instituição. 

4. Benefícios para os profissionais de saúde

A inclusão da auditoria concorrente no planejamento estratégico em saúde também pode trazer benefícios para os próprios profissionais de saúde que trabalham na instituição.

Isso porque, a análise dos dados obtidos pela auditoria, contribui para o aprimoramento das habilidades e competências das equipes.

Isso resulta em uma prestação de serviços mais efetiva e de qualidade. 

Para você ter noção, o uso do software de auditoria concorrente Carefy na operadora de saúde SAMP, garantiu um aumento de 137% na eficiência da equipe

Legal, né?

Além disso, a auditoria concorrente também pode ajudar a identificar oportunidades de treinamento e capacitação, o que resulta em uma melhoria na formação dos profissionais de saúde.

5. Promoção da Qualidade Assistencial

A inclusão da auditoria concorrente no planejamento estratégico da instituição de saúde também promove significativamente a qualidade dos cuidados prestados aos pacientes. 

Ao identificar problemas ou lacunas no processo de atendimento em tempo real, a auditoria concorrente permite intervenções imediatas, garantindo que os padrões de qualidade sejam mantidos ou aprimorados. 

O que resulta em uma experiência mais segura e satisfatória para os pacientes, além de contribuir para a reputação positiva da instituição no cenário de saúde.

Pontos de atenção para o processo de inclusão

Cultura organizacional

É importante ressaltar que a inclusão da auditoria concorrente no planejamento estratégico em saúde demanda uma mudança cultural nas instituições. 

Dessa forma, é preciso que os gestores e profissionais de saúde compreendam a importância da auditoria concorrente e estejam dispostos a colaborar com o processo. 

Além disso, é necessário investir em tecnologia e capacitação de pessoal para implementar e manter a auditoria concorrente eficazmente.

Gestão de dados

A gestão dos dados gerados pelo processo de auditoria concorrente também deve ser feita corretamente.

Para isso, é preciso que as organizações possuam sistemas de informação robustos e confiáveis para armazenar e gerenciar os dados gerados pela auditoria concorrente. 

Ou seja, é necessário que os sistemas estejam conforme a LGPD e respeitem todas as legislações vigentes.

É o caso do Carefy, o software de auditoria com armazenamento em nuvem, seguro, segundo os princípios da LGPD.

Além disso, é necessário garantir a confidencialidade das informações e adotar medidas de segurança para proteger os dados dos pacientes.

Afinal, um vazamento de dados pode causar um grande prejuízo financeiro e danos irreversíveis para a imagem da instituição. 

Por que investir num sistema de auditoria concorrente?

Mesmo sabendo os benefícios da inclusão da auditoria concorrente no planejamento estratégico em saúde da sua instituição, é possível ficarem dúvidas sobre o investimento.

Para isso, é importante ressaltar que um bom software de auditoria concorrente atuará como uma ferramenta fundamental para a gestão da sua instituição de saúde.

Um sistema eficiente permite a identificação e correção de desvios e falhas de forma ágil e eficaz, contribuindo para a melhoria da qualidade e segurança dos pacientes. 

Também contribui para a gestão de riscos, gestão financeira e aprimoramento das habilidades e competências das equipes de saúde. 

Dessa forma, utilizando um software de auditoria concorrente, é possível que a sua instituição alcance melhores resultados e preste serviços de qualidade e segurança para seus pacientes.


Se você deseja conhecer o software Carefy, usado pelas principais operadoras de saúde do país, clique aqui e saiba mais!

Banner Material Módulos da Carefy – 2