O avanço da tecnologia tem transformado a sociedade, tornando tudo mais ágil, prático e assertivo. As empresas estão cada vez mais adaptadas a esse contexto que facilita os processos, sobretudo com a gestão dos dados e informações, utilizando as plataformas de BI.

Os setores estão investindo nesse processo e a área de gestão em saúde é um deles. Devido aos benefícios que essa metodologia pode proporcionar no dia a dia das operadoras de saúde é um exemplo. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja o que são essas plataformas de BI, qual a sua importância e como elas são grandes auxiliares aos gestores de saúde

O que são plataformas de BI?

Primeiramente, é válido saber o significado de BI. Business Intelligence é um conceito empresarial que tem como objetivo realizar processos de coleta de dados, armazenamento, tratamento e análise, de tal forma que organize e transforme essas informações em algo relevante para a gestão de um negócio. 

As plataformas de BI são as ferramentas que aplicam esse conceito, na prática. Nesse sentido, são os grandes facilitadores nas tomadas de decisões das empresas, pois com elas é possível avaliar um conjunto de dados e interpretar como eles podem ser utilizados de acordo com o objetivo do negócio e criação de planos de ação. 

“Se você deseja ter maior controle e assertividade na operadora de saúde, as plataformas de BI vão te ajudar nisso.”

Qual a importância das plataformas de BI?

Plataforma BI saúde

As plataformas de BI permitem que seu negócio faça um levantamento de todas as informações existentes de forma detalhada e aprofundada. 

O objetivo é não só ajudar a sustentar a tomada de decisões estratégicas, como também ser útil na mensuração de produtividade, controle e gestão da organização.

Segundo o IT Forum 365, 73% das empresas com faturamento anual superior a 2 bilhões de reais, focam no investimento em BI.

Desse modo, essa tecnologia além de coletar, gerenciar e avaliar dados, é um método acessível e com mais autonomia e segurança aos usuários.

Lembre-se que sem uma análise adequada das informações da empresa, não é possível tomar decisões corretas e assertivas. 

E quando falamos do setor de saúde, isso se torna ainda mais essencial. Afinal, as pessoas confiam nas operadoras de saúde que conseguem colocar em prática sua visão estratégica e que oferecem melhoria de processos.

Como as plataformas de BI auxiliam gestores em saúde?

Por fim, com uma plataforma de BI de qualidade, você alcança uma gestão estratégica em saúde de excelência, sem reduzir a qualidade do seu atendimento ou aumentar sua carga horária de trabalho. Com essa tecnologia na saúde sua empresa terá:

  • análise inteligente dos dados;
  • redução dos custos;
  • otimização de processos;
  • identificação de oportunidades;
  • prevenção de riscos. 

Então, o que falta para você aplicar esse conceito como técnica na sua empresa? Para aplicar o BI na saúde, é necessário contar com um software de gestão de qualidade, que dá acesso a diversas funções que facilitam sua gestão em saúde, como relatórios, organização e centralização de dados e ótimos resultados em combinação das informações. 

Veja como a plataforma de BI da Carefy pode te ajudar e tenha o diferencial no mercado de operadoras de saúde. Saiba mais!

Banner Material Módulos da Carefy – 2