Com o passar dos anos a sociedade foi se alterando no quesito saúde e bem-estar.
A promoção da saúde é algo relativamente novo, pois de certa forma é uma visão diferente de olhar para o conceito de saúde.
Assim é importante entender do que se trata este conceito e também entender se sua operadora de saúde precisa realizar mudanças para cumpri-lo.
No conteúdo de hoje entenderemos a promoção de saúde e veremos como as operadoras de saúde têm um papel importante nesse conceito. Boa leitura!
O que é promoção de saúde?
Para entendermos melhor o que significa esse termo, é preciso compreendermos o significado da palavra “saúde”.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), no ano de 1946, definiu saúde como sendo:
“Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade”.
Dessa definição podemos tirar a seguinte conclusão: a saúde não é apenas quando você não está tratando alguma doença, esse é um pensamento errôneo sobre o conceito de saúde.
Ser saudável é como a OMS cunha, um estado completo de bem-estar físico, mental e social. O fato de alguém não estar tratando uma doença, não necessariamente significa que se trata de uma pessoa saudável.
Vejamos esse exemplo:
Pense em uma pessoa que se exercita regularmente e possui uma alimentação saudável, dando prioridade para alimentos que irão lhe fazer bem e cuidar de sua saúde mental. Essa pessoa possui um risco menor de desenvolver doenças, como hipertensão arterial, por exemplo.
Agora pense em outra pessoa, que seja sedentária e que não tenha uma alimentação regular saudável. Essa pessoa possui um maior risco de desenvolver doenças crônicas, como a hipertensão já citada.
Percebeu que a saúde não é no momento da doença, mas sim na sua vida de forma geral?
É nesse momento que entra a promoção de saúde. Que não é apenas prevenir que as pessoas fiquem doentes, mas sim levar o pensamento que elas precisam ser saudáveis para ter qualidade em suas vidas.
Sendo assim, incentivar práticas saudáveis são ações que diversas organizações podem realizar, sejam elas públicas ou privadas.
As operadoras de saúde podem ter um importante papel na promoção de saúde.
Promoção de saúde: as operadoras de saúde precisam realizar?
É de conhecimento que o papel das operadoras de saúde com os beneficiários é o atendimento, para que eles consigam usufruir de seu plano da melhor forma possível.
Assim, para que as operadoras realizem campanhas de promoção de saúde, é importante pensar qual abordagem elas realizam com seus beneficiários.
Conforme dissemos, com o passar do tempo, os conceitos vão se aprofundando e sendo entendidos de outra forma.
A saúde, como vimos, é um desses conceitos que foi e está sendo ressignificado.
Com isso, podemos perceber que diversas empresas no setor da saúde estão moldando a maneira como interagem com a sociedade.
A Saúde 5.0, que já está sendo implementada, mostrou para o setor a diferença no tratamento com os pacientes.
Isso acontece pois antes, os pacientes não eram olhados como centro do tratamento, mas apenas com uma doença a ser curada.
Claro que isso vem mudando e conceitos como a humanização do atendimento têm ganhado força nos últimos anos.
Hoje, o paciente é entendido como ser humano, e como tal possui diversas nuances e diversidades.
Logo, as operadoras não devem somente entender suas doenças, mas sim entender como ele está se sentindo em relação a elas, suas dores e desejos.
A forma como os processos envolvendo os beneficiários são realizados, estão mudando conforme o passar do tempo.
Logo, as operadoras de saúde precisam estar atentas a isso!
Como as operadoras conseguem realizar a promoção de saúde?
É possível realizar a promoção de saúde através da rede credenciada.
Como são instituições que prestam atendimento para os beneficiários de planos de saúde, é possível que as operadoras façam um acordo com essas instituições para a implementação de campanhas em prol da promoção de saúde.
Ações de incentivo direto sobre alimentação saudável, práticas de exercício físico ou mesmo de bem estar e saúde mental podem transformar a forma com que a operadora é vista pelo beneficiário.
As ações podem ser feitas através de cartazes, e-mails ou mesmo conteúdos nas redes sociais da operadora e instituições credenciadas.
Por fim, podemos concluir que existem diversas ações de promoção à saúde que podem ser realizadas por parte das operadoras de saúde.
Com nosso conteúdo você pode perceber que é possível que a promoção seja feita.
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