Você provavelmente já ouviu falar de humanização da marca (quando falamos em marketing). Marcas mais próximas dos consumidores e menos robóticas. O que você provavelmente não sabe é que este conceito também é aplicado na saúde. Este é chamado de humanização hospitalar. Um atendimento mais atencioso e menos mecânico.
Continue lendo e confira o impacto da humanização hospitalar nas organizações de saúde.
O que é a humanização do cuidado hospitalar?
O que são cuidados humanizados? É a humanização do serviço que os profissionais de saúde têm com os pacientes independente de sua situação. São cuidados que promovam a sensação de bem-estar nos pacientes. Cada pessoa é única e portanto, o tratamento personalizado é essencial.
Principalmente após a pandemia do COVID-19 humanizar os cuidados se tornou importante, pois preserva a qualidade mental das pessoas, que já ficaram abaladas pelo isolamento.
Quando falamos em cuidados humanizados, estamos dizendo que o profissional precisa ir além de boa educação, e sim entender as dores e as necessidades dos pacientes. É conseguir responder de forma clara e descomplicadas suas perguntas.
Cuidados humanizados não estão limitados aos pacientes e médicos, mas a toda a equipe hospitalar, desde a entrada do paciente na recepção, até sua saída.
Além disso, as operadoras de saúde também precisam estar atentas aos seus beneficiários e propor humanização ao atendimento.
Por que é importante promover a humanização hospitalar?
Humanizar o atendimento é uma maneira de mostrar para o paciente que o profissional se importa com seus problemas e que realmente quer seu bem-estar. É uma maneira de deixar o paciente confortável com a presença médica e que irá se comprometer com o que o foi passado, como seguir tomando corretamente um medicamento, ou seguir uma dieta, por exemplo.
Também faz com que o paciente tenha uma melhora em seu estado emocional e físico. Promovendo sua recuperação. Pacientes idosos, que possuem problemas auditivos ou cognitivos se sentirão mais acolhidos pelos profissionais.
Instituições de saúde que não humanizam seus serviços os tornam mecânicos, frustrando os pacientes. Isto faz com que eles não se sintam à vontade em ir procurar sua ajuda médica quando precisarem.
Benefícios de humanizar sua operadora
As operadoras de saúde muitas vezes, tem seus próprios hospitais. O que torna mais fácil a implantação da humanização.
Como dissemos acima os pacientes que passam por essa experiência, se sentem mais acolhidos e mais confortáveis em ter os cuidados sob sua responsabilidade. Além do que, pacientes contentes não pensam em trocar de operadora de saúde.
Humanizar sua instituição é sinônimo de evolução e que você se importa com a saúde e bem-estar do paciente. (Ninguém gosta de ser mal atendido, não é?)
Para isso, sua instituição precisa iniciar práticas para orientar os profissionais de como oferecer o atendimento humanizado.
Isto é com toda a equipe hospitalar. Recepcionista, médicos, enfermeiros, seguranças, limpeza. Todos eles fazem parte da experiência do paciente, mesmo que de forma indireta. Sendo assim, é importante orientá-los.
Tecnologia e humanização
Como é possível humanizar os pacientes se eles estão muito longe? A resposta é: Tecnologia!
A humanização hospitalar através da tecnologia está se tornando cada vez mais presente nas instituições de saúde. O teleatendimento já se tornou forte no Brasil, principalmente no período pandêmico, onde os pacientes não puderam ir para hospitais pois além de estarem dando prioridade para os sintomas do covid, havia o risco de contaminação no local.
Sendo assim, os profissionais se moldaram à tecnologia, e conseguiram atender os pacientes remotamente. Além do mais, áreas mais afastadas tiveram acesso a atendimento de saúde.
É um grande avanço na área da saúde, que permite que os profissionais estejam sempre atentos aos pacientes e suas dúvidas.
Viu porque é importante humanizar o atendimento ao paciente e a instituição? Como o objetivo das organizações é fornecer o melhor atendimento ao paciente, cultivar esta cultura trará muitos benefícios, se mantendo na memória afetiva do paciente.
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