Hoje, existe um aspecto importante: saúde e tecnologia estão mais associados do que nunca.
Os efeitos práticos da transformação digital já são vistos nos consultórios, clínicas e hospitais.
E não é apenas no atendimento clínico dos pacientes que essa evolução se manifesta. A gestão em saúde também é amplamente beneficiada pelas novas tecnologias.
E as instituições de saúde que não acompanharem o mercado ficarão para trás.
Confira aqui por que saúde e tecnologia estão ligados de forma intrínseca e saiba como sua operadora pode se beneficiar com avanços dessa junção.
Saúde e tecnologia ao longo do tempo
Nos últimos anos, o setor brasileiro de saúde vem se apropriando de avanços ligados à transformação digital.
O uso de ferramentas para gestão dos grandes volumes de dados em saúde disponíveis, atualmente, se reflete decisivamente na medicina, que originou o conceito de saúde 4.0.
Porém, se a saúde 4.0 foi marcada pela inserção das novas tecnologias no mercado médico, já estamos vivendo um momento posterior.
A saúde 5.0 tem como marca a conectividade total, posicionando o paciente no centro de todo o processo.
Esta nova realidade garante mais precisão nos diagnósticos e facilita o monitoramento da evolução dos pacientes. Além disso, as decisões sobre os melhores tratamentos são mais rápidas e os recursos necessários são otimizados.
É uma evolução que beneficia desde os pacientes até as operadoras da área da saúde.
Tendências de saúde e tecnologia
A medicina sempre foi uma área de ponta no que se refere ao conhecimento humano. Sendo assim, a relação entre saúde e tecnologia está presente em praticamente todo tipo de inovação que temos experimentado.
A gestão de grandes volumes de dados, big data, internet das coisas e a inteligência artificial são exemplos desse novo modelo.
Estas tecnologias já estão presentes nas clínicas e consultórios, gerando subsídios para as melhores decisões médicas.
Um exemplo é a precisão nos diagnósticos. Uma pesquisa da Revista Nature apontou um índice de 97% de acertos em diagnósticos de catapora e gripe em crianças feitos por um sistema com inteligência artificial.
Já um levantamento da Associação Paulista de Medicina mostra que 80% dos médicos do Estado já utilizam telemedicina para atender seus pacientes. Ou seja, a tecnologia veio para ficar no setor.
Além disso, vale destacar outras tendências de saúde e tecnologia, como:
- Aumento da adoção de terapias virtuais e digitais;
- Uso expandido de robôs e automação em procedimentos médicos;
- Maior foco na prevenção e promoção da saúde;
- Avanços na medicina regenerativa e impressão 3D de tecidos.
Benefícios para as operadoras
Para a gestão no contexto de auditoria em saúde, a saúde 5.0 também representa uma revolução sem precedentes.
Isso passa pela atuação das healthtechs, empresas especializadas em soluções para gestão em saúde. Elas auxiliam as operadoras a transformar dados em subsídios para aprimorar decisões e estratégias.
Assim, é possível aprimorar todo o ciclo de atendimento ao paciente. A operadora consegue:
- Prever de maneira mais segura sua evolução;
- Avaliar quais decisões clínicas foram mais efetivas;
- Reduzir desperdícios.
Como preparar a sua operadora para o futuro?
O encontro entre saúde e tecnologia provocou uma transformação acelerada no setor.
E esse dinamismo exige adaptação por parte das operadoras. É preciso adequar-se ao novo jeito de realizar as rotinas, como auditoria médica e gestão de internados.
É necessário, por exemplo, preparar seus profissionais para atuar nesse novo ambiente e entender os limites e regramentos inerentes ao manuseio de dados dos pacientes.
Estes são apenas alguns exemplos do porquê as operadoras devem contar com parceiros qualificados para assessorá-las neste novo mercado.
Como a Carefy pode auxiliar?
A Carefy oferece uma plataforma completa de gestão de pacientes internados e de auditoria em saúde. Trata-se de um suporte indispensável para que a operadora se posicione no mercado permeado pela tecnologia.
E, com resultados comprováveis, como o aumento de até 137% de eficiência da equipe e redução da média de permanência de até 40%, a Carefy é o que falta na sua operadora de saúde.
Procure saber entrando em contato com a Carefy! No site, você encontrará todos os benefícios de contar com a consultoria.