Para acompanhar demandas de mercado e da população, estamos cada vez mais dependentes de tecnologias ligadas à informação e a automação. Em ambientes hospitalares estas demandas são ainda mais evidentes e por isso é cada vez mais frequente a implantação e uso de tecnologias para gestão e gerenciamento.
Apesar dos altos custos relacionados a incorporações de tecnologias na área de saúde, também precisamos evidenciar os inúmeros benefícios do uso de algumas destas aplicações tecnológicas.
Por isso, neste conteúdo, apresentaremos alguns dos benefícios da tecnologia na saúde, principalmente em relação à gestão de leitos hospitalares.
Necessidade da gestão de leitos hospitalares
Se por um lado temos os hospitais como organizações de saúde com modelos de gestão, com altos custos para atenção à saúde para ampliação da cobertura de serviços, do outro temos o aumento da exigência dos consumidores pela incorporação de tecnologias no ambiente hospitalar.
Com o crescente número de internações devido à pandemia, aumento da população idosa e atuação limitada nos serviços de atenção primária, as problemáticas relacionadas à gestão de leitos vêm sendo evidenciadas ainda mais. No Brasil, a população com mais de 65 anos demanda quatro vezes mais internações quando comparada a média da população.
Segundo o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (em inglês, National Health Service, ou NHS) existem cada vez mais críticas relacionadas à falta de leitos, o que acaba gerando longas listas de espera e atrasos em internações eletivas.
Aplicações da tecnologia na saúde
Instituições da área da saúde são organizações complexas e com isso, a eficiência no atendimento à saúde também se torna complexa, apresentando exigências de criação e implantação de instrumentos de gestão organizacional. Com instrumentos de gestão, é possível organizar e padronizar os processos de trabalho organizacional de uma instituição.
As tecnologias na saúde apoiam logísticas e fluxos importantes para o funcionamento de hospitais, como no caso da gestão de leitos. A gestão de leitos hospitalares proporciona um avanço da eficiência na organização, além de impactarem diretamente no resultado financeiro do hospital.
Quais os benefícios da tecnologia na saúde?
Na rotina hospitalar, a gestão de leitos é fundamental para o controle dos números de internações e possibilidade de um maior dinamismo no atendimento.
Desta forma, a gestão de leitos é um ponto crítico para o sucesso na área da saúde, tanto do ponto de vista da eficiência do atendimento quanto da perspectiva financeira.
Para viabilizar isso, é preciso contar com uma tecnologia que permita fazer o mapeamento de todos os processos e identificar os gargalos no fluxo operacional.
Assim, a boa gestão de leitos impacta diretamente nos resultados da instituição de saúde. Por isso, pontuamos alguns benefícios da tecnologia na saúde na gestão de leitos hospitalares:
- Otimizar a capacidade dos leitos;
- Reduzir tempo de espera;
- Aumentar a satisfação dos pacientes;
- Capacidade de monitoramento dos pacientes;
- Elevar a eficiência organizacional.
Otimizar a capacidade dos leitos
Com o uso de tecnologia na saúde na gestão de leitos, é possível ter um maior controle das informações. Vale lembrar que na rotina hospitalar observam-se informações de alta médica, alta no sistema, desocupação do leito, desinfecção do leito e aviso em sistema da liberação do leito.
Sendo assim, a avaliação da capacidade instalada envolve, principalmente, a capacidade disponível e a demanda oscilante. Com estas informações e com a capacidade de gestão é possível otimizar a capacidade dos leitos.
Reduzir tempo de espera
Provavelmente o maior impacto percebido pelo paciente na gestão de leitos será o tempo de espera. Ao utilizar tecnologias de gestão de leitos é possível avaliar o nível de demanda e os recursos que a instituição possui, possibilitando a determinação de metas e objetivos para os atendimentos.
A partir do momento do estabelecimento de indicadores, é possível construir uma dinâmica de atendimento organizada, ágil e eficaz.
Aumentar a satisfação dos pacientes
Com o maior nível de controle e gestão, o processo será mais ágil e eficiente, resultando em uma maior satisfação dos pacientes, pois suas dúvidas serão resolvidas mais rapidamente e o tempo de espera será menor.
Capacidade de monitoramento dos pacientes
Outro benefício é o monitoramento dos pacientes, desde seus casos clínicos, suas condições, até mesmo respostas dos pacientes aos tratamentos. Um exemplo claro sobre a importância do monitoramento é no caso da probabilidade que um determinado paciente tem de desenvolver feridas crônicas.
O paciente com esse fator de risco deve ser acompanhado de perto e algumas medidas devem ser adotadas com maior frequência, como, por exemplo, a inspeção completa da pele deve ser feita diariamente e nas ocasiões de reposicionamento do paciente.
Este monitoramento é uma condição essencial para organizações que procuram conquistar melhores resultados nos tratamentos oferecidos e para garantir maior produtividade da sua equipe médica e administrativa.
Elevar a eficiência organizacional
O uso de tecnologias que apresentam informações e geram conhecimento são fundamentais para ajudar gestores com ferramentas estratégicas, táticas e operacionais. Com isso, gestores e colaboradores podem realizar suas tarefas de forma mais ágil e organizada, elevando a eficiência organizacional.
Estes são apenas alguns dos benefícios do uso de tecnologias na saúde na gestão de leitos. Além desses, também podemos citar, por exemplo, redução de custos, ganho de produtividade e redução de tempo ocioso.
Para saber mais sobre como a tecnologia em saúde está reduzindo custos, recomendamos a leitura do conteúdo Como a tecnologia em saúde está reduzindo custos para a saúde suplementar?.
Por fim, além das aplicações para gestão de leitos, outras tecnologias da saúde também podem ser aliadas para agregar benefícios para pacientes e hospitais. Como o uso da terapia celular baseada em células-tronco.
A In Situ é uma startup de base tecnológica da área da saúde, que utiliza a terapia celular como ferramenta para a criação de produtos inovadores com foco na cicatrização de tecidos.