A carreira de coordenador de auditoria cresce diariamente e é preciso profissionais qualificados para ocupar os cargos.
Continue a leitura e descubra o papel do coordenador, como está o mercado e, principalmente, como se destacar na função. Confira!
O que é um coordenador de auditoria?
O coordenador de auditoria é o profissional responsável por coordenar os serviços de auditoria de uma instituição.
Ainda, avalia os controles internos e verifica se os procedimentos da instituição estão sendo realizados de forma adequada.
Trata-se também de um profissional de estratégia, pois é responsável por desenvolver planejamentos para avaliar, revisar e aplicar os processos e políticas previamente estabelecidos.
“Trata-se de um cargo de extrema importância e responsabilidade.”
Sem um coordenador de auditoria, uma instituição de saúde sofre, pois falta um dirigente para um setor que analisa as operações realizadas: a auditoria.
Quem pode ser coordenador de auditoria?
É comum que coordenadores de auditoria em saúde possuam formação em algum curso da área da saúde.
Em geral, o que pode ser visto com frequência são profissionais graduados em Enfermagem ou Medicina atuando no cargo.
Ainda, ter conhecimento das legislações vigentes, internas e externas, é fundamental, pois trata-se de um cargo onde é necessário saber o que é esperado para ter um plano de atuação.
A experiência em gestão de pessoas, gestão em saúde, gestão hospitalar e auditoria em saúde também são imprescindíveis, pois é um cargo de liderança que possui funções em cada uma dessas áreas.
Como está o mercado?
A média salarial de um coordenador de auditoria, segundo o Catho, é de R$ 5.608,33.
Ainda, segundo o mesmo site brasileiro de classificados de empregos, é comum que os coordenadores de auditoria apresentem algumas formações. Veja quais abaixo:
- 30% dos coordenadores possuem MBA;
- 40% possui graduação em Administração;
- 50% têm inglês intermediário no currículo.
Dessa forma, podemos presumir que o mercado é competitivo e está em expansão.
Além disso, algumas habilidades e competências são muito importantes para quem deseja ingressar no mercado e desempenhar a função de coordenador de auditoria.
Listamos abaixo 3 dessas competências, confira!
Como se destacar na função?
1. Tenha senso de liderança
O coordenador de auditoria desempenha um cargo de liderança e, para ser um bom líder, é importante ter esse senso dentro de si.
É possível desenvolver essa habilidade por meio de cursos ou seminários sobre a temática.
Ainda, fazem parte de um bom líder: a capacidade de se comunicar e a tomada de decisões de forma assertiva, levando em consideração toda a equipe.
2. Seja empático
O coordenador de auditoria deve ser empático, pois não lida apenas com a equipe que coordena, mas, em algumas vezes, também com pacientes.
Dessa forma, a empatia é uma habilidade muito importante, pois faz que o coordenador seja capaz de avaliar as situações com maior complacência.
3. Habilidade tecnologia
Um coordenador é responsável por analisar de forma analítica informações e dados.
Dessa forma, a habilidade na área de tecnologia em saúde ou até mesmo em manejar planilhas importa. E muito!
Seja para gestão de pessoas, para organizar os indicadores da operação ou mesmo para organizar todo o financeiro da instituição é muito importante saber não só criar, mas também explorar cada uma das informações.
Softwares como o da Carefy de auditoria em saúde auxilia o coordenador ou coordenadora a analisar os resultados da sua operação ou equipe na busca dos objetivos estratégicos
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