banner ebook auditoria em saúde

A carreira de coordenador de auditoria cresce diariamente e é preciso profissionais qualificados para ocupar os cargos.

Continue a leitura e descubra o papel do coordenador, como está o mercado e, principalmente, como se destacar na função. Confira!

O que é um coordenador de auditoria?

O coordenador de auditoria é o profissional responsável por coordenar os serviços de auditoria de uma instituição.

Ainda, avalia os controles internos e verifica se os procedimentos da instituição estão sendo realizados de forma adequada.

Trata-se também de um profissional de estratégia, pois é responsável por desenvolver planejamentos para avaliar, revisar e aplicar os processos e políticas previamente estabelecidos.

“Trata-se de um cargo de extrema importância e responsabilidade.”

Sem um coordenador de auditoria, uma instituição de saúde sofre, pois falta um dirigente para um setor que analisa as operações realizadas: a auditoria.

Quem pode ser coordenador de auditoria?

É comum que coordenadores de auditoria em saúde possuam formação em algum curso da área da saúde.

Em geral, o que pode ser visto com frequência são profissionais graduados em Enfermagem ou Medicina atuando no cargo.

Ainda, ter conhecimento das legislações vigentes, internas e externas, é fundamental, pois trata-se de um cargo onde é necessário saber o que é esperado para ter um plano de atuação.

A experiência em gestão de pessoas, gestão em saúde, gestão hospitalar e auditoria em saúde também são imprescindíveis, pois é um cargo de liderança que possui funções em cada uma dessas áreas.

Como está o mercado?

A média salarial de um coordenador de auditoria, segundo o Catho, é de R$ 5.608,33.

e-book auditoria concorrente

Ainda, segundo o mesmo site brasileiro de classificados de empregos, é comum que os coordenadores de auditoria apresentem algumas formações. Veja quais abaixo:

  • 30% dos coordenadores possuem MBA;
  • 40% possui graduação em Administração;
  • 50% têm inglês intermediário no currículo.

Dessa forma, podemos presumir que o mercado é competitivo e está em expansão. 

Além disso, algumas habilidades e competências são muito importantes para quem deseja ingressar no mercado e desempenhar a função de coordenador de auditoria. 

Listamos abaixo 3 dessas competências, confira!

Como se destacar na função?

1. Tenha senso de liderança

O coordenador de auditoria desempenha um cargo de liderança e, para ser um bom líder, é importante ter esse sendo dentro de si.

É possível desenvolver essa habilidade por meio de cursos ou seminários sobre a temática.

Ainda, fazem parte de um bom líder: a capacidade de se comunicar e a tomada de decisões de forma assertiva, levando em consideração toda a equipe.

2. Seja empático 

O coordenador de auditoria deve ser empático, pois não lida apenas com a equipe que coordena, mas, em algumas vezes, também com pacientes.

Dessa forma, a empatia é uma habilidade muito importante, pois faz que o coordenador seja capaz de avaliar as situações com maior complacência.

3. Habilidade tecnologia 

Um coordenador é responsável por analisar de forma analítica informações e dados.

Dessa forma, a habilidade na área de tecnologia em saúde ou até mesmo em manejar planilhas importa. E muito!

Seja para gestão de pessoas, para organizar os indicadores da operação ou mesmo para organizar todo o financeiro da instituição é muito importante saber não só criar, mas também explorar cada uma das informações.

Softwares como o da Carefy de auditoria em saúde auxilia o coordenador ou coordenadora a analisar os resultados da sua operação ou equipe na busca dos objetivos estratégicos
Notou como a carreira de coordenador de auditoria é muito importante? Inscreva-se na nossa newsletter e receba semanalmente conteúdos estratégicos em saúde e alavanque sua carreira!

indicadores de auditoria em saúde