A auditoria in loco é uma importante ferramenta que permite que as instituições de saúde melhorem suas performances, reduzam glosas e prestem um atendimento melhor ao paciente.

Se você deseja entender tudo sobre esse tipo de auditoria e como ela melhora a sustentabilidade do setor da saúde, continue a leitura!

Auditoria in loco: o que é?

Vamos partir do início?

“In loco” é uma expressão em latim que significa “no próprio lugar” ou “no lugar”.

Assim, auditoria in loco corresponde aquela auditoria realizada no próprio local onde o atendimento acontece.

Por exemplo: para auditar os gastos com materiais médicos de um hospital, é feita uma auditoria in loco no próprio estoque do hospital e, de forma simultânea, nos atendimentos feitos naquele hospital, tendo total controle do que entra e do que sai no estoque.

De forma prática, a auditoria in loco é aquela realizada no próprio local onde o atendimento médico é realizado.

Por que a sustentabilidade do setor é uma preocupação?

Agora que você já sabe o que é auditoria in loco, é importante que entenda porque a sustentabilidade do setor da saúde é uma preocupação.

Com estes dois pontos bem elucidados conseguiremos avançar no nosso tema, certo?

Sustentabilidade pode ser definida como uma alternativa para garantir a sobrevivência.

Quando falamos de sustentabilidade do setor da saúde é exatamente sobre sobrevivência que queremos falar.

É de conhecimento geral os desafios da gestão da saúde suplementar brasileira e, infelizmente, estes desafios podem impactar na vida financeira e no funcionamento das instituições.

Atualmente, as operadoras de saúde que querem estar no futuro do setor, buscam maneiras de se tornarem mais competitivas, ou seja, de não perderem espaço neste mercado tão vasto.

Aliada ao desejo de se manter competitiva, as operadoras buscam alcançar a sustentabilidade econômico-financeira.

Isso pode ser definido como o desejo de ter o balanço entre sua presença no mercado e saúde financeira da instituição positivo.

A auditoria in loco pode ser uma excelente ferramenta para o alcance deste balanço positivo. Continue a leitura e confira como!

Como a auditoria in loco melhora a sustentabilidade do setor da saúde?

Segundo o IESS, entre 2015 e 2020 as despesas na saúde suplementar cresceram 53%.

Isso significa que cada vez mais os custos médico-hospitalares crescem na saúde suplementar.

Citando outro estudo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), vemos que cerca de 20% dos gastos da saúde suplementar são desnecessários.

Isso compromete diretamente a sustentabilidade do setor da saúde e, de forma individual, das operadoras de saúde que não investem em ferramentas para frear estes custos desnecessários.

Um exemplo de ferramenta eficaz para garantir a sustentabilidade das operadoras de saúde são as auditorias.

O processo de auditoria em saúde é essencial para que uma instituição de saúde faça a avaliação correta dos serviços prestados.

É por meio da auditoria que é possível conferir se os procedimentos e atendimentos realizados estão de acordo com as boas práticas hospitalares, com as normas regulatórias ou mesmo com o contrato firmado entre operadora e rede prestadora de serviços. 

A auditoria in loco é uma modalidade de auditoria que pode ser aplicada na saúde para garantir a sustentabilidade. Veja abaixo como ela cumpre seu papel!

Menos contas glosadas

As temidas glosas podem comprometer o orçamento das instituições de saúde.

A glosa é o não pagamento pela operadora de saúde de algum item da conta hospitalar de um paciente e pode ocorrer por diferentes motivos.

Por exemplo: um item é glosado quando consta na conta do paciente, mas não fez parte de fato do tratamento daquele paciente.

Através da auditoria in loco, ou seja, a auditoria feita no local, é possível reduzir de forma considerável as glosas!

Isso porque, nessa modalidade de auditoria,  os itens da conta hospitalar são conferidos já na rede credenciada, no momento do atendimento ao paciente, evitando que essa conferência seja realizada só após o fechamento da conta.

Redução de custos

A falta de uma auditoria in loco abre brechas para que as instituições tenham prejuízos financeiros.

Por meio da auditoria in loco é possível prevenir perda com insumos médicos, por exemplo.

Isso é de grande importância, pois é sabido que os hospitais brasileiros sofrem com o afastamento de três pontos que deveriam caminhar juntos sempre: o uso dos materiais, o faturamento e o recebimento destes valores.

Por meio da auditoria in loco as instituições conseguem controlar seus estoques e consequentemente o uso consciente dos insumos, fator que é revertido na redução de custos desnecessários ou evitáveis.

Como o Carefy pode ajudar sua operadora a implantar a auditoria in loco?

O Carefy é o mais completo software de gestão de pacientes internados e auditoria em saúde.

Na prática, somos o único software que unifica toda a jornada do paciente. Isso é possível através dos nossos módulos:

  • Autorização de Guias;
  • Auditoria Concorrente;
  • Home-Care;
  • Prorrogação;
  • Auditoria de Contas Médicas;
  • Relatórios e indicadores.

O Carefy consegue te auxiliar no processo de auditoria in loco, permitindo que os auditores efetuem até mesmo a auditoria beira-leito com facilidade, na palma de suas mãos, através do nosso aplicativo móvel.

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