Devido a alta complexidade existente no setor da saúde, é necessário cada vez mais entregar excelência no cuidado prestado ao paciente. Para isso é necessário ser um bom coordenador. Você sabe como ser um e se destacar nessa área? Confira a seguir qual o papel do coordenador de saúde e quais ações podem ser tomadas para se destacar na área.
Qual o papel do coordenador de saúde?
O Coordenador de saúde é aquele ou aquela que possui a função de gerenciar o time da instituição de saúde, a fim de que as atividades a serem desempenhadas sejam executadas de forma satisfatória.
Se trata de um profissional essencial e estratégico. Isso porque é responsável por coordenar as pessoas em prol dos objetivos estratégicos da empresa e que elas se desenvolvam ao longo do tempo.
Além disso, precisa ter um perfil analítico e focado em resultados, uma vez que é esperado deste profissional que ele traga soluções inovadoras que auxiliem no sucesso da companhia.
3 dicas para destacar na função
Sabemos que o cenário da gestão em saúde, nem sempre é fácil. No dia a dia, o combinar o trabalho de coordenação de times com entregar resultados para a alta gestão pode ser subestimado. Mas afinal, você sabe como se tornar um bom coordenador de saúde? Descubra o que você deve fazer com essas dicas práticas:
1. Invista em sua qualificação como coordenador
O primeiro quesito essencial para se tornar um bom coordenador em saúde é válido não apenas para esse cargo, mas sim para qualquer função que você for desempenhar de forma excelente.
O estudo e a capacitação constantes te tornam cada vez mais um profissional capaz, eficiente, reconhecido e bem remunerado pelo mercado.
Portanto é importante buscar por melhoria contínua por meio da realização de treinamentos, cursos, especializações, formais ou não, para estar sempre em evolução.
Além disso, investir em atualização te mantém atualizado e por dentro de tudo o que acontece. E quando o assunto é área da saúde isso é de extrema importância levando em consideração que o setor está sempre sofrendo mudanças.
Depois de ler a parte acima, provavelmente você pensou em algumas capacitações que almeja fazer. Para que isso não fique apenas no mundo das ideias e você de fato, as faça, anote em uma planilha ou bloco de notas quais cursos você pretende fazer e como você pode se organizar, em questões financeiras e de tempo, para realizá-los.
Também determina uma data limite para a finalização de cada uma das capacitações.
2. Tenha senso de liderança
Ser um bom coordenador na área da saúde envolve realizar a gestão de pessoas de forma eficaz e empática.
Para isso não basta ser bom no conhecimento técnico, é necessário ter habilidades interpessoais bem desenvolvidas, como o senso de liderança.
Liderar diferente do que muitos pensam, não é sinônimo de dar ordens, e sim de incentivar a equipe, proporcionar o suporte necessário para a execução das demandas, saber ouvir e treinar com eficiência cada colaborador do time.
Para que cada membro possa desempenhar a sua função com excelência, e o paciente receber um cuidado pertinente a sua condição clínica e que seja de qualidade.
Além disso, um bom líder desenvolve pessoas.
Afinal, um CNPJ (uma empresa) é composto por vários CPF ‘s (várias pessoas). A instituição de saúde cresce quando os colaboradores da instituição crescem.
E para isso um bom líder precisa ter paciência, respeito, empatia e liderar pelo exemplo.
Se você deseja desenvolver essa habilidade, selecione 3 atitudes que você pode tomar ainda essa semana que vão te ajudar a potencializar o seu senso de liderança.
3. Desenvolva sua comunicação
Quando você delega uma atividade, ela é feita exatamente como você imaginou ou elas são sempre seguidas de retrabalho?
Na hora que você vai dar um feedback para um dos profissionais do seu time, fica um clima desconfortável?
Essas são algumas situações de que, um coordenador de saúde com uma ótima comunicação, não enfrenta, pois ele entende o papel de transmitir a sua mensagem de forma clara, objetiva, coesa e ser empático quando necessário,
Se você se identificou com algumas das frases acima, talvez seja o momento de dedicar tempo para desenvolver a sua comunicação.
Aqui vão outras dicas:
- Sempre que for delegar uma atividade pense em esclarecer os seguintes pontos ‘’ o que deve ser feito?’’ ‘’como deve ser feito?’’ e principalmente ‘’por que deve ser feito?’’ Afinal, o colaborador que é gerido por você não consegue saber exatamente o que você queria se isso não for verbalizado.
- Feedbacks são muito importantes e essenciais para o desenvolvimento de cada colaborador. Na hora de dar um feedback busque elogiar primeiro um ponto positivo, falar o ponto de melhoria e logo após ressaltar outro ponto positivo. Isso é conhecido como técnica sanduíche e é altamente eficaz para este objetivo.
4. Traga inovação para a área
Além da necessidade de gerenciamento da equipe, também é esperado de um gestor de saúde, que ele ou ela traga inovações para potencializar os resultados da instituição.
Assim, uma forma de motivação interna e ainda mostrar resultados expressivos para gestores de cargos superiores é trazer inovação para a área que atua.
Por exemplo, se você é um coordenador na área de auditoria concorrente, o que sua alta gestão diria se você fosse o responsável por implantar uma inovação que gera até 40% de redução na média de permanência ainda prezando a qualidade?
Já para o coordenador de auditoria de contas, o que seu superior iria achar se você trouxesse resultados como a diminuição de 13% dos custos de internação?
E a única forma de trazer resultados diferentes é através de ações diferentes.
Apenas a inovação é capaz de transformar cenários e gerar resultados que vai te diferenciar de outros gestores em saúde.
E, apesar do Carefy promover todos esses resultados para a instituição, não necessariamente estamos falando apenas de sistemas ou de tecnologias.
A inovação começa quando começamos a pensar diferente. Isso pode ser um novo processo, uma nova forma de fazer a mesma função.
Por isso, para se você quer dar o próximo passo e ser responsável por esses resultados dentro da sua instituição, te convido para ver uma demonstração do Carefy na prática clicando aqui.
Excelente orientação com clareza e objetivo.
Coordeno uma equipe interdisciplinar no treino, reabilitação e estimulação cognitiva com adulto e Pessoa Idosa.
Gratidão.
Olá, Andréa. Fico feliz que tenha gostado do artigo. 🥰
É sempre importante buscarmos formas de aprimorar nossa gestão e, assim, nos tornarmos profissionais melhores e mais qualificados. O blog Carefy está recheado de conteúdos que auxiliam nos estudos.
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