banner ebook auditoria em saúde

Cada vez mais a área de auditoria em saúde cresce no Brasil e, junto a esse movimento, cresce a demanda por profissionais capacitados.

Dessa forma, fazer uma pós-graduação em auditoria em saúde é fundamental para se destacar e alavancar sua carreira.

Continue a leitura e confira tudo que você precisa saber sobre o tema.

Primeiro: o que é auditoria em saúde?

Se você é profissional da saúde certamente já ouviu falar sobre auditoria em saúde, né?

De forma geral, auditoria em saúde é a área responsável por implementar processos que avaliam se os serviços, procedimentos e atendimentos de uma instituição estão de acordo com as normas regulatórias vigentes, as boas práticas e os protocolos assistenciais.

O principal objetivo é garantir a segurança do paciente, a qualidade do atendimento prestado e a sustentabilidade econômico-financeira da instituição.

A auditoria é um setor crescente na área da saúde, visto que cada vez mais as instituições estão reconhecendo o valor da área.

Tipos de auditoria em saúde

Agora que você sabe o que é auditoria em saúde, é importante que saiba que existem diversos tipos de auditoria em saúde.

Entretanto, a auditoria de contas hospitalares é a mais comum entre as instituições.

Podendo também ser chamada de auditoria de contas médicas, trata-se de um processo de conferência da conta hospitalar que foi gerada, a fim de identificar se todos os itens estão de acordo com o atendimento que foi prestado no serviço de saúde.

É uma auditoria operacional que é realizada com frequência pelas fontes pagadoras, como por exemplo, planos de saúde, em prestadoras de serviços como hospitais, clínicas ou laboratórios.

Por que investir em uma pós-graduação em auditoria em saúde?

Como dito anteriormente, o setor de auditoria é crescente e a demanda por profissionais está alta.

Dessa forma, investir em uma pós-graduação é a chave para se qualificar como auditor em saúde e alcançar cargos de prestígio dentro de uma instituição.

O profissional de auditoria é fundamental para a gestão em saúde de qualquer instituição, pois permite que toda e qualquer inconsistência no serviço prestado seja identificada e corrigida.

Assim, é um profissional de extrema significância, pois a partir do trabalho que ele desempenha, é possível que a instituição tome decisões estratégicas  e melhore a experiência dos pacientes.

A pós-graduação em auditoria em saúde é o caminho para que o profissional se especialize e preste o melhor serviço possível, seja ele já atuante na área ou que está adentrando agora no mercado.

Depois de tudo que foi dito, fica evidente o porquê você deve investir em pós-graduação em auditoria em saúde, né? Mas você ainda tem dúvidas de como fazer isso? Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

O que a pós-graduação em auditoria pode te proporcionar?

Além de possibilitar ser um auditor em saúde, a pós-graduação te proporciona conhecimento teórico e prático, te qualificando para trabalhar na saúde suplementar ou pública.

Ainda, atualiza os profissionais de saúde quanto a termos, leis e demandas atuais do mercado, tudo com o objetivo mais nobre possível: oferecer um bom atendimento aos pacientes.

Com a formação, é possível também prestar concursos públicos para a área, já que a pós é requisito de alguns processos.

Como escolher um bom curso de pós-graduação em auditoria em saúde?

O caminho para a escolha do melhor curso é semelhante àquele que já conhecemos quando buscamos algo novo: deve-se conhecer a instituição e buscar referências.

Para te ajudar nessa busca, preparamos um checklist com perguntas para que te ajude a avaliar cada curso que se interessar. Confira:

  1. Como é a estrutura da instituição que oferece o curso?
  2. Trata-se de uma instituição credenciada pelo MEC?
  3. Quais as modalidades do curso: EAD, presencial ou híbrido?
  4. Qual modalidade mais se adequa às suas necessidades?
  5. Você conhece profissionais que concluíram este curso? Nada melhor que a experiência real, busque referências com eles!
  6. Você analisou a grade curricular do curso? Ela está de acordo com suas expectativas?
  7. O valor do curso está de acordo com a sua realidade?

Respondendo cada uma das perguntas acima é possível analisar se o curso é realmente o que você procura e, torna-se mais fácil tomar esta escolha que é tão importante.

Cursos complementares: por que dar atenção a eles?

A pós-graduação em auditoria em saúde torna o profissional um auditor e é de extrema importância. Entretanto, existe algo que não deve ser ignorado por nenhum profissional: a atualização.

A saúde está em constante atualização em mudança, seja pelo surgimento de novas regras ou mesmo pela criação de novos protocolos. Por isso, o profissional auditor deve estar sempre antenado com o que está acontecendo.

Uma ótima forma de colocar isso em prática é por meio de cursos complementares, oferecidos por instituições renomadas de saúde e por profissionais já consolidados no mercado.

A Carefy, empresa de tecnologia em saúde com plataforma de gestão de pacientes internados e auditoria em saúde, possui uma frente específica para isso: a Carefy Cursos!

Carefy cursos

A Carefy Cursos nasceu do propósito da empresa de tornar as instituições de saúde mais eficientes.

Hoje, já contamos com nosso primeiro curso: Auditoria em Contas Médicas, ministrado pela auditora Nicole Bonacolsi.

O curso aborda todos os princípios fundamentais para que um auditor de contas médicas realize seu trabalho de forma embasada, assertiva, prezando pelo bom funcionamento das instituições e pelo melhor do paciente.

Se você tem interesse em saber mais sobre o nosso curso, clique aqui e conheça o conteúdo programático e todas as informações que você precisa saber!

e-book auditoria concorrente