banner ebook auditoria em saúde

Sabemos que dúvidas podem surgir na hora de realizar cursos de pós-graduação em auditoria em saúde. Por isso, hoje vamos te ajudar no processo de escolha dos cursos de pós-graduação e porquê se tornar um profissional dessa área.

No texto de hoje você vai conferir:

Auditoria em saúde

A auditoria em saúde é um processo que visa conciliar a gestão da instituição de saúde com o atendimento realizado ao paciente e certificar que eles estão em conformidade com as normas regulatórias, leis, boas práticas e organização do serviço.  

Esse método busca garantir a qualidade no atendimento ao paciente, bem como, regular e padronizar tecnicamente os processos dos serviços oferecidos. Você pode conferir tudo sobre auditoria em saúde aqui.

Assim, inevitavelmente, essa busca por excelência trouxe à tona a necessidade de encontrar profissionais qualificados e capacitados para suprir as demandas do setor. 

Mas, o que levar em consideração na hora de escolher sua especialização em auditoria?

Por que se tornar um auditor em saúde

A auditoria traz uma visão mais abrangente, não só da assistência em enfermagem, mas da gestão, do processo de qualidade e todos outros processos envolvidos na auditoria. 

Ela não é somente auditoria de contas ou concorrente, é auditoria de processos, é qualidade, é a padronização do serviço e da assistência.  

Esta é uma área que vem sendo motivo de interesse entre os enfermeiros auditores e médicos auditores por um salário médio de cerca de R$3.700 e 8.343,73, respectivamente.

A importância do profissional auditor

Pós graduação auditoria em saúde

O profissional auditor é essencial para a gestão em saúde porque permite à instituição que sejam identificadas inconsistências no serviço prestado e sejam tomadas ações estratégicas para corrigir os erros.

Dessa forma, o auditor em saúde será o profissional presente no dia a dia conferindo o processo, o uso de insumos hospitalares e condutas da equipe assistencial. Ainda confere se tudo está de acordo com as normas, protocolos, leis, regulamentos e contratos entre instituições de saúde. 

A importância dos cursos na auditoria

Em resumo, são cursos de capacitação que permitem melhorar as habilidades de profissionais de auditoria e atualizar sobre normas, leis, contratos e outros pontos sensíveis da profissão. 

É sempre importante buscar instituições e empresas especializadas que sejam referência no assunto. 

Como escolher o curso de pós-graduação

Para escolher o curso de auditoria é importante conhecer um pouco sobre a sua área de interesse. Se ainda não tem as respostas, busque se aprofundar no tema, visando áreas pelas quais você tem mais afinidade.

Dessa forma, você garante que está fazendo um curso relacionado com o seu objetivo.

Uma dica é ter um pouco de contato com a prática, assim você descobre o que gosta e pode facilitar na hora da escolha do curso com base na sua grade curricular.

Outro ponto é avaliar se o curso, seja profissionalizante ou de pós-graduação é de uma instituição de ensino qualificada e reconhecida no mercado de trabalho.

Como escolher a instituição de ensino para pós-graduação

Na hora de escolher uma instituição é importante levar em consideração diversos fatores de acordo com a sua realidade. Por exemplo:

  1. Avalie a estrutura da instituição;
  2. Escolha a modalidade do curso, presencial ou EAD;
  3. Procure referência e depoimentos de outros alunos;
  4. Analise a grade curricular e compare com as expectativas;
  5. Procure por diferenciais que a instituição oferece;
  6. Veja se é uma instituição credenciada pelo MEC;
  7. Pondere o valor do curso;
  8. Procure outros curso, palestras, workshops já promovidos pela instituição.

Assim, elencando suas prioridades é possível se assegurar que o curso que escolher vai estar totalmente alinhado com as suas necessidades. 

A ABEA disponibiliza um pós em auditoria em saúde completa em OPME (Órteses, próteses e  materiais especiais) para que você se torne especialista na área e alavanque a sua carreira.

Você descobrirá como desenvolver competências para a compreensão de todo o processo que envolve a solicitação, pertinência e liberação de materiais de OPME.

Para conhecer mais sobre essa oportunidade de crescimento, clique aqui.

Cursos complementares

Uma das peculiaridades do profissional auditor é estar em constante atualização e capacitação. 

A pós-graduação possibilita ser um auditor em saúde, mas devido ao perfil do profissional auditor é importante realizar outros cursos com frequência que atuam de acordo com diversos cenários do mercado de trabalho. 

Por ser uma posição com o viés de gestão é necessário aprender outras habilidades na hora de desempenhar a função. 

Perfil do profissional de auditoria em saúde

pós graduação em auditoria em saúde

O profissional de auditoria, ao contrário do que pensa o imaginário comum, não é julgar e apontar culpados. O auditor tem como papel fundamental garantir que haja conformidade nos processos executados na instituição. 

Além disso, o auditor em saúde também é capacitado para orientar, ensinar, incentivar e propor medidas que melhorem e garantam qualidade nos serviços. 

Sendo assim, espera-se do profissional de auditoria as seguintes habilidades:.

1. Conhecer todos os processos da auditoria

Para atuar na auditoria é importante ter domínio sobre os processos da área, isso permite um  entendimento macro do que acontece na operação.

Além de possibilitar a atuação de forma assertiva na auditoria em saúde, conhecer o que acontece na sua operadora de plano de saúde permite identificar gargalos e falhas que podem ser evitados e pontos de melhoria para otimizar os processos.

e-book auditoria concorrente

2. Conhecer a fundo normas, leis, políticas de saúde, contratos e minutas

O conhecimento de como é regulado o setor é fundamental para atuar de forma legal e conforme as leis. Estudar com afinco o que é regulamentado pela ANS faz com que a sua instituição de saúde esteja dentro do que é exigido pelo setor.

Multas e complicações são evitadas ao seguir essas práticas.

3. Ter visão estratégica do mercado

Entender como o setor funciona, quais são as tendências que ele está seguindo, como a sua instituição se posiciona e quem são os principais competidores é fundamental para ser um profissional bem valorizado pelo mercado.

Dessa forma é possível agregar mais valor para a sua instituição de saúde e gerar resultados que alavanquem a sua carreira no setor da saúde.

4. Ter capacidade de planejamento e organização

Se organizar e planejar de forma pertinente a sua rotina e as tarefas que precisam ser realizadas aumenta a sua produtividade e capacidade de entregar ótimos resultados para a sua insituição de saúde.

Isso é muito bem visto pelo mercado, pois possibilita que você entregue o que foi pedido com excelência tanto em termos de quantidade como no aspecto de qualidade.

5. Ser ético, imparcial e responsável

Levando em consideração que a rotina do auditor em saúde que atua na área de contas médicas está relacionada com o direcionamento de recursos financeiros de instituições é de extrema importância a imparcialidade e a ética na tomada de decisão.

Pois isso impacta diretamente a saúde financeira das empresas envolvidas e a sua reputação como profissional.

6. Ter habilidades em oratória

Habilidades técnicas são importantes, mas você já parou para pensar o quanto é importante se comunicar de forma assertiva?

Sem a comunicação efetiva, uma conta pode ser auditada da maneira errada e um paciente pode ser direcionado a um tratamento que não é pertinente a sua condução clínica.

Por tanto é fundamental o desenvolvimento de habilidades de comunicação e oratória para lidar com a equipe de assistência da instituição e com os pacientes.

7. Ter habilidades em gestão e liderança

É essencial entender o impacto das suas ações como profissional que podem desencadear mudanças no sistema de saúde como um todo.

Ter protagonismo sobre a sua carreira e fazer o que é preciso sem as ordens do seu gestor em saúde também é importante para o bom funcionamento da operação.

8. Ser transparente e sigiloso

Levando em consideração a quantidade massiva de dados  sensíveis que as instituições de saúde lidam todos os dias, ser transparente e sigiloso é fundamental.

O vazamento de informações ou ações de forma maliciosa podem prejudicar a sua carreira.

Quem pode se especializar em auditoria em saúde?

Diferente do que muitos pensam, qualquer profissional graduado pode se tornar um auditor desde que a pessoa faça uma pós-graduação específica para a área de auditoria em saúde. 

Assim, não é uma profissão exclusiva de graduandos da área da saúde.

No entanto, é comum em instituições de saúde optarem por terem médicos ou enfermeiros auditores na equipe pela base assistencial. 

Diferenças entre enfermagem assistencial e auditoria

pós graduação auditoria em saúde

A carreira de auditor está muito mais conectada à gestão em saúde, tendo contato com normas, regulações, contratos, indicadores e etc. 

No entanto, são áreas complementares entre si, já que a enfermagem assistencial é uma parte importante e expressiva do processo da auditoria. 

É a experiência assistencial que vai te trazer a base para avaliar os protocolos, uso de insumos hospitalares, análise de prontuários e anotações de enfermagem, por exemplo.

Na prática, sempre é ressaltado que a enfermagem assistencial deve anotar exatamente todos os procedimentos realizados no paciente. 

Quanto mais detalhado melhor. Pode parecer óbvio que o motivo disso é a preservação tanto do trabalho do enfermeiro como a segurança do paciente. 

No entanto, essa prática também auxilia na auditoria em saúde. Isso porque o ponto principal para essa anotação minuciosa é garantir que todos os materiais, dispositivos e procedimentos estejam incluídos nessas anotações.

Desta forma são reduzidos os motivos de glosas e outras divergências que podem acontecer no fechamento da auditoria de contas hospitalares.

A auditoria na prática

Ao avaliar a conformidade nos processos de uma instituição de saúde, o profissional auditor consegue identificar problemas operacionais, na gestão, na estrutura de processo e sugerir mudanças. 

Dentre os benefícios visados pela prática de auditoria estão:

  • Melhora na assistência do paciente;
  • Eficiência na gestão como um todo;
  • Controle das informações de internações;
  • Aumento da transparência entre as partes;
  • Correção de falhas e ineficiências;
  • Identificação de fraudes e desvios;
  • Aperfeiçoamento de processos da instituição;
  • Redução de custos.

Além disso, o auditor em saúde possibilita tornar a relação entre os colaboradores e a cultura da empresa mais profissional e ética, pontuando assim a urgência desse profissional nas empresas que desejam permanecer competitivas no mercado. 

Esperamos que este texto tenha te ajudado a avaliar o que levar em consideração na hora de escolher sua pós-graduação em auditoria em saúde. Bons estudos!

Gostou do conteúdo?! Inscreva-se na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos sobre gestão em saúde.

indicadores de auditoria em saúde