Se você acompanha os conteúdos Carefy, sabe que a comunicação é a base para todo processo hospitalar e também para a sociedade, é um fator indispensável. Sendo assim, é preciso aprimorar tudo que envolve comunicação e meios comunicativos nas instituições de saúde.
Mesmo sendo um aspecto importante, muita das vezes o foco e os esforços acabam sendo direcionados para outras áreas, o que deixa a comunicação um pouco “esquecida”, tornando o processo ineficiente e demorado.
Neste sentido, um dos grupos que sofrem com a falta de comunicação é a equipe hospitalar.
Por exemplo, na auditoria em saúde a troca de informações de pacientes é muito importante, porém, o formato tradicional da auditoria torna o processo cheio de controvérsias, como a falhas no repasse de dados o que engloba a falta e a perda dessas informações.
É por isso que, no conteúdo de hoje, abordaremos formas de melhorar a comunicação entre a equipe hospitalar. Então, anote tudo e boa leitura!
O impacto da comunicação na equipe hospitalar
A comunicação, sendo base da equipe hospitalar, possui um papel no que tange à garantia de segurança dos pacientes e excelência na assistência médica.
No ambiente hospitalar, as informações precisas e oportunas são importantes para a tomada de decisões médicas, o acompanhamento adequado do estado dos pacientes e a coordenação de cuidados entre diferentes profissionais de saúde.
Uma comunicação eficaz permite que a equipe hospitalar compreenda as necessidades dos pacientes, compartilhe informações críticas sobre diagnósticos, tratamentos e históricos médicos, e evite erros ou omissões que possam prejudicar a saúde dos pacientes.
Além disso, a comunicação promove um ambiente de trabalho colaborativo e eficiente. Os membros da equipe hospitalar, que podem incluir médicos, enfermeiros auditores, terapeutas, farmacêuticos e muitos outros, precisam coordenar suas ações de maneira integrada para fornecer o melhor atendimento possível.
Uma comunicação clara e aberta contribui para o entendimento mútuo, a resolução de problemas e o apoio emocional entre colegas, criando uma cultura de segurança e cuidado centrado no paciente.
Portanto, a comunicação é a espinha dorsal que sustenta o funcionamento eficaz de equipes hospitalares e a qualidade do atendimento médico.
Formas de melhorar a comunicação entre e equipe hospitalar
O primeiro passo para melhorar a comunicação, é estabelecendo um sistema claro.
Defina protocolos de comunicação e documentação que sejam uniformes em todo o hospital e utilize um sistema de registro eletrônico de saúde para registrar informações de pacientes de forma acessível a todos os membros da equipe.
Além disso, o treinamento em comunicação também precisa ser colocado em prática. Forneça treinamento em habilidades de comunicação para toda a equipe, incluindo médicos, enfermeiros, terapeutas, destacando a importância de ouvir atentamente e fazer perguntas claras.
Realizar reuniões regulares de equipe para discutir casos, compartilhar informações e solucionar problemas também é vital, criando um ambiente onde todos se sintam à vontade para expressar preocupações.
A tecnologia pode ser uma aliada na melhoria da comunicação. Adote sistemas de comunicação interna, como mensagens eletrônicas, para comunicações rápidas, softwares como o Carefy e utilize dispositivos de comunicação, como celulares, para contatar membros da equipe quando necessário.
Definir papéis e responsabilidades claros, desenvolver listas de verificação (checklists) para procedimentos padrão e protocolos de segurança e comunicar informações críticas imediatamente são práticas que ajudam a evitar erros e garantir um atendimento eficaz.
Uma cultura de segurança também é essencial. Promova um ambiente onde os membros da equipe se sintam à vontade para relatar erros ou preocupações sem medo de retaliação. Além disso, forneça feedback construtivo sobre a comunicação e o desempenho da equipe e incentive a aprendizagem contínua e a melhoria.
Como o Carefy auxilia na comunicação?
O Carefy é um software de auditoria em saúde e gestão de pacientes internados que auxilia diversas instituições de saúde, incluindo operadoras de saúde, empresas de auditoria e hospitais. A ferramenta é completa no que tange auditoria e gestão, levando eficiência, redução de gastos desnecessários e qualidade aos serviços.
A comunicação é o foco da ferramenta, por exemplo, processos de envio de informações geralmente são demorados, pois envolve além do conferimento do que foi passado, o envio tradicional via e-mail é demorado.
Em um case de sucesso publicado no blog Carefy, a operadora SAMP teve um aumento de 137% na eficiência da instituição, levando o processo que demorava 2 a 3 dias para coleta de dados, 2 dias de transcrição e 2 dias de análise pela equipe interna, passou a ser feito em tempo real, economizando 7 dias de trabalho.
O Carefy, além de possuir o software desktop (computador) possui também um aplicativo mobile, que permite a comunicação rápida entre a equipe hospitalar e também a resolução de problemas com o prestador via consenso através dos chats especiais.
Em suma, o Carefy promove a comunicação eficaz e rápida entre a equipe hospitalar e também entre prestador e tomador, evitando gargalos que possam atrapalhar as atividades dos profissionais e transformando a instituição através da tecnologia.
Acesse o site Carefy, conheça mais de nossos serviços e marque uma demonstração gratuita com nossos especialistas!