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Todas as operadoras sabem que para serem efetivas no mercado, precisam traçar as melhores estratégias. Neste ponto, ter uma gestão eficiente, a criação e execução da estratégia não se torna um obstáculo. Mas sim um desafio que pode ser conquistado. Confira no texto de hoje 5 estratégia de Gestão em Serviços de Saúde.

Para ter sucesso na criação de estratégias de gestão em serviços em saúde, é considerável que a gestão se atente a alguns fundamentos estratégicos. Tais fundamentos possuem objetivo também de desenvolvimento profissional, já que um de seus tópicos é sobre liderança, e sabemos o quão uma liderança bem feita impacta na operadora. 

Evitar gastos desnecessários e ainda ter eficiência em suas atividades é o sonho de todas as operadoras, visto o alto custo do setor da saúde. No entanto, esta pode ser uma tarefa desafiadora. Confira a seguir como conseguir!

Gestão em serviços de saúde: conheça 5 fundamentos! 

Afinal, o que são estes fundamentos? Os fundamentos estão presentes no Manual da OPSS versão 2018. Mencionado, são importantes para o desenvolvimento de estratégias em saúde, servem como uma base para que gestores em conjunto com a equipe, consigam tomar os melhores caminhos sob determinada estratégia. 

No manual estão presentes 11 fundamentos, porém no conteúdo de hoje falaremos de 5. Em suma, são eles:

  • Visão sistêmica 
  • Liderança
  • Cultura da inovação 
  • Melhoria contínua  
  • Cuidado centrado ao paciente 

Visão sistêmica

Ter capacidade de olhar para o todo e conseguir enxergar suas particularidades, define a visão sistêmica. Este é um fundamento estratégico muito relevante, pois um gestor que consegue entender todas as áreas de sua operadora de saúde, consegue tomar melhores decisões quando é preciso. 

Por exemplo, um gestor que conhece todas as áreas da operadora, e que suas decisões terão impacto em todos os setores, não somente na diretoria. 

Ter visão sistêmica é entender em essência como funciona a empresa, e sabe que certas ações terão um impacto grande em todas as áreas

Liderança

Assim como falamos no início, os fundamentos também servem para o desenvolvimento profissional. Sendo assim, o profissional que assume postura de liderança, tende a levar a empresa pelo melhor caminho. 

A liderança é muito importante principalmente para os colaboradores, um líder ruim é responsável por resultados ruins, visto que ao não conseguir lidar com as exigências, acaba por não conseguir dar conta da demanda dos funcionários, fazendo assim com que os resultados possam até serem alcançados, mas não estarão no modelo esperado. 

Neste conteúdo abordamos 5 dicas de como melhorar sua liderança. Dê uma conferida!

Cultura da inovação 

Como é bom ouvir esta palavra “inovação”, no mundo globalizado é comum ouvir que precisamos ser inovadores e não se prender em algo. De certa forma isto está certo, pois a inovação traz novos olhares para a empresa e tendo um impacto positivo. 

Inovar mostra que sua empresa segue as tendências e segue como o mercado evolui. Aplicar inovação na tomada de decisão não para ser pensado e sim colocado em prática. 

Além disso, advertimos que operadoras de saúde, que não inovem em suas operações, tendem a ficarem obsoletas no mercado, perdendo competitividade e qualidade nos serviços

Melhoria contínua 

A busca pela melhoria é um dos pilares não somente para gestão de serviços em saúde, mas também da Carefy! É importante buscar sempre o melhor. Mesmo que isso signifique mudanças mais bruscas.

Aqui na Carefy costumamos dizer a frase “sempre dá para melhorar” mesmo que pareça já estar bom, é possível, sim, aprimorar ainda mais. No cenário estratégico, isto é extremamente relevante, pois apesar de parecer bom o possível desfecho do cenário, é possível buscar pela melhoria e aprimorar ainda mais o que já está bom. 

Cuidado centrado ao paciente 

O mais importante no que tange um serviço em saúde (seja de qualquer forma), cuidados centrados no paciente não é somente um mero detalhe, este, é um fundamento que impactará diretamente sua operadora. 

Hoje, se fala muito em humanização. Este conceito já está sendo aplicado em diversas áreas, na saúde esses cuidados precisam estar a todo momento. 

A Humanização se baseia no conceito do tratamento humano, não olhando para o paciente como uma doença a ser curada, mas sim como um ser racional que possui um contexto social em que ele está inserido. 

Ao entender melhor o paciente como pessoa, os profissionais conseguem criar estratégias de tratamento baseados no paciente, ou seja, ele se torna o centro do cuidado. Estas atitudes possuem desfecho positivo em seu quadro clínico e psicológico. 

Conclusão 

Ao analisar todos os fundamentos, percebemos a complexidade dos mesmos. De início parece ser algo simples, porém ao analisar ativamente, vemos ser preciso ser trabalho muitos fatores internos da empresa, para que as estratégias de gestão em serviços de saúde sejam feitas eficientemente.

Para te auxiliar, oferecemos o blog Carey, nele possuímos uma gama de conteúdos que irão auxiliar no seu desenvolvimento profissional, além de claro, aplicar os conhecimentos adquiridos ativamente em sua operadora de saúde. 
Além disso, também temos a newsletter Carefy, com conteúdos estratégicos semanalmente, diretamente em seu e-mail. É rápido e gratuito! Legal, né?

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