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Diversas são as competências fundamentais para se destacar como um gestor ou gestora de excelência principalmente no setor da saúde suplementar. No entanto, você sabe quais as características de um gestor de sucesso?

Além disso, você sabe quais delas você já possui bem desenvolvidas e quais necessitam de treino e melhoria? Descubra como no artigo a seguir:

1- Liderança

Um gestor de saúde está constantemente lidando com pessoas, logo é importante saber liderá-las.

É muito diferente do que pensam, liderar não é mandar.

O líder é aquele que orienta,  fornece recursos, tira obstáculos, incentiva e reconhece pessoas.

Para se tornar um bom líder busque se desenvolver constantemente, realizar escuta ativa com a sua equipe e manter um canal de comunicação aberto.

2- Perfil Analítico

características de um gestor de sucesso

Para gerir uma instituição de saúde é necessário possuir um perfil analítico, ou seja, tomar decisões com base em dados.

Analisar o contexto da operação em busca de compreender padrões, analisar os cenários  tendo como  referência estudos, números e estatísticas permite a tomada de ação mais assertiva.

Agir de forma racional com embasamento científico forte pode fazer você se destacar na gestão em saúde.

Pois nessa área você está lidando com diversas variáveis complexas que uma tomada de ação pode impactar nos resultados da operação e no cuidado prestado ao paciente.

3- Perfil inovador

Instituições de saúde enfrentam um cenário o qual é repleto de desafios e situações adversas.

Para lidar com esse ambiente é importante pensar fora da caixa, propor soluções inovadoras diferente do senso comum para resolver as demandas do setor.

Assim você se posiciona como um profissional de valor que está em busca de contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver essa habilidade de gestão é válido se expor a atividades que possam aumentar a sua criatividade e repertório além de incluir soluções das startups de saúde para preencher potenciais gargalos da operação

4- Comunicação

Como gestor de uma equipe você precisa se comunicar de forma assertiva, ou seja, garantir que a sua mensagem seja transmitida.

Para que isso aconteça, se comunique de forma simples, objetiva e clara.

Se atente a sua comunicação não verbal pois ela pode dizer mais do que as suas próprias palavras.

Realize contato visual e esteja aberto a escutar ativamente para que a comunicação ocorra de forma fluida e natural.

Para desenvolver essa habilidade é fundamental buscar por conhecimento em cursos e treinamentos e colocá-la em prática sempre que possível.

5- Empatia

Além de se comunicar de forma eficiente, é importante entender a situação de outras pessoas.

Desenvolver o senso de empatia é fundamental, levando em consideração que instituições de saúde lidam com a vida de outras pessoas, ter esse tato faz toda a diferença.

6- Adaptabilidade

As mudanças que a cada dia acontecem  no setor de saúde, te confortam ou te assustam?

Como um gestor de destaque, é indispensável desenvolver a capacidade de se adaptar a novos cenários.

Ter ‘’jogo de cintura’’ possibilita a resolução de problemas e crises que podem vir a ocorrer na gestão em saúde.

Estar aberto a mudanças e enxergá-las como uma oportunidade de aprendizado e crescimento pode ser o que faltava para você se destacar.

7-Proatividade

Proatividade para tomar iniciativas que proporcionem o bom funcionamento do setor de auditoria em saúde é uma característica muito valorizada na área.

Pois, ela parte da premissa de que, você não precisa de estímulos externos para tomar as atitudes que de fato precisam ser tomadas.

Isso é encarado com bons olhos pelos colegas de trabalho e até mesmo as pessoas em cargos superiores, que podem te guiar em busca de novos desafios ou oportunidades na carreira. 

8. Gestão de Riscos e Tomada de Decisões

Na gestão de saúde, a habilidade de gerenciar riscos é importante. O gestor deve identificar possíveis ameaças, como questões de segurança do paciente ou desafios financeiros, e avaliar sua probabilidade e impacto. 

Tomar decisões informadas em condições de incerteza, adaptando estratégias conforme necessário, é essencial.

Com uma comunicação transparente, o gestor fortalece a confiança nas equipes, promovendo uma cultura organizacional centrada na segurança e na abordagem proativa dos desafios.

Claro que essas são apenas 8 das muitas outras características de um gestor sucesso precisa ter para se consolidar como autoridade no mercado. 

Deixe nos comentários se você acredita que outras características devem ser incluídas nesse assunto e inscreva-se na nossa newsletter para receber semanalmente conteúdos estratégicos sobre gestão em saúde. 🙂

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