Gestores de instituições de saúde já familiarizados com a importância do planejamento em saúde e seus benefícios. Veja no texto a seguir como realizar um planejamento de impacto que traga resultados para sua empresa através da tecnologia.

O que é planejamento em saúde?

Planejamento em saúde é, por definição, o ato de planejar as ações em saúde de uma instituição.

O planejamento deriva da visão de como as coisas deveriam ser e traça caminhos para que isso se concretize e isso não difere na gestão em saúde.

Por exemplo: se uma instituição de saúde define que precisa reduzir a sua média de permanência, é necessário ocorrer o planejamento de ações e estratégias para a meta ser alcançada.

Assim, podemos definir que:

Planejamento em saúde é decidir com antecedência o que deve ser feito para mudar as atuais condições da instituição, seja ela uma operadora de saúde, uma clínica, hospital, ou de qualquer outra natureza.

Quando o planejamento em saúde deve ser feito?

Como dito, o planejamento é essencial quando existe a intenção de mudar alguma situação.

Entretanto, ele não deve ser utilizado apenas quando as instituições buscam mudanças drásticas e sim em todas as operações.

Por exemplo: é comum que cada um de nós, pessoalmente, façamos o planejamento de como gastaremos nosso salário, sem almejar nenhuma mudança de vida, apenas pelo ato de ter o controle sobre nossas finanças.

Da mesma forma, o planejamento pode ser aplicado nas instituições de saúde.

Qualquer instituição ou gestor de saúde que deseja ter o controle das operações e/ou situações deve e pode fazer um planejamento em saúde assertivo.

Como aplicar a metodologia do planejamento em saúde?

Apesar do planejamento ser aplicável para todas as operações de saúde, isso pode gerar certa confusão, né?

Logo, é essencial que o plano seja traçado coerentemente, considerando a realidade da instituição, a equipe de colaboradores e, principalmente, os objetivos que serão alcançados.

Confira algumas situações em que o planejamento pode auxiliar:

  • Na auditoria em saúde, tornando-a mais eficiente;
  • No aumento da eficiência da equipe;
  • Na redução de custos de determinada operação ou da operação como um todo;
  • Na redução de desperdícios de recursos ou equipe;
  • Entre outros.

A tecnologia como aliada do planejamento em saúde

A tecnologia consegue revolucionar inúmeros tipos de processos, sejam eles da área da saúde ou não. 

No planejamento em saúde, isso não é diferente. 

Por exemplo: sendo a auditoria essencial para todas as instituições de saúde, sem um planejamento em saúde estruturado, este processo pode apresentar inúmeros problemas.

Tais como as atividades médicas que causam inflação, desperdícios, a realocação incorreta de recursos durante as operações e a perda do potencial de competitividade da instituição.

Felizmente, a tecnologia tem o poder de ajudar muito nesse sentido, permitindo otimizar o processo de auditoria médica.

Utilizar ou não a tecnologia é uma decisão que fará grande diferença para o uso dos recursos de uma operadora de plano de saúde ou qualquer outra instituição.

Quer saber mais? A seguir, destacamos como a tecnologia pode ajudar nesse contexto. Vamos lá?

4 motivos para inserir a tecnologia no seu planejamento para 2022

Motivos de tecnologia para planejamento em saúde

Com a chegada de um novo ano, também vem a expectativa de aprimorar processos para melhorar seus resultados. 

A tecnologia pode ser uma poderosa aliada do seu processo de auditoria ao inseri-la em seu planejamento anual, bastando entender o papel dela e como utilizá-la.

Ainda não se convenceu do valor dessa decisão? Então, veja a seguir os principais benefícios de usar a tecnologia em auditorias como parte do seu planejamento em saúde.

1. Implementação de processos de ponta a ponta

Uma das falhas mais prejudiciais de qualquer planejamento é não considerar todas as pontas ao implementar seus processos. 

Isso faz com que exista um desalinhamento nas suas operações, essencialmente invalidando os seus esforços focados em eficiência.

Ao utilizar um software focado em otimizar os processos de uma operadora de plano de saúde, é possível garantir que exista um fluxo produtivo coerente do começo ao fim de cada atividade. 

Também é possível contar com uma ferramenta como essa para monitorar o desempenho dos envolvidos.

2. Interoperabilidade entre diferentes sistemas

Outro benefício de contar com a tecnologia ao incluir a auditoria em seu planejamento é a possibilidade de integrar esse sistema com os demais que você utiliza em suas operações. 

Afinal, é comum que a tecnologia já faça parte de alguma forma ou outra em seu dia a dia.

Dessa forma, você pode focar na interoperabilidade entre sistemas, ou seja, resgatar e enviar informações de outras plataformas para minimizar as chances de erros e identificar as melhores oportunidades de melhorias.

3. Tomada de decisão embasada em dados

Por fim, o trabalho com uma plataforma especializada em auditoria médica possibilita visualizar dados concretos e precisos sobre as suas operações para auxiliar na tomada de decisões embasadas neles. 

Isso significa ter uma base sólida para construir hipóteses e traçar estratégias com poucas chances de falhas.

Você poderá ter total visibilidade sobre as suas operações para identificar os melhores caminhos para seguir em seu planejamento. 

As chances de sucesso serão maiores já que as suas escolhas serão baseadas em fatos ao invés de opiniões.

4. Otimiza a prestação dos cuidados

A inserção da tecnologia no planejamento de saúde é essencial para otimizar a prestação de cuidados médicos e melhorar os resultados dos pacientes. 

A tecnologia oferece ferramentas avançadas de coleta e análise de dados, permitindo uma compreensão mais profunda das tendências de saúde da população e das necessidades individuais. 

Além disso, soluções tecnológicas como registros eletrônicos de saúde e sistemas de telemedicina agilizam a comunicação entre profissionais de saúde, aumentando a coordenação do atendimento e reduzindo erros médicos. 

A implementação adequada da tecnologia no planejamento de saúde resulta em maior eficiência, diagnósticos mais precisos e tratamentos personalizados, contribuindo significativamente para a qualidade geral do sistema de saúde.

Como a Carefy ajuda no processo de planejamento em saúde?

O Carefy é uma plataforma completa focada na otimização dos processos de auditoria em saúde. 

Por meio das suas funcionalidades, as operadoras de planos de saúde podem aproveitar benefícios como diminuição de custos, redução da média de permanência e aumentar a eficiência da equipe.

Assim, os levantamentos de usuários da Carefy já apontaram excelentes resultados a partir da integração dessa ferramenta no processo de auditoria e planejamento de saúde, como:

  • Redução de custos de até 13%;
  • Diminuição da média de permanência em até 40%;
  • Aumento da eficiência da equipe em até 137%;

Com a Carefy, também é possível analisar detalhadamente o desempenho da equipe para identificar pontos que exijam aprimoramento para melhorar a produtividade e a otimização dos processos.

 O resultado disso é um melhor uso dos seus recursos e decisões de maior qualidade em seu planejamento.

Como você viu, é fundamental contar com as ferramentas certas para otimizar o planejamento da sua operadora de plano de saúde. O segredo está em identificar pontos de atenção e aprender com os seus resultados.

Achou interessante a proposta da plataforma da Carefy? Então, acesse o site e agende uma reunião para conhecer todas as funcionalidades da ferramenta.

Banner Material Módulos da Carefy – 2