Case de sucesso UFENESP

A tecnologia proporcionou notáveis avanços para a área da saúde, seja por parte pública ou suplementar. Assim, tais avanços permitiram aprimorar novos meios de atendimento e cuidados assistenciais. 

Porém, apesar de a tecnologia ser uma realidade, ela não está acessível a todos. Isso se dá por vários fatores, como inflação médica e questões micro e macroeconômicas do país. Tais fatores podem gerar altos custos para o setor, resultando em menores lucros.  

As operadoras de saúde possuem muitos gastos com seus beneficiários, por exemplo. Um dos motivos é o atual modelo remuneratório presente no setor, o chamado fee for service, no qual a remuneração é com base na quantidade de procedimentos realizados, tais como medicamentos, cirurgias, etc. Aqui, não se leva em consideração a qualidade do atendimento. 

Neste modelo, as glosas hospitalares também são comuns, pois como a remuneração se baseia na quantidade, há a possibilidade de haver algum tratamento não acordado que foi realizado com o paciente, promovendo este tipo de problema e, consequentemente, gerando mais gastos para as operadoras de saúde. 

Mesmo com vários pontos nos mostrando que o cenário atual não está muito estável, ainda pode-se reduzir custos com o auxílio da tecnologia, seja implantado um novo software ou um equipamento físico. 

Neste artigo falaremos sobre como ter menor custo na saúde com auxílio da tecnologia. Boa leitura! 

Por que a tecnologia é aliada na redução de custos? 

Em meio a tantos problemas, pode ser difícil pensar que a tecnologia não será apenas mais uma conta, ao invés de uma aliada de redução de custo. Assim como todas as demais inovações, ela vem para suprir uma necessidade humana. 

No contexto do setor da saúde, ela auxilia profissionais a terem sucesso em suas atividades, atuando em diversos setores, como financeiro, administrativo, legal, etc. Desta maneira ela evita que recursos sejam desperdiçados. 

Benefícios podem ser: 

  • Redução de erros
  • Padronizar processos 
  • Tornar a gestão eficiente 
  • Gestão de contas médicas da operadora aprimorada
  • Integrar a comunicação 

Exemplos de tecnologias aplicadas

Internet das coisas 

Aparelhos conectados que conversam entre si, este é o conceito da IoT (Internet of Things em inglês). Esta tecnologia já é usada no dia a dia sem percebermos, por exemplo, em aparelhos conectados a televisão que com um comando de voz realiza determinada ação, tocando uma música ou iniciando um vídeo. 

Na saúde podemos tomar como exemplo a integração de comunicação, pois dispositivos conectados mantêm a comunicação como uma só, evitando problemas como ruídos de comunicação e também permitindo a rápida troca de mensagens. 

Inteligência artificial 

A internet está repleta de inteligência artificial (IA), o próprio Google é uma delas.

Já lhe ocorreu quando você pesquisa determinado produto, por exemplo, e logo após quando está navegando pelas redes sociais encontra uma promoção do mesmo produto que estava procurando?

Pois bem! A IA que compõe o Google entendeu o que estava procurando e buscou em seu banco de dados ofertas e promoções para a respectiva compra. 

Na saúde a inteligência artificial se manifesta através de softwares. Estes auxiliam os profissionais das operadoras de saúde na redução de erros, pois eles podem mostrar ao profissional alertas de possíveis problemas decorridos por tal ação. 

Também torna a gestão mais eficiente, por exemplo, com relatórios e gráficos personalizados. Dessa maneira, gestores realizam tomada de decisão mais assertiva.  

Ao fazer o uso de IA, é possível ter um panorama geral dos processos da operadora de saúde, analisando onde estão os erros e como melhorá-los. Neste artigo apresentamos quais são as tendências, os benefícios e os desafios éticos envolvendo a IA na saúde.

Machine learning

Traduzido como “Aprendizado de Máquina”, consiste em a própria máquina aprender e realizar certas ações sem a necessidade humana. Isso depende, é claro, de um grande número de dados para nutrir a máquina. 

O machine learning é muito usado em softwares para auxiliar desde pequenas ações até maiores, dependendo da complexidade de determinada ação.  

Na saúde, ela permite que profissionais consigam se dedicar a outras tarefas, reduzindo a ocorrência de erro humano. 

Como a tecnologia Carefy auxilia operadoras a terem menor custo na saúde

O software de gestão de internados da Carefy veio para ajudar as operadoras de saúde a serem mais eficientes em suas atividades, beneficiando tanto os profissionais quanto os pacientes. Além de proporcionar a redução de gastos desnecessários e, portanto, menor custo para a operadora. 

A ferramenta é composta por módulos assertivos para cada operação da operadora. 

São eles: 

  • Auditoria de contas
  • Auditoria concorrente
  • Home Care
  • Autorização de Guias 
  • Prorrogação 

Cada um deles oferece funções importantes, desde dados do paciente até relatórios personalizados. Assim, com o Carefy as operadoras conseguem acompanhar de forma eficaz toda a jornada do paciente, realizar auditoria concorrente assertiva, reduzir a média de permanência, aumentar a eficiência da equipe, dentre outros resultados palpáveis. 

Conheça mais de nossa ferramenta clicando aqui, onde você poderá também tirar dúvidas com nossos especialistas diretamente pelo chat!

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