e-book indicadores de internação

Você sabe o papel de um sistema de auditoria para a gestão de planos de saúde? Veja como ele é importante, como pode ser usado e seus benefícios práticos para a operação.

O que é um sistema de auditoria e qual a sua importância?

Um sistema de auditoria é desenvolvido para auxiliar profissionais relacionados ao processo de auditoria em saúde, como gestores em saúde e enfermeiros auditores a realizarem os processos diários pertinentes a essa área na instituição de saúde.

Se as contas e os pacientes do seu plano de saúde são auditados de forma manual, este processo pode ser potencializado com a utilização de tecnologia.

5 benefícios de um sistema de auditoria para a gestão de planos de saúde

Descubra o papel que essa ferramenta pode exercer dentro da gestão de um plano de saúde na prática.

Embasar decisões no seu plano de saúde

A transformação digital veio para minimizar os “eu acho” e aumentar os “eu sei que assim será mais eficiente”.

Com um sistema de auditoria é possível tomar decisões com base em dados, ou seja, a partir dos indicadores que o sistema gerar é possível entender de forma mais assertiva a situação do paciente.

Isso inclui acompanhar toda a sua jornada dentro da instituição de saúde, até o fechamento da conta, com todos tratamentos direcionados, dietas, medicamentos e procedimentos.

Assim como, é possível ter compilado em um só lugar todos os seus dados sensíveis para direcionar um atendimento mais assertivo, de forma que melhore a qualidade do cuidado prestado ao beneficiário e ainda, possibilite ainda uma diminuição do seu tempo de permanência na instituição.

Autorizar ou negar internações com maior assertividade

Além disso, com sistemas de auditoria é possível tornar o processo de autorização de guias de internação mais ágil e eficaz.

Isso é possível por meio de inovações aplicadas à área da saúde, como o uso da inteligência artificial.

Com a inteligência artificial do Carefy, você recebe sugestões sobre autorizar ou negar internações com análise preditiva dos dados

E, ainda, o Carefy conta com regras de negócio que embasam a tomada de decisão.

Assim é possível otimizar os recursos da sua instituição e realizar apenas tratamentos que são realmente necessários.

Otimizar processos de auditoria de contas médicas

O processo de auditoria de contas médicas é um processo diretamente ligado com a saúde financeira da sua instituição. 

Logo, pequenas melhorias nesse processo já podem impactar de forma gigantesca a sustentabilidade econômica financeira do seu negócio.

Nesse cenário, um sistema de auditoria se encaixa como um grande aliado para diminuir custos e aumentar a competitividade da sua instituição de saúde.

Com um sistema de auditoria de contas médicas é possível acessar o capeante digital do paciente e auditar a conta por lá.

Ainda, com um sistema de auditoria que engloba os módulos de auditoria beira leito e auditoria de contas médicas, é possível comparar a conta com o que foi feito no processo de auditoria concorrente.

Isso permite diminuir custos e gastos desnecessários.

Por fim, o profissional ainda tem acesso as contas auditadas e consegue monitorar em tempo real o processo, garantindo o ganho de eficiência em toda a operação.

Aumentar eficiência no processo de auditoria concorrente

Com um sistema de auditoria é possível potencializar os processos de auditoria concorrente e aumentar a quantidade contas auditadas por sua equipe

E além de aumentar a eficiência da equipe, é possível que o cuidado direcionado ao paciente seja mais assertivo e pertinente a sua condição clínica.

Assim é possível diminuir a média de permanência na instituição e assim, aumentar a margem de lucro da empresa.

Aumentar eficiência no processo de intercâmbio

Se a sua operadora de plano de saúde for uma cooperativa médica, um processo comumente realizado consiste no intercâmbio entre cooperativas.

Essa atividade demanda comunicação entre as instituições de saúde, para que o tratamento seja direcionado ao paciente.

Nesse cenário, é possível implementar melhorias na comunicação e potencializar os resultados do intercâmbio por meio do uso de tecnologias focadas no processo de auditoria.

O Carefy é um sistema completo de auditoria em saúde que permitiu que diversos gestores em saúde contribuíssem para a mudança no setor da saúde por meio da inovação.

Com o uso da plataforma Carefy, é possível alcançar:

  • Diminuição de custos em até 13%;
  • Aumento da eficiência da equipe em até 137%;
  • Diminuição da média de permanência em até 40%.

Isso proporciona sustentabilidade econômica financeira para o seu plano de saúde e ainda diferencial competitivo para os seus serviços e produtos próprios, por meio da inovação no processo de auditoria em saúde.
Quer saber mais sobre como o Carefy pode potencializar os resultados da sua operadora? Agende uma reunião com o nosso time de especialistas.

Banner Material Módulos da Carefy – 2